Campanha SOS Matriz

quarta-feira, 30 de novembro de 2011



A Paróquia  Nossa Senhora do Rosário recebe com alegria e carinho o Diácono William Luciano Pires, que ficará conosco por algum tempo. Seja bem vindo!

Creia: sua necessidade está sob os olhos do Senhor

Jesus nos diz: “O meu pai agora está trabalhando, e eu também estou trabalhando” (Jo 5,17)
Amados irmãos, Deus não está dormindo. Ele trabalha sempre e está em constante atividade. Ele vê e acompanha os nossos sofrimentos; nos ama e trabalha por nossa causa. Creia: sua necessidade está sob os olhos do Senhor. Nosso Pai e Jesus não cessam de trabalhar por nós.
Exponha-se diante d’Ele. Seja sua causa pessoal ou familiar, seja sua doença física ou espiritual, apresente-se agora para o Senhor. Nada pode impedir a ação de Deus em sua vida. Nada pode roubar sua alegria de ter alguém constantemente trabalhando por sua causa: Deus Pai e Nosso Senhor Jesus Cristo. Eles não terão descanso enquanto não nos derem o Reino dos Céus. Deus é por nós. Somos d’Ele e, por isso, sabemos que:
“Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio” (Rm 8,28)
Como num dia inteiro de trabalho, o Senhor age em nosso meio salvando nossas vidas, curando nossos corações, sarando nossos doentes, libertando nossos oprimidos e arrancando da opressão do maligno aqueles que se encontram nas trevas. Se abrirmos o coração e O deixarmos trabalhar em nosso interior veremos já aqui, nesta vida, os prodígios do Senhor.
Que o Todo-poderoso nos liberte de toda incredulidade e ação do mal que quer abalar nossa fé!
Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Neste nome há poder

Creio que para Deus tudo é possível

Creio que para Deus tudo é possível e que Ele se incumbe de transformar todas as situações em bem.
“Mostre-me, Senhor, Sua face. Venha depressa, escute o meu clamor e conceda-me a graça de viver da fé” (Salmo 102, 3). O inimigo tenta nos desanimar e investe noite e dia contra nossas vidas, mas nós devemos entregar tudo o que vivemos ao Senhor, porque somente n’Ele está a nossa vitória! As nações verão a glória de Deus. A Palavra nos garante:
“Pois o Senhor se inclinou do alto do seu santuário, dos céus olhou para a terra, para ouvir os gemidos dos cativos e libertar os condenados à morte” (Salmo 102, 20-21).
A oração precisa brotar do fundo do nosso coração, ainda que estejamos tristes, angustiados ou desesperados. Mesmo que constantemente você ouça que para o seu caso não há solução, não se esqueça de acreditar que tudo é possível ao Senhor; todo aquele que crê n’Ele não está desamparado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

É no coração que tudo se faz e desfaz

Quando temos a coragem de deixar Deus transformar o nosso coração, todas as coisas mudarão ao nosso derredor. Tudo começa no fundo do coração, onde tudo se faz e desfaz, sobretudo quando se trata de perdoar e dar perdão.
“Não está em nosso coração poder não mais sentir e  esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo transforma ferida em compaixão e purifica a memória, transfomando a ofensa em intercessão” (CIC 2843).
Vamos hoje abrir o coração para Jesus e deixá-Lo entrar?
Jesus, dá-nos hoje um novo coração capaz de amar e perdoar.
Obrigada, Jesus!

domingo, 27 de novembro de 2011

Ordenação Diaconal de William





A igreja católica festeja um momento de fé, emoção e entrega ao sacerdócio. Centenas de pessoas participaram da Ordenação Diaconal do Seminarista William, na cidade de São Domingos do Prata-MG. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Odilon Guimarães.
Nossa Paróquia, em nome do nosso Administrador Paroquial, parabeniza Willian pela sua ordenação. Que Deus fortaleça cada dia mais sua caminhada Sacerdotal.

Com a graça de Deus tudo podemos

Todos nós somos necessitados da graça de Deus e em todos os momentos, principalmente quando não sabemos como proceder nas situações, precisamos rezar: “Senhor, eu confio na vossa graça” (Sl 12).
Com a graça de Deus podemos tudo, mas sem ela a menor ação fica impossível realizarmos. “O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza” (Rm 8,26). Clamemos incessantemente o Espírito Santo em tudo o que formos fazer, das menores às maiores coisas, para que Ele nos conduza e nos fortaleça.
Vinde, Espírito Santo, e nos ilumina, porque sozinhos não somos capazes de uma boa ação.
Obrigada, Jesus, porque o Seu amor nos sustenta a cada momento.

sábado, 26 de novembro de 2011

Só em Deus encontramos a paz, a verdade e o amor

Somos muito fracos, inconstantes e pecadores, por isso não podemos perder a oportunidade de entregar a Deus toda e qualquer situação, até aquelas para as quais não acreditamos haver solução.
Enquanto não percebermos de onde vem a força de que precisamos, ficaremos nos debatendo, buscando soluções humanas, querendo vencer as situações por nós mesmos. É muito importante mergulharmos na misericórdia de Deus, mas, igualmente importante, é ajudar os outros a alcançar a mesma graça.
Seja qual for a situação em que vivemos, precisamos confiar: Deus é o nosso apoio e sustentáculo.
Quando aprendemos a obedecer à voz de Deus, temos a certeza de que o mundo pode desabar ao nosso redor, mas não deixaremos de acreditar que Jesus está no barco de nossa vida.
Ao mesmo tempo, sabemos que o Senhor nos dá forças para que continuemos caminhando e para que ajudemos tantas pessoas ao nosso lado que, como nós, necessitam encontrar a paz, o amor e o direcionamento!
“Ninguém tem maior amor do que aquele que se despoja da vida por aqueles a quem ama” (Jo 15,13)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Advento

ADVENTO




O tempo do Advento possui duas características : sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do filho de Deus entre os homens;


 

É também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de  Jesus Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o termo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa;


 
O tempo do Advento começa com as primeiras vésperas do domingo que cai no dia 30 de novembro ou no domingo que lhe cai mais próximo, terminando com a Solenidade do Natal do Senhor. Os domingos deste tempo são chamados Primeiro, segundo, terceiro e quarto domingo do advento.

Matriz de Alvinópolis passa por reforma

Banda Dominus Padre Fábio Ivete Sangalo - Não estou sozinho

O mistério do sofrimento

O sangue de Cristo, ao mesmo tempo que revela a grandeza do amor do Pai, manifesta também como o homem é precioso aos olhos de Deus e quão inestimável seja o valor de sua vida” (João Paulo II).
Paremos para refletir, neste dia, quantos não foram os momentos de dor em nossas vidas, nos quais pensamos: “Eu não vou suportar”, “Eu não mereço este sofrimento”, “Por que tenho de passar por isso?”, “O que fiz de errado?”, “Isso parece um castigo”…
Irmãos, que não sejamos “engolidos” pela atual mentalidade do mundo que se baseia no materialismo prático, na busca do prazer, do ter e no individualismo. As contradições, tribulações e constrangimentos pelos quais passamos em nossa vida são assumidos plenamente por Jesus:
“Sendo rico, fez-se pobre por vós, a fim de vos enriquecer pela pobreza” (II Cor 8,9)
No sofrimento, Jesus realiza plenamente o sentido da nossa existência, porque ninguém como Ele assumiu para si todas as nossas dores, salvando-nos para a vida eterna.
Descobrir o mistério do sofrimento é nos abrirmos para um bem maior: o dom de irmos até o outro, de vencermos nossos preconceitos e de amarmos e valorizarmos a vida!
O sofrimento é uma escola de santidade; é experimentar a misericórdia de Deus, a dignidade e a força salvífica oriundas d’Ele.
Jesus, eu confio em Vós!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ação de Graças

Quase todos os países do mundo comemoram um dia especial quando expressam sua alegria ou gratidão pela colheita. Uma das comemorações mais antigas é a dos judeus. Você pode ler, na Bíblia, sobre a Festa dos Tabernáculos (Levítico 23.39-41). Esta festa é comemorada no final de setembro ou no início de outubro. Deus mandou os judeus fazerem esta festa para lembrarem tudo de bom que Deus tinha feito por eles.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é um grande feriado. É sempre comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Foi comemorado pela primeira vez em 1621 quando um pequeno grupo de crentes (chamados puritanos) comemoraram sua sobrevivência. Eles tinham saído da Inglaterra porque lá era proibido cultuar a Deus livremente. Quando eles chegaram aos Estados Unidos em 1620, eles não tinham nada e quase morreram de fome e frio. Eram 102 pessoas. Morreram 56. Com a ajuda dos índios, os outros 56 conseguiram sobreviver durante o primeiro ano no novo país. Resolveram então dar graças a Deus através de uma festa que durou três dias.
Ao longo dos anos, isto se tornou uma tradição, e a data foi fixada em novembro pelo presidente dos Estados Unidos.
A mesma tradição existe no Canadá, onde o dia é comemorado na 2ª segunda-feira de outubro.
Os evangélicos em outros países do mundo adotaram este dia em seu calendário, porque eles também querem ter um dia especial para agradecer todas as bênçãos de Deus.
Algumas igrejas, aqui no Brasil, fazem um culto de gratidão durante o mês de novembro.

Força e Vitória




"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca."
Dom Hélder Câmara




Quem confia no amor de Deus, lança-se na esperança!


mensagem_110509 
Nós necessitamos ser simples e humildes, para compreendermos a vontade do Pai a nosso respeito e conhecer as riquezas do coração de Jesus Cristo. O próprio Filho de Deus, cheio do Espírito Santo, exulta:
”Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lucas 10,21b).
Nós precisamos nos despojar de nós mesmos e estar disponíveis para o Reino dos céus, pois Cristo quer contar conosco. Não tenhamos medo de vivermos numa total dependência de Deus esperando tudo d’Ele, porque jamais seremos decepcionados. Quem confia no amor de Deus, lança-se na esperança!
Nesta vida, passamos e passaremos pelas mais diversas situações e em todas elas não podemos perder Deus de vista; precisamos permanecer unidos ao Senhor, principalmente, quando não entendemos o que está acontecendo conosco. Na situação em que você se encontra, hoje, una-se a Jesus e espere n’Ele sem jamais perder a confiança na Misericórdia de Deus.
Este é o nosso Deus, esperamos n’Ele, até que nos salvou; este é o Senhor, n’Ele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvado” (Isaías 25,9).
Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Renovação da Liturgia Diária


A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, avisa a todos os interessados em renovarem ou fazerem a assinatura da Liturgia Diária Deus Conosco, para o ano de 2012, a estarem procurando a Secretaria Paroquial ou ligarem para Mirtes, através do telefone 3855-1299.

A resposta de Deus


Pastorais

Afinal, o que é Pastoral?

Objetivo geral - evangelizar, anunciar o reino de Deus

Objetivo específico - união das pastorais, sinal do reino de Deus

Pastoral vem da palavra pastor. Quando falamos em pastor lembramos-nos de rebanho, campo, cuidados com a realidade. Logo, Pastoral da Igreja significa um olhar especial da nossa Igreja em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pastoral não se resume em um grupo de pessoas, mas é a ação desenvolvida em favor da vida plena.
Pastoral é uma ação transformadora voltada para o trabalho da Igreja missionária, atividades comunitárias e sociais, ensinando e aprendendo os valores cristãos.
Quem serve nas pastorais é chamado de Agente de Pastoral, que regularmente participa de cursos e encontros de formação, para que possa trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que fazem e da correta finalidade do seu trabalho.
Cada pastoral tem uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos somos importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos. Todos nós estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão no Cristo ressuscitado. Todos nós somos importantes.

Pastoral da Juventude

Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude de CNBB. Por isso, é comprometida em com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base.

OBJETIVOS
1 – A missão é dar vida e sentido para a Pastoral da Juventude. É o eixo determinante. É o agir concreto de jovens que participam da comunidade eclesial e dão testemunho de sua fé, inspirados na pessoa de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.
2 – A PJ, como parte da Igreja Latino-americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens , afim de que eles sejam comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania além de serem capazes de denunciar profeticamente as estruturas e situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da vida.
3 – Descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que os jovens vivem. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR .

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito jovem, doação, comprometimento sócio-religioso, criatividade , perseverança e alegria

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ministros da Eucaristia

O ministro extraordinário da comunhão é um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

OBJETIVOS E FUNÇÕES
São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
  • distribuição da comunhão na missa.
  • distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
  • administração do viático.
  • exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo)
  • incentivar a devoção ao Santíssimo Sacramento por uma vida digna e de oração.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito de doação e de oração, sensibilidade, disponibilidade, alegria, humildade e simplicidade, testemunho e conduta digna.

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.

OBJETIVOS


  • Atuação na base eclesial
  • Irradiar a vida cristã
  • Promoção humana e assistência social
  • Espiritualização da Comunidade
  • Evangelização
  • Pastoral Vocacional
  • Colaboração nas atividades Paroquiais.


Compromisso dos membros

  • Oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico).
  • Intensa vida sacramental, sobretudo eucarística.
  • Devoção intensa ao Espírito Santo.
  • Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
  • Devoção especial a Maria Santíssima.
  • Vontade de sentir com a Igreja.
  • Oração perseverante.
  • Compromisso com a formação dos zeladores(as) através de encontros mensais, retiros, tardes de formação, palestras
  • Co-responsabilidade na salvação do mundo
  • Unir oração e ação.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito de oração, sensibilidade, humildade, alegria, perseverança , disponibilidade e serviço.

Pastoral da Criança

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

MISSÃO
Nas comunidades acompanhadas, os líderes da Pastoral da Criança colocam em prática e ensinam às famílias um conjunto de ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica, voltadas tanto para a sobrevivência e o desenvolvimento integral da criança como para a melhoria da qualidade de vida das famílias e das comunidades.

Habilidade de seus membros
Carinho, espírito de doação e caridade, perseverança, ternura, diálogo , conhecimento , disponibilidade e alegria.

Pastoral Familiar

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja.

OBJETIVOS
Os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.

HABILIDADES
Postura ética e Cristã, disponibilidade, diálogo e acolhimento. Os agentes da Pastoral Familiar se propõe a defender e a promover três colunas vitais:
• a dignidade da pessoa humana;
• o sacramento do matrimônio e
• a inviolabilidade da vida e da família.

sábado, 19 de novembro de 2011

O melhor remédio encontramos em Deus


Confie…
As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus..
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

Assembléia Paroquial

No dia 19 de novembro realizou-se na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Alvinópolis, a Assembléia Paroquial, com o objetivo de avaliar a caminhada Pastoral do ano de 2011 revendo as metas e prioridades que deverão ser trabalhadas no ano de 2012.
Às 09:00h. Pe. Efferson fez a abertura rezando a Santa Missa.
 Em seguida, as comunidades fizeram o relato da caminhada durante o ano e apresentaram sugestões para o ano de 2012.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CARTILHA INFORMATIVA SOBRE O DÍZIMO

 

TEMA: QUATRO MOTIVOS PARA VOCÊ CONTRIBUIR COM O DÍZIMO 



1. O Dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a Deus. Contribuir com o dízimo é reconhecer que tudo o que somos e o que temos tem um único dono: Deus. Tudo pertence a Ele. Nós apenas o administramos. Contribuir com o dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá. É uma atitude de amor que só brota do coração de quem é grato a Deus.

2. O Dízimo é bíblico. Contribuir com o dízimo é cumprir o preceito bíblico que manda viver o amor, sendo grato a Deus e generoso com os irmãos. Não foi a Igreja que inventou o dízimo. Ele nasceu como resposta do homem e da mulher à bondade e misericórdia de Deus.

3. O Dízimo é um ato de fé e de amor e nos aproxima de Deus. O dízimo é entrega não só de dinheiro ou de bens, e sim da própria vida, com suas alegrias e tristezas, decepções e esperanças, derrotas e vitórias. O dízimo se torna, deste modo, um ato de Amor: agrada a Deus, nos aproxima de Deus, é para nós fonte de bênçãos.

4. O Dízimo é partilha que vence o egoísmo. Contribuir com o dízimo é abrir o coração e a vida, partilhando livremente, sem coação ou obrigação, mas com alegria, o que se tem, mesmo quando se tem pouco. Só quem é generoso dá o dízimo. O egoísta, por enxergar apenas a si mesmo, não conhece o valor e a alegria da partilha.


TORNE-SE UM DIZIMISTA E FAÇA PARTE DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

AQUI CELEBRAMOS NOSSA FÉ E CRESCEMOS COMO IRMÃOS


ORAÇÃO DO DIZIMISTA


Recebei Senhor, nossa oferta!
Pois quem ama, partilha com generosidade e alegria.
Não é uma simples contribuição porque dela não necessitas.
Esta importância Senhor!
Representa nossa gratidão, reconhecimento, amor e participação na vida da comunidade.
Amém.












                                                                                                                                                 

 

Programa Toque de Deus




Acompanhe o programa Toque de Deus com o Pe. Efferson de segunda-feira a sexta-feira através da rádio Alvimont FM - 87,9

Segunda-feira: 08 hs
Terça-feira: 09:hs
Quarta-feira a sexta-feira: 08hs

Ordenação Diaconal de Willian

Ordenação diaconal no próximo dia 26 de novembro, em São Domingos do Prata do seminarista Willian, marque já a sua passagem na casa paroquial e não deixe de apresentar o documento de identidade; a passagem  custa apenas R$ 12,00.
Telefone: 31-3855-1299 - falar com Mirtes

Amada equipe da barraquinha







Reforma da Igreja Matriz



A Igreja Matriz de Alvinópolis, está passando por grande reforma, a todos que desejarem ajudar
é só  efetuar o depósito na conta corrente de Nº 6951-5 da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no banco do Brasil - agência 1429-X ou ligar para o telefone: 31-3855-1299.
Una-se àqueles que trabalham pela preservação deste nosso, quase bicentenário, patrimônio histórico

Una-se àqueles que trabalham pela preservação deste nosso, quase bicentenário, patrimônio histórico.
      
Una-se àqueles que trabalham pela preservação deste nosso, quase bicentenário, patrimônio histórico.
       
Una-se àqueles que trabalham pela preservação deste nosso, quase bicentenário, patrimônio histórico.
Una-se àqueles que trabalham pela preservação deste nosso, quase bicentenário, patrimônio histórico.
Una-sico.