Campanha SOS Matriz

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A CURA PARA FÉ FRIA ESTÁ NA EUCARISTIA



Muitas pessoas se esfriaram na fé, principalmente porque enfrentaram falsas religiões ou buscaram métodos de cura e libertação em filosofias, crenças e práticas não cristãs. Esses métodos levam as pessoas a se voltarem para si mesmas, o que acaba atingindo a sua fé.
As pessoas tornam-se vítimas da incredulidade. Tudo se reduz ao nível simplesmente humano, e, sem perceber, a fé se anula. Surgem as justificativas para a pouca oração, para não participar da Eucaristia. A morte da fé vai acontecendo de maneira muito “nobre e diplomática”.
A cura para todos esses males está na Eucaristia. Os nossos olhos também se abrirão e reconheceremos Jesus, “ao partir do pão”. Não precisará que Ele esteja visível diante de nós. Ele permanecerá oculto na Eucaristia, e a venda dos nossos olhos cairá

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Segundo dia do Cerco de Jericó






Foi lindo e repleto de emoção o segundo dia do Cerco de Jericó, centenas de pessoas visitaram o Santíssimo durante toda a noite e todo o dia. A noite foi abençoada e abençoada! A missa celebrada pelo Padre Fernando, reuniu mais uma fez centenas de fiéis.
Que neste Cerco nós consigamos derrubar as muralhas que muitas vezes não nos deixa ver Jesus.
Jesus quebre todas as muralhas que impedem a obra de Deus em nossas vidas. Senhor entregamos nossas vidas a Ti, para que haja um novo Pentecostes em nós e acreditamos em Tua vitória que também é nossa.

Missa de abertura do Cerco de Jericó


Aconteceu neste domingo, a abertura do Cerco de Jericó na nossa Paróquia. Ela aconteceu com a missa às 19h30min, em seguida   o Santíssimo seguiu até a Capela de São Vicente  onde ficará exposto para adoração ininterrupta por 7 dias. Não deixe de passar por lá e fazer sua oração. São bênçãos sobre bênçãos.


FUJA DAS INQUIETAÇÕES DO CORAÇÃO

Se perdermos a paz do coração, deveremos fazer tudo para recuperá-la.
É importante sabermos que, por disposição do nosso Pai e Criador, nenhum acontecimento deste mundo é razão para que percamos ou turbemos a paz do nosso coração.
Sabendo que Deus Pai está conosco, atravessemos todas as tribulações com paz no coração e suportemos, com a alma tranquila, todas as amarguras e contrariedades desta vida, oferecendo-as para a nossa conversão e a do mundo inteiro.
Por isso, quando percebermos que alguma coisa começa a nos inquietar e a tirar a nossa paz, não demoremos em tomar a arma da oração para nossa defesa. Uma garantia que temos contra as inquietações do coração é manter sempre a mente elevada às coisas de Deus, às coisas do Alto, adorando-O, participando da Celebração Eucarística e praticando o bem.
Peçamos, hoje, a Jesus, que nos conceda a graça de sermos homens e mulheres de paz e cheios de Seu Santo Espírito.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Você é uma pessoa autêntica?

200-1803Somente a verdade faz de nós homens e mulheres verdadeiramente livres.
O nosso coração está sempre em busca da verdade, por isso precisamos ter a coragem de nos questionar, de nos colocar à escuta e de procurar respostas para sermos filhos autênticos de Deus, que não precisam viver de fantasias nem ostentar mentiras para ser o que são.
Para ser alguém, não precisamos mostrar para as pessoas o que não somos; ao contrário, como diz Santa Catarina de Sena: “Se fordes o que deves ser, colocareis fogo no mundo”. Jesus nos convida à autenticidade de vida, assim como João Batista que viveu para preparar o caminho do Senhor e soube desaparecer na hora certa, para aparecer aquele que Ele apresentou: Jesus.
Veja que lindo o elogio que o próprio Jesus tece a respeito de João Batista, porque via que ele era um homem autêntico, que não precisava de roupas finas  nem de palácios para construir sua imagem: “De todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista” (Mt 11,11a). Jesus, ensina-nos a viver com autenticidade a nossa vida.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Receba nossas boas-vindas Seminarista Walisson


Toda a Paróquia com muita felicidade acolhe o novo seminarista Walisson.
Esperamos que seus trabalhos aqui possam render muitos frutos. Desejamos que você seja muito bem-vindo a nossa Paróquia. É uma honra para todos nós tê-lo conosco nesta caminhada na construção do reino de Cristo. O trabalho é árduo, porém, a missão é nobre. Conte sempre com nossa ajuda e nossas orações.

Reunião do Conselho Pastoral Paroquial - CPP


Reuniu-se no Salão Paroquial o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), com presença das comunidades, pastorais e movimentos pertencentes a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde foram esclarecidas dúvidas e direcionados os trabalhos para o ano de 2.012.

A FÉ EM DEUS É ARMA DA VITÓRIA

Quem tem Deus tem tudo. Na vida, nós vencemos todas as batalhas com a força de Deus. “Não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória” (I Sm 17,47), mas quando depositamos toda a nossa confiança no poder do Altíssimo.
Aprendamos a confiar em Deus Pai e a contar com Ele em todos os momentos porque é do Senhor que vem o que nós esperamos e necessitamos.
“O Senhor é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés” (Sl 143).
Obrigado, Senhor, porque és a nossa força e estás sempre ao nosso lado nos protegendo, do nascer ao pôr do sol!
Jesus, eu confio em Vós!

O que na sua vida precisa ser mudado?

luziag_200409No ponto em que chegou a nossa vida, precisamos pedir a Deus a graça de nascermos de novo, como Jesus disse a Nicodemos: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3,7b).
Jamais podemos estagnar no nosso processo de formação e de transformação. Não podemos nos contentar com o que já galgamos, porque ainda não alcançamos a meta final: o céu. Na nossa vida sempre há algo a ser melhorado, porque somos pessoas que permanentemente estão num processo de formação e de transformação. Muitas pessoas sentem-se prontas, mas um conselho que lhe dou é este: pergunte às pessoas com as quais você convive o que em você precisa de mudança, e com certeza  elas trarão à tona muitas coisas.
Supliquemos ao Senhor que nos conceda a graça de sermos cheios do Espírito Santo constantemente, para que a semelhança de Deus cresça em nós.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

I Cerco de Jericó em nossa Paróquia



Neste domingo, 29, tem início o Cerco de Jericó, na Capela São Vicente. O mesmo terá início neste domingo e segue até o dia 05 de fevereiro com realização de missas diárias.
Organizado pela Paróquia de Alvinópolis, o objetivo do Cerco é derrubar as muralhas que impedem as famílias, as pessoas e a nossa cidade de experimentar o verdadeiro amor, por meio da adoração ao Santíssimo Sacramento, meditação do Rosário e leitura orante da Palavra, rezando pelas famílias e por todas as intenções particulares. 

As missas serão celebradas às 19hs30min na Capela São Vicente.
Todos são convidados!

O AMOR NADA FAZ INCONVENIENTE

luzia_090309O amor nada faz inconveniente, nem procura o próprio interesse. Isso é conversão! E conversão não se dá nas grandes coisas, mas nas pequeninas, pois é um exercício para a vida toda.
“Converter-se significa converter-se ao amor”.
A razão de ser de nossa existência é amar a Deus com um empenho total e nos relacionar com nossos irmãos com uma atitude de amor inspirada no amor do próprio Deus. “Com efeito, quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I João4,20b). Aos olhos de Deus, nosso amor por Ele é mera ilusão se não for uma participação sem Seu amor e não se exprimir no serviço aos homens.
Como vemos, a primeira conversão é fácil, mas difícil é a conversão do não buscar o próprio interesse. Renunciar pelo bem do outro àquilo que gostaria de possuir para si mesmo.
Jesus, eu confio em Vós!

A FÉ AMPLIA E PURIFICA A NOSSA VISÃO


Nós precisamos aprender a cada dia a fazer uma leitura dos acontecimentos da vida à luz da fé para extrairmos o melhor e não pararmos no negativo. Nada pode se antepor à nossa fé, nem as situações mais desencontradas.
É interessante perceber como o Evangelho narra a história da cananeia que tinha uma filha atormentada por um espírito do mal;  ela vai atrás de Jesus e suplica insistentemente ao Senhor que tenha piedade dela, e o mais belo é que a sua insistência arranca do Senhor um elogio e alcança a graça: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15, 28).
A fé nos faz prosseguir na caminhada mesmo quando tudo aparentemente parece insolúvel.
Façamos hoje atos de fé e não permitamos que em nenhum momento o desânimo e a incredulidade tomem conta do nosso coração.
Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé.
Jesus, eu confio em Vós!

Os Cinco Mandamentos da Igreja

Imagem de Destaque

Obrigações que todo católico tem de cumprir
Uma coisa que muitos católicos não sabem – e por isso não cumprem – é que existem os "Cinco Mandamentos da Igreja", além dos Dez Mandamentos conhecidos. Eles não foram revogados pela Igreja com o novo Catecismo de João Paulo II (1992). É preciso entender que mandamento é algo obrigatório para todos os católicos, diferente de recomendações, conselhos, entre outros.
Cristo deu poderes à Sua Igreja a fim de estabelecer normas para a salvação da humanidade. Ele disse aos Apóstolos: "Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita Aquele que me enviou" (Lc 10,16). E prossegue: “Em verdade, tudo o que ligardes sobre a terra, será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra, será também desligado no céu.” (Mt 18,18)
Então, a Igreja legisla com o "poder de Cristo", e quem não a obedece, não obedece a Cristo, e conseqüentemente a Deus Pai.
De modo que para a salvação do povo de Deus, a Igreja estabeleceu cinco obrigações que todo católico tem de cumprir, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica (CIC). Este ensina: "Os mandamentos da Igreja situam-se nesta linha de uma vida moral ligada à vida litúrgica e que dela se alimenta. O caráter obrigatório dessas leis positivas promulgadas pelas autoridades pastorais tem como fim garantir aos fiéis o mínimo indispensável no espírito de oração e no esforço moral, no crescimento do amor de Deus e do próximo." (§2041)
Note que o Catecismo diz que isso é o "mínimo indispensável" para o crescimento na vida espiritual dos fiéis. Podemos e devemos fazer muito mais, pois isso é apenas o mínimo obrigado pela Igreja. Ela sabe que, como Mãe, tem filhos de todos os tipos e condições, portanto, fixa, sabiamente, apenas o mínimo necessário, deixando que cada um, conforme a sua realidade, faça mais. E devemos fazer mais.
1º – Primeiro mandamento da Igreja: "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042).
Os Dias Santos – com obrigação de participar da missa, são esses, conforme o Catecismo: “Devem ser guardados [além dos domingos] o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo), e por fim, de Todos os Santos (domingo)” (CDC, cân. 1246,1; n. 2043 após nota 252) (§2177).
2º - Segundo mandamento: "Confessar-se ao menos uma vez por ano".
Assegura a preparação para a Eucaristia pela recepção do Sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo (CDC, cân. 989). É claro que é pouco se confessar uma vez ao ano, seria bom que cada um se confessasse ao menos uma vez por mês, pois fica mais fácil de se recordar dos pecados e de ter a graça para vencê-los.
3º - Terceiro mandamento: "Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição" (O período pascal vai da Páscoa até festa da Ascenção) e garante um mínimo na recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia cristã (CDC, cân. 920).
Também é muito pouco comungar ao menos uma vez ao ano. A Igreja recomenda (não obriga) a comunhão diária.
4º - Quarto mandamento: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja" (No Brasil isso deve ser feito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa). Este jejum consiste em um leve café da manhã, um almoço leve e um lanche também leve à tarde, sem mais nada no meio do dia, nem o cafezinho. Quem desejar, pode fazer um jejum mais rigoroso; o obrigatório é o mínimo. Os que já tem mais de sessenta anos estão dispensados da obrigatoriedade, mas podem fazê-lo se desejarem.
Diz o Catecismo que o jejum "Determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração (CDC, cân. 882)".
5º - Quinto mandamento: "Ajudar a Igreja em suas necessidades"
Recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222). Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7). Esta ajuda às necessidades da Igreja pode ser dada uma parte na paróquia e em outras obras da Igreja.
Nota: Conforme preceitua o Código de Direito Canônico, as Conferências Episcopais de cada país podem estabelecer outros preceitos eclesiásticos para o seu território (CDC, cân. 455) (§2043).
Demos graças a Deus pela Santa Mãe Igreja que nos guia. O Papa Paulo VI disse que "quem não ama a Igreja não ama Jesus Cristo".

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COMO ESTÁ SUA VIDA ?

Início de ano é um período especial para revermos a nossa vida. Por causa da correria do dia a dia, nem sempre prestamos atenção em nós mesmos. Quando nos damos conta, sentimos os sintomas de algo que não está bem em nós e que não somos capazes de dizer o que está acontecendo conosco.
É hora de parar um pouco e perguntar-se: Como está a minha vida? Quais são os sentimentos que constantemente estão no meu coração? Eu tenho andado alegre ou triste? O que está me inquietando? O que tem ocupado o meu tempo e o centro da minha vida? Eu estou feliz?
São muitas as perguntas que você pode fazer-se ao longo deste dia, à luz do Espírito Santo.
Eu convido você hoje a rezar incessantemente; a pedir ao Senhor Jesus que realize uma grande mudança na sua vida, na sua família, nos seus relacionamentos, no seu matrimônio, na sua vida profissional, na sua vida afetiva, na sua saúde…
Sos não somos capazes de ter uma vida de qualidade e abundante, mas o próprio Jesus nos dá hoje a oportunidade de começarmos tudo de novo, não sozinhos, mas com Ele.
Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10b).
Jesus, eu confio em Vós!

A VIDA NOVA COMEÇA DENTRO DE VOCE


Hoje você precisa optar por uma vida nova, e é por Jesus que essa decisão deve ser tomada a cada dia. Por amor a Ele é que devemos assumir essa condição em nossa vida.
O Senhor nos fala, com a ajuda de parábolas, como é que o Reino de Deus se instaura em nosso coração. E o nosso coração deve estar preparado para recebê-Lo, pois só um coração fértil será capaz de semear o que Ele nos oferece, sem deixar que o inimigo semeie algo ruim dentro dele.
Por isso, eu lhe pergunto: Qual semente está sendo plantada hoje no seu coração? Será que da forma que foi plantada, ela dará frutos ou hoje você tem semeado em terra infértil? Muitas vezes, no meio da boa plantação surge o joio, que quer ocupar nosso coração com coisas ruins, pois assim não restará espaço para as coisas, das quais nossa vida realmente necessita.
Infelizmente, acabamos deixando que o joio tome nosso coração e, diante do desespero, buscamos refúgio em soluções que não são a vontade de Deus.
Mas o Altíssimo tem o tempo para tudo, inclusive para retirar as coisas ruins de nosso coração. Não queira ser como o ceifador da parábola do “joio e o trigo”, pois decisões baseadas na sua vontade podem levá-lo a consequências ainda piores.
Abra-se à vontade de Deus, permita que Ele trabalhe no seu coração e lhe mostre a direção a seguir hoje. Só Ele é capaz de saber o que retirar e a melhor forma de fazer isso, pois, muitas vezes, ao tentar arrancar o joio você pode se arriscar a tirar o trigo.
Essa é a realidade de todo coração no qual a semente de Deus é plantada. Dentro de nós existem tanto o joio como o trigo, e não cabe a nós, tomados pela autossuficiência, arriscar a fecundidade da semente de Deus fazendo a nossa vontade.
Cada um de nós precisa deixar o Reino de Deus crescer dentro de nós, porém, é mais fácil apontar os erros e a miséria do nosso irmão. Apontar para nós mesmos e aceitar nossas fraquezas é uma tarefa muito maior, pois mais do que conhecer o próximo, nosso maior desafio é conhecer a nós mesmos.
A batalha pela santificação não é fácil, pois, ao iniciá-la, vamos nos deparar com a nossa verdadeira cruz. E a maior prova de que você assumiu o seu "eu cristão" não se dá pela aprovação de outras pessoas, mas sim por seus atos. Atos esses que devem ser fundamentais na conversão da sua vida.
Não somos capacitados por Deus para julgar, mas sim para aceitá-Lo em nossa vida e, a partir daí, ser melhores fazendo a diferença na vida do nosso irmão.
Você é responsável pelas suas escolhas, inclusive as suas amizades. Hoje, quantos amigos o convidam para experimentar o amor de Deus? Escolha-O, mesmo nas coisas mais simples da sua vida.
Dê o primeiro passo, escolha o bem, pois essa deve ser a sua luta. O bem pode ser feito de inúmeras formas, mas ainda não estamos prontos para isso, por essa razão devemos pedir todos os dias a ação do Espírito Santo para que sejamos canais da graça na vida do próximo e recebamos as graças de que necessitamos para ser transformados.
Ricardo de Sá

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BASTA-TE A GRAÇA DE DEUS



Precisamos da graça de Deus em tudo na vida. Santa Teresa d’Ávila, com muita propriedade, concluiu ao longo da sua vida que: “A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta”!Há situações na nossa vida que tentamos resolver e superar as dificuldades com as nossas forças, mas sem grandes resultados. A partir do momento em que, corajosamente, as colocamos sob a luz de Cristo e, pedimos o Seu auxílio, a solução surge, a ponto de nos surpreender.Dirijamos hoje ao Nosso Senhor a nossa oração confiantemente: “Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! (Sl 70).Jesus, eu confio em Vós!

 

EU CREIO , SENHOR , MAS AUMENTAI MINHA FÉ



Todos os dias, sobre o altar, Jesus renova Seu sacrifício por causa da nossa pobreza, porque somos ainda pouco santos e muito pecadores.
Jesus, em cada celebração da Santa Missa, se apresenta a nós com as mãos e pés chagados e nos diz: “Toquem minhas mãos, toquem meus pés”; da mesma forma fez quando apareceu a Tomé, que não acreditava na ressurreição d'Ele. Jesus chegou mostrando-lhe Suas chagas e dizendo: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo” (Jo 20,27).
Depois dessas palavras, Tomé caiu de joelhos diante de Jesus. Olhando para as chagas de Suas mãos e do Seu lado, disse ao Senhor: “Meu Senhor e meu Deus!”. Jesus acrescentou: “Creste porque me viste. Bem-aventurados os que não viram e creram!” (Jo 20,29).
Isso se refere a nós. Aí está nossa bem-aventurança. Por isso, precisamos professar: “Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé!”.
Monsenhor Jonas Abib

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

AME , PERDOE E SEJA MISERICORDIOSO!

mensagem_211210Empenhemo-nos, a partir de hoje, em viver o amor incansavelmente, para que haja cada vez mais respeito à dignidade das pessoas, fraternidade, união, paz e concórdia.
Somente o amor é capaz de transformar todas as realidades e fecundar a vida nova no nosso coração. Somente por amor Jesus se entregou na cruz por nós. Aprendamos hoje com o Senhor a amar incondicionalmente e a ser instrumentos a serviço do mais nobre dos sentimentos.
“Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas” (Eclo 17,21-22).
Somente vivendo próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.
Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é. Clamemos ao Espírito Santo que, neste dia, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons, de forma a construirmos o mundo novo, a civilização do amor.

Sigamos sempre pela trilha da verdade

luzia_230209Somos livres para fazer as nossas escolhas, mas precisamos fazê-las acertadamente. Muitas vezes, entramos em caminhos que inicialmente parecem bons, mas no fim nos conduzem ao buraco.
A cada ação que formos realizar, em qualquer momento ou circunstância, precisamos pedir a Deus sabedoria e discernimento, para não entrarmos por caminhos tortuosos e afundarmos. “Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos” (Sl 119,30).
Quando temos uma reta intenção diante das situações, o próprio Senhor adianta-se em nos mostrar o caminho certo, e se por acaso errarmos com o desejo de acertar na vontade de Deus, Ele mesmo endireitará os nossos passos.
Existem pessoas que são eternamente infelizes, porque não sabem fazer as escolhas certas para a sua vida. Tudo é muito simples, basta perguntarmos ao Senhor em cada situação: “Senhor, o que queres de mim? O que queres que eu faça? O que queres para a minha família?” Mostra-me os Teus caminhos!
Peçamos ao Senhor a graça de sermos dóceis à vontade d’Ele em todos os momentos de nossa vida.

PERDOAR SEMPRE

E o que fazer quando a pessoa deseja perdoar e receber o perdão, mas tem dificuldades nesse sentido? Eis um passo a passo:
– Aceitação da raiva e da vergonha sofridas com a injustiça;
– Comprometer-se a querer resolver a questão pelo perdão, ou considerar que o perdão pode ser uma saída para o conflito;
– Adotar a perspectiva do outro e, com isso, verificar se surge a empatia com essa condição;
– Ver o evento da injustiça pela perspectiva do outro e, assim, começar a trabalhar a possibilidade de perdoar ou de receber o perdão;
– Comprometer-se a esperar que a vítima tem o direito de perdoar no seu próprio tempo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As mudanças fazem parte da vida

novo_diag1

As mudanças fazem parte da vida: no trabalho, em casa, nos relacionamentos e em todas as áreas da nossa vida. Por essa razão, não podemos nos fechar a elas de forma alguma. Quando nos abrimos ao novo de Deus, conseguimos enxergar a vida com um novo olhar; ao passo que quando nos fechamos e não aceitamos essa realidade, envelhecemos, ficamos endurecidos e não conseguimos conviver com o novo. Dessa forma ficamos presos ao passado.
A vida é dinâmica e, naturalmente, estamos propensos às mudanças. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rm 12,2).
Senhor, renova a nossa vida e dá-nos a graça de nos abrirmos ao novo que Tu tens para nós.

domingo, 22 de janeiro de 2012

ATRAVESSEMOS A PONTE

Com certeza, você deve ter consciência de que tudo nesta vida passa, por isso, a nossa existência precisa ser motivada pelo desejo de possuir a Deus e de nos deixarmos ser possuídos por Ele. Não podemos nos agarrar às coisas passageiras, porque todas elas são apenas pontes para nos levar ao Senhor.
“Os céus narram a glória de Deus, o firmamento proclama a obra de suas mãos” (Sl 19,2).
Todas as coisas encontram o seu sentido perfeito em Deus Todo-poderoso. Não podemos parar nas “pontes” da vida, mas sim, atravessá-las a fim de encontrarmos o sentido da nossa esperança: Deus.
Com grande facilidade, ficamos apegados a bens materiais, pessoas e a nós mesmos, mas precisamos nos desvencilhar de tudo que é efêmero e nos agarrar somente àquilo que é eterno.
Peçamos ao Senhor que nos ajude a nos desapegar de tudo e de todos para que possamos servi-Lo com amor, gratidão e perseverança.
Jesus, eu confio em Vós

sábado, 21 de janeiro de 2012

A MINHA CASA É DE DEUS


Com Deus faremos proezas, realizaremos maravilhas. Por isso faça a sua parte: lute, ore, interceda, jejue, sacrifique-se, fale, exorte. Faça tudo o que estiver ao seu alcance. Chegará a hora em que cada pessoa da sua família haverá de se decidir e voltar para a casa do Pai. E quando isso acontecer, o Senhor mesmo irá dizer: “Meu filho, minha filha, tem confiança; os teus pecados te são perdoados”.

Depois o Senhor cuidará do restante: curando a paralisia, dando roupas novas, sandálias e anel novo de filiação, como ocorre com o filho pródigo.

Declare isto diante do Senhor: A minha casa é de Deus! A minha família é de Deus! É preciso que eu faça uma grande “Cruzada” para, no poder do Senhor, na unção do Espírito Santo, retomar o lugar santo que é a minha casa, que é a minha família. Quero reconquistar e devolver para Deus minha casa e minha família. Entro nessa Cruzada, Senhor, investindo tudo. Invisto a minha vida, até o sangue, para reconquistar para Ti o lugar santo que é a minha casa.

Monsenhor Jonas Abib

MISSA DO DIA DE SÃO SEBASTIÃO




Emocionante foi a missa solene que marcou o encerramento da festa de São Sebastião 2012, de acordo com a fisionomia das mais de 1000 pessoas que se fizeram presentes na Praça São Sebastião. Precedida pela procissão solene, iniciada por volta das 18h30, que percorreu algumas ruas da cidade.
O dia festivo em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião começou em grande estilo. A emocionante homilia do padre Efferson, deixou claro o quanto a comunidade  São Sebastião se sente alegre e agradecida pelo sucesso da festa que se deu devido à brilhante participação da comunidade durante a novena: “hoje é o Solene dia do Glorioso Mártir São Sebastião nossa família se reveste de uma alegria especial neste dia”. “Foram muito envolventes, todos os dias as celebrações. Foi bom ver as comunidades empenhadas e envolvidas nesta grande festa. Foi maravilhoso perceber que agimos de fato como uma comunidade de vida, onde há serviço e espaço de reconhecimento para todos, onde cada um é importante e onde cada um partilha o seu dom com a comunidade.
Que São Sebastião nos ajude a crescer ainda mais em nossa consciência comunitária para atrair os corações a Jesus Cristo pelo nosso testemunho de comunhão de vida e de amor fraterno.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MUITAS PESSOAS SE PERGUNTAM :POR QUE ESTOU SOFRENDO ?

Você sabe fazer uso da sua liberdade?


Estamos neste mundo de passagem e o nosso caminho é semelhante ao de Jesus: Caminho de cruz, porque o discípulo não é maior do que o Mestre, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
Mas nós precisamos atentar para uma realidade: muitos dos nossos sofrimentos são fruto do mau uso da nossa liberdade e escolhas equivocadas. Costumamos fazer muitas coisas que nos vêm à cabeça, muitas vezes, sem pensar nas consequências das atitudes tomadas.
Deus nos dá a liberdade de escolha, porque nos ama, por isso nos deixa livres. O homem é senhor da sua liberdade; mas nem sempre sabemos fazer as escolhas certas, porque somos limitados. Razão pela qual precisamos tomar consciência de que sozinhos não somos capazes de conduzir a nossa vida.
Coloquemos nossa vida nas mãos de Deus, para que Ele nos aponte o caminho a ser tomado. Dessa forma, não correremos o risco de nos perder em meio às decepções e adversidades do dia a dia e de nos tornar pessoas incrédulas e distantes de Deus Pai.
Rezemos com o salmista: “Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo” (Sl 79, 8).
Jesus, eu confio em Vós!

Nono dia da novena



Nono dia da novena

O último dia da novena em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião foi marcado por uma presença maciça dos fiéis que meditaram sobre o tema “A oração familiar”.Na homilia foi destacada a disponibilidade de tempo como a solução para que haja uma Igreja de encontro: todos nós precisamos de tempo para viver: uma frase tão simples, mas muitas vezes repetida pelo fato de muitos de nós dizermos não ter tempo mais nem para as coisas necessárias.
Com o avanço das tecnologias traz consigo um grande desafio para a humanidade: “o tema do dia nos pede para termos mais tempo para ‘ser gente’ no que diz respeito ao convívio social. Mas como ‘ser gente’ num período em que parecemos estar a serviço da tecnologia ao invés de sermos por esta servidos?”. É preciso viver bem com o outro, mas apenas viver bem não basta; precisamos viver bem com o outro e fazer a diferença em sua vida, assim como fez Jesus” (Mc 3, 7-12). Que nós tenhamos tempo para Jesus Cristo nas nossas vidas! Caso contrário, perderemos o nosso referencial. Perdendo-o, jamais conseguiremos valorizar a presença do outro como se deve.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VIVA A SANTA MISSA COM INTENSIDADE


Jesus nos deixou esta grande promessa: “Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele” (Jo 6,56).

Em cada celebração da Santa Missa, em cada comunhão, Jesus faz uma “transfusão de sangue” em nós. É o Seu Corpo e o Seu Sangue que invadem o nosso organismo, atingindo todo o nosso corpo e chegando às nossas enfermidades.

Inúmeras curas físicas e espirituais se dão pela Eucaristia, restaurando a nossa fé. Este é o presente de Jesus: Ele nos cura com Seu Corpo e Seu Sangue, que recebemos em cada comunhão.

Viva cada instante da Santa Missa com intensidade, especialmente o momento da consagração. Olhe para a hóstia consagrada como se você estivesse olhando para a Pessoa de Jesus, porque realmente Ele está ali.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

FIQUEMOS ATENTOS ÁS VISITAS DE DEUS

271210O poder de Deus se manifesta nas coisas simples e no nosso dia a dia. Precisamos ficar atentos para perceber a presença constante de Jesus em nossa vida. Muitas vezes, o Senhor nos visita das formas mais variadas, no entanto, isso não é empecilho para que O reconheçamos quando somos íntimos d’Ele; essa intimidade se faz passo a passo, dia após dia, com perseverança, fé e abertura de coração.
Desenvolvamos hoje e sempre uma linguagem de louvor em todos os momentos da nossa vida, sejam eles alegres ou tristes, com certeza, dessa forma nos aproximaremos do Senhor cada vez mais e nos tornaremos homens e mulheres de fé; autênticas testemunhas de Cristo.
“Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo Nome” (Sl 96).
Senhor, dá-nos hoje a graça de O reconhecermos em todos os momentos da nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!FI

Oitavo dia da novena


 
O oitavo dia da novena, que já caminha para o seu término, foi celebrado pelo Padre Efferson com o tema “Os filhos, dom preciosíssimo do matrimônio”. “Percebemos na Primeira Leitura (1 Sm 17, 32-33. 37. 40-51) que Davi (com pedras) nada teme ao se colocar à disposição para lutar contra o filisteu (com armas) pelo fato de ir à luta em nome de Deus. Devemos, pois, estar, sempre, cientes de que somente com o coração revestido de Deus, seremos encorajados a realizar a missão para a qual fomos chamados: vencer o mal com o bem”.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Terço dos Homens


Na Igreja Católica do Brasil, desenvolve-se, em muitas dioceses, uma prática de oração de grupo que é o Terço dos homens. Pouco a pouco, essa prática vai animando a oração dos homens nas paróquias de diversas dioceses. Cada homem que participa do Terço sabe, por experiência, que essa prática representa um bem para si mesmo, para sua família e para a comunidade cristã. Cada homem dá um exemplo de oração a outros homens, cada um se torna um missionário junto a muitos amigos e companheiros que estão distantes de Deus e da Igreja Católica.



A VIDA É UM APRENDIZADO CONSTANTE

A vida é um aprendizado constante; nunca podemos perder a oportunidade de aprender com as pessoas, com os erros, com os acertos e em todas as ocasiões que a vida nos propuser. É sabedoria e humildade querer sempre aprender algo novo; jamais podemos nos fechar a essa realidade, pois oportunidades não nos faltam.
É essencial para a nossa vida aprendermos a praticar o bem, fazendo dessa prática um verdadeiro programa de vida. Nós colhemos o que plantamos. Hoje o Senhor nos dá uma palavra de ordem para vivermos ao longo de toda a nossa existência: “Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem!” (Is 1,16-17).
Senhor, ensina-nos a escolher sempre pelo bem, mesmo quando os nossos sentimentos estiverem revoltos, enganados e confusos.
Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

DEUS QUER QUE SEJAMOS LIVRES PARA ESCOLHER O AMOR


O povo de Deus com aquela marca na carne, estava obrigado a cumprir toda a lei que está no Antigo Testamento. Mas aconteceu que os jovens judeus foram abandonando o amor, abandonando o bem em função da lei. Leis existem para ajudar o ser humano, mas quando elas só servem para oprimir os homens, precisa ser destituída.
Os judeus estavam pegando a lei de Deus, que é boa, e usando-a para interesses próprios, com uma visão limitada, sem espaço para o amor. Em nome da lei, muitas pessoas estavam sendo machucadas, passadas para trás e destruídas. São Paulo nos diz: "É para a liberdade que Cristo nos libertou".
Jesus nos libertou do medo do inferno, medo do diabo e do castigo. Quantos erros nós cometemos! Se Deus fosse pedir contas dos nossos erros, ninguém se salvaria. O que a Palavra está nos dizendo é que, não é pelo fato de termos feito as coisas exatamente pela lei que vamos ser salvos.
Jesus nos libertou. Quando acolhemos o Senhor em nosso coração, Ele nos muda. Antes, nos contínhamos para não fazer o mal, porque sabíamos que haveria um castigo; mas agora não fazemos o mal, porque Cristo está conosco.
Deus quer que sejamos livres para escolher, por amor, onde e com quem queremos estar. Ele não quer a nossa obrigação, mas o nosso coração. Ele que nos libertou diz: “Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão”.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sétimo dia da novena de São Sebastião



O sétimo dia da novena, assim como os demais, foi marcado pelo clima de oração e entusiasmo por parte das centenas de fiéis que passaram pela Capela de São Sebastião, nesta terça-feira, 17. Tema proposto para a reflexão do dia – “O homem esposo e pai”. Percebemos na Liturgia da Palavra de hoje que, ao contrário de nós, Deus enxerga além das aparências (C.f 1 Sm 16, 1-13) e, por isso, é conhecido como justo, bom e misericordioso (C.f Mc 2, 23-28). Portanto, o nosso olhar misericordioso para os nossos irmãos e irmãs deve nos tornar, cada vez mais, sinais sagrados de uma Igreja Viva que antecipa o Reino de Deus.
Que São Sebastião interceda por nós, amém.