Campanha SOS Matriz

sábado, 31 de março de 2012

ORE POR TODA A SUA CASA




"Estando Pedro ainda a falar, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a (santa) palavra. Os fiéis da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, profundamente se admiraram, vendo que o dom do Espírito Santo era derramado também sobre os pagãos; pois eles os ouviam falar em outras línguas e glorificar a Deus" (At 10,44-46).
Ore por toda a sua casa e deixe o Espírito Santo que habita em você fluir. Sua oração será como a oração de Moisés no alto do monte, sustentado por Aarão e Hur, e a vitória de Deus será conquistada.
Não permita que o inimigo de Deus leve seus filhos, seu marido, sua família. Não perca aquilo que você construiu com tanta lágrima, suor, sangue. Não perca os seus tesouros para o maligno, porque são seus e de Deus.
Você resgatará o que é de Deus pela oração, pela intercessão no Espírito. Da mesma forma, não perca os membros do seu grupo de oração, as pessoas que vieram buscar a Deus! Não perca os jovens do grupo.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PROCLAME QUE JESUS CRISTO É O SENHOR



Espero que você tenha compreendido por que o Filho de Deus disse: “Eu aceito, Pai!”. Jesus veio e morreu humilhado. A máxima humilhação que uma pessoa poderia suportar, Ele, que é o Filho de Deus, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, passou a ser considerado um malfeitor. Mas o Pai O ressuscitou e Ele está nos Céus, aguardando o segundo momento, a hora da Sua segunda vinda gloriosa, quando virá para reinar sobre a terra.

E entre o primeiro e o segundo momento, Cristo colocou a Igreja. Somos essa Igreja e estamos vivendo entre o primeiro e o segundo tempo: o primeiro tempo já aconteceu – Jesus foi humilhado, mas venceu pela ressurreição; e atualmente estamos no segundo tempo – e Jesus virá e reinará neste mundo com toda a Sua glória. Por isso, nosso principal papel como intercessores é proclamar: “Jesus Cristo é o Senhor!”. Sempre o foi: Ele veio a primeira vez, humilhou-se e aceitou ser humilhado. Ofereceu-se em sacrifício das almas pecadoras e morreu na cruz. Mas agora Ele virá para ser Senhor. Ele virá para ser Jesus, o Deus que salva; para ser o Cristo, o Messias, o Esperado.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ULTIMOS DIAS DE JESUS

Seguir Jesus é estar disposto a transformar o mundo

Cada um de nós tem lá suas ideias a respeito de como deve se apresentar e como deve ser tratada uma pessoa importante. Acabamos projetando em Jesus essas concepções. É natural! Faz parte da nossa maneira de entender a vida. Por isso, quando se faz um filme da vida de Cristo, tudo é muito bonito e respeitoso. Até a crucificação é filmada com certa grandiosidade, colorido e iluminação adequada, para solenizar o momento sagrado.
Será que já nos demos conta de que os últimos dias da vida de Jesus não foram exatamente assim? Conseguimos imaginar o Senhor sendo torturado numa delegacia de hoje, sem cenário solene, tratado como “Zé-ninguém”, na crueza do dia a dia da violência humana? Entre a entrada festiva como rei em Jerusalém e o deboche da flagelação e da coroação de espinhos e da inscrição na cruz (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus), somos levados a pensar: Que tipo de rei o povo queria? E que tipo de rei Jesus, de fato, foi?
O povo ansiava por um Messias, mas cada um o imaginava de um jeito: poderia ser um rei, um guerreiro forte que expulsasse os romanos, um “ungido de Deus”, capaz de resolver tudo com grandes milagres. É verdade que havia também textos que falavam do Messias sofredor, que iria carregar os pecados do povo. Mas essa ideia tão estranha não tinha assim muito apelo. Talvez o povo pensasse como muita gente de hoje: “De sofredor já basta eu! Quero alguém que saiba vencer”.
Deus, como de costume, exagera na surpresa. O Messias, além de não vir alardeando poder, entra na fila dos condenados. Para quem não olhasse a história com os olhos de hoje, não haveria muita diferença entre as três cruzes no alto do Monte Calvário.O processo, a condenação e a execução de Nosso Senhor Jesus Cristo foram uma grande coleção de desrespeitos aos direitos humanos. O julgamento foi rápido, sem provas suficientes, sem direito de defesa. A tortura precede a morte, e a humilhação faz parte da pena.
Como logo depois vem a ressurreição, ascensão, glória etc... esquecemos depressa a imagem de Jesus como servo indefeso, como um judeu sem importância a quem as autoridades mandaram para a morte com aquele pouco caso com que costumam, tantas vezes, ser tratados até hoje os direitos dos pobres, especialmente, quando estes são acusados de algum delito, falso ou verdadeiro. “Este homem era realmente o Filho de Deus”. Esta é a conclusão do centurião que comandou a crucificação. Isso sabemos nós hoje, à distância de mais de dois mil anos, acostumados a honrar Jesus de todas as formas.
Que estranho rei e Filho de Deus é esse que se submete à tortura, que se deixa confundir com os dois ladrões que morrem a Seu lado? Percebemos que Deus está assumindo aí todos os nossos pecados e todas as nossas tragédias? Que está participando do destino de todos os que sofrem, inocentes e culpados? Quem está tomando posição diante da dor humana?
Não basta trazer flores para o crucifixo, louvar a Cristo com ramos bentos, fazer questão de ser chamado de cristão. Será que Jesus se contenta com isso tudo se não tivermos solidariedade com aqueles que hoje são companheiros de cruz de Nosso Senhor e nossos ritos não traduzirem nossa fé?
Estamos já no século XXI. São dois milênios em que nos acostumamos com o Cristo aclamado, nos habituamos com o símbolo da cruz, oramos ao Cristo poderoso nas necessidades. Será que não está na hora de perceber e viver melhor o apelo que nos vem do Filho de Deus, que aceitou ser um judeu sem defesa, a quem os poderosos trataram como um malfeitor?
Precisamos ser, como Jesus, uma Igreja servidora, missionária, evangelizadora e solidária com os que sofrem, compassiva com os caídos, disposta a transformar a injustiça do mundo, confiando mais na força do amor do que no poder
Dom Eurico dos Santos Veloso

sexta-feira, 30 de março de 2012

OREMOS NO ESPÍRITO



Na oração em línguas, quem ora em nós é o Espírito Santo. Não sabemos orar, então colocamo-nos na presença de Deus e realizamos a nossa parte, que é emitir os sons e abrir o coração. Quem ora em nós é o Espírito Santo. Quem se põe diante de Deus por nós, como nosso Advogado, é o Espírito Santo. Assim como o advogado sabe falar com o juiz, o Espírito Santo Paráclito sabe falar com o Pai e com Jesus. Assim como o advogado, conhecendo bem os riscos de sua situação, emprega os termos corretos para defendê-lo, o Espírito Santo apresenta os anseios do seu coração e, com as corretas palavras, o defende diante de Deus. Essa é a atitude fundamental do intercessor.
Somos intercessores, mas o principal Intercessor é o Espírito Santo de Deus. Oremos no Espírito e oremos também com a inteligência. Nossa oração é essencial na intercessão, mas a oração em línguas torna-se fundamental, porque é o próprio Espírito orando em nós, com os termos certos para a intercessão.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

JEJUM


"Este é o Meu copo que será entregue por vós, o verdadeiro Alimento"

Chamamos “jejum” (latim “ieunium”) à privação voluntária de comida durante algum tempo por motivo religioso, como ato de culto perante Deus.

Na Bíblia no jejum pode ser sinal de penitênica, expiação dos pecados, oração intensa ou vontade firme de conseguir algo.

Outras vezes, como nos quarenta dias de Moisés no monte ou de Elias no deserto ou de Jesus antes de começar sua missão, marca a preparação intensa para um acontecimento importante.

O jejum Eucarístico tem uma tradição milenar; como preparação para este sacramento, o cristão se abstém antes de outros alimentos. E é na Quaresma que sempre teve mais sentido aos cristãos o jejum como privação voluntária

O jejum junto com a oração e a caridade, tem sido desde muito tempo uma “prática quaresmal” como sinal de conversão interior aos valores fundamentais do evangelho de Cristo. Atualmente é costume abster-se de carne todas as sextas-feiras de Quaresma que não coincidem com alguma solenidade; fazer abstinência e jejum (uma só refeição ao dia) na quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa.

quinta-feira, 29 de março de 2012

A CONVERSÃO TRAZ O PERDÃO DE DEUS



O pecado é uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna. "É uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana." (Catecismo da Igreja Católica, n. 1849).

Por este motivo, a conversão traz ao mesmo tempo o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, e é isso que o sacramento da penitência e da reconciliação exprime e realiza liturgicamente.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O QUE PROVA O PODER INTERCESSOR DE MARIA ?

'A figura, a pessoa, o papel de Nossa senhora é inseparável da redenção de Jesus', diz padre Antônio
Não são raras as manifestações da devoção a Nossa Senhora. No Brasil e em todo o mundo, fiéis recorrem a Santa Mãe de Deus, em especial quando precisam alcançar alguma graça, pedindo sua intercessão junto a Cristo. Essa intercessão da Virgem Maria será tema do VI Congresso Mariológico, que começa nesta sexta-feira, 23, em Aparecida (SP).
Mas até que ponto vai a intercessão de Maria? O diretor da Academia Marial, padre Antônio Clayton Sant’Anna, explicou que Jesus é o único mediador e Nossa Senhora exerce um papel maternal subordinado.
“Ela não é a intercessora essencial, ela o é enquanto essa figura, esse papel. Essa função de Nossa Senhora, na obra de Cristo, foi conhecida e, aos poucos, sendo adotada, assimilada, compreendida pelas comunidades cristãs do início da Igreja. Ela [Maria] não tem poder nenhum por si mesma, ela tem poder subordinado conforme a missão que Deus lhe pediu e ela se dispôs a aceitar”, explicou.
Padre Antônio ressaltou, no entanto, que a figura de Nossa Senhora é inseparável da redenção de Jesus.  “Esses fundamentos teológicos e pastorais da intercessão de Nossa Senhora estão presentes no Evangelho, portanto, têm uma fonte bíblica, eles estão presentes também na tradição”.
O sacerdote destacou que existe um grupo interessado no diálogo ecumênico e, com isso, a Santíssima Virgem está sendo mais reconhecida. De acordo com ele, Maria, além de ser honrada  como a Mãe do Filho de Deus,  também é modelo de discípula e de mulher de fé. “O que foi Abraão para o povo eleito, Maria o é para o novo povo, para a Igreja”, exemplificou.
A intercessão de Maria, de fato, existe?
Quando indagado sobre as provas que ratificam o poder intercessor de Nossa Senhora junto a Jesus Cristo, O diretor da Academia Marial enfatizou que não existem provas concretas, mas sim fontes elucidativas e interpretações.
“Não existe prova por ‘A+B’. A intercessão de Maria não é um dogma, como a presença de Cristo na Eucaristia, ela não precisou ser definida como dogma, ela entrou na vivência da fé cristã". Na crença católica, o sacerdote citou quatro aspectos que provam essa intercessão. São eles:
- Passagem bíblica que retrata o episódio das Bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-11). “Para nossa interpretação, é uma prova. Maria intercedeu a Jesus e Ele adiantou a sua hora. Então, por que isso está lá no Evangelho?”, disse o padre.
- Ave Maria. “O anjo que diz ‘Ave Maria’ (cf. Lc 1, 28), extasiado com a graça de Nossa Senhora. Para nós é uma prova”, comentou.
- A narrativa da encarnação (cf. Lc 1, 26-38).
- A passagem bíblica que retrata Nossa Senhora junto à cruz. "'Mulher, eis aí teu filho. Filho, eis aí Tua mãe'. Ele a levou para casa (cf. Jo 19, 26-27). Essa é uma prova escriturística para nós no pensamento católico, cristão, do papel de Maria", destacou o sacerdote.

NOSSA PRIMEIRA VOCAÇÃO É O AMOR

"De um só Deus, fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, fixando os tempos anteriormente determinados e os limites do seu habitat. Tudo isto, para que procurassem a divindade e , mesmo se ŕs apalpadelas, se esforçassem por encontrá-la, embora Ele năo esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, movemos e existimos" (Atos 17,26-28). A nossa primeira vocaçăo – năo pode ser outra – a năo ser amar a Deus de todo coraçăo, buscando uma sublime comunhăo com o Senhor. Hoje, nós existimos graças a este verdadeiro amor de Deus por nós, e nossa felicidade somente será plena quando as nossas vontades passarem a ser a vontade do Senhor. Nós precisamos buscar o Senhor em todas as circunstâncias possíveis para que possamos dizer como Săo Paulo: "Já năo sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim" (Gal 2,20). Nossa vida, nossa família, amigos, alegrias e dores, năo pertencem a nós, mas sim, a Deus. O Senhor quer ser o único a ser adorado e o primeiro a ser amado por nós, pois Ele o merece. Ele quer todo o nosso amor, porque nos ama muito. Desse modo, ao amarmos o Senhor, aprendemos também a amar aos que estăo ŕ nossa volta de uma forma inteiramente gratuita. Que durante este dia, nós possamos fazer a experięncia de deixar com que este amor puro de Jesus consuma o nosso ser. Certos de que este amor nos sustentará em todos os momentos.
Jesus eu confio em vós

quarta-feira, 28 de março de 2012

A VIRGEM MARIA NOS PREPARA PARA RESSURREIÇÃO



Várias pessoas, muito machucadas no coração por causa do autoritarismo do pai, por causa de maus-tratos, rudeza, rejeição, não conseguem sentir o amor de Deus, não conseguem sentir o amor do Pai. E a Santíssima Virgem toca nesses corações com sua mão, curando e os tornando capazes de amar. E diz: “Eu não estou apenas consertando seu coração, mas lhe dando um coração novo. Receba-o. É com ele que eu quero que você caminhe”.

Nossa Senhora o chama pecador não por você ter cometido um ou outro pecado, mas porque existe um mal habitando em seu coração; o demônio colocou um veneno dentro de você. Este é o pecado original. O diabo, como serpente, o mordeu, espalhou em você o veneno da rebeldia, da desobediência, da oposição a Deus.

Há, portanto, em seu interior duas inclinações, e você sente isso: uma o leva a sentir-se impulsionado para o bem, para ser de Deus e viver n'Ele, e foi o próprio Deus quem a pôs em você; mas, ao mesmo tempo, você sente uma outra inclinação empurrando-o para o mal, para o pecado, colocando-o contra Deus e Suas ordens.

A Santíssima Virgem Maria o está preparando para a ressurreição: “Foi por isso que meu Filho veio. O Pai enviou Seu Filho, e meu Filho, para salvar você. Foi por isso que Jesus foi até a morte, e morte de cruz; foi por isso que derramou todo Seu Sangue para salvá-lo de uma doença incurável que se chama pecado. A única salvação para essa doença é Jesus, é a redenção, o Sangue de Cristo”.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 27 de março de 2012

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR


Anunciação do SenhorNeste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).
Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.
Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:
"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Semana das dores de Nossa Senhora

Esta semana que precede o domingo de Ramos é dedicada à lembrança das dores de Nossa Senhora.
Esta devoção teve início na Itália em 1617, pela Ordem dos Servos de Maria, assim como a missa que é celebrada, em todo mundo, em 15 de setembro e é um dos frutos do carisma mariano, cultivado desde 1233 nessa Ordem.

Primeira dor - Profecia de Simeão

Simeão os abençoou e disse a Maria, Vossa mãe: 'Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma' Lc 2,34-35.
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Segunda Dor - Fuga para o Egito

O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: 'levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
“Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito' Mt 2,13-14
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave Marias.

Terceira Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém

Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltavam, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem.
Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura Dele. Lc 2,43b-45.
Reza-se agora 1 Pai nosso e 7 Ave-Marias.

Quarta Dor - Jesus encontra a Vossa Mãe no caminho do Calvário

Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Lc 23,26-27
Reza-se agora 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Quinta Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus

Junto à cruz de Jesus estavam de pé Vossa Mãe, a irmão de Vossa Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe:
'Mulher, eis ai o teu filho!'. Depois disse para o discípulo: 'Eis ai a tua Mãe!' Jo 19,15-27a.
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sexta Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz.

Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz. MC 15,42
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Sétima Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro

Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e O envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ai que puseram Jesus. Jo 19,40-42a
Reza-se 1 Pai Nosso e 7 Ave-Marias.

Oração para Nossa Senhora das Dores

Minha mãe dolorosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que em todas os dias de minha vida eu possa ser solidário com as pessoas que sofrem, vendo neles vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade.

 

segunda-feira, 26 de março de 2012

NÃO INVISTA SUA VIDA NAQUILO QUE PROVOCA A MORTE



É justo que Deus tenha o que é d'Ele. Justiça é dar a cada um o que lhe cabe: o que lhe é próprio. Você é do Senhor. É justo que você se entregue a Ele e viva inteiramente para Ele e para os interesses d'Ele. E o interesse d'Ele são almas: muitas almas.
Infelizmente, as pessoas investem a vida em busca de lucro; vivem em função do dinheiro. Investem no consumo daquilo que provoca morte: tanto a morte para esta vida, como a morte eterna. Nós precisamos do Espírito Santo para ter a coragem de investir a vida não nos bens passageiros e ilusórios, mas na conquista dos bens eternos. A Palavra de Deus é clara: quem investe a vida no Reino d'Ele e na justiça d'Ele receberá já neste mundo o cêntuplo e no futuro a vida eterna.
Nossa meta é o Céu!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

CONFISSÃO , FESTA DO PECADOR ARREPENDIDO



A confissão é o sacramento da misericórdia de Deus, é a festa do pecador arrependido.
“Aqueles que se aproximam do sacramento da penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando e a qual colabora para sua conversão com caridade, exemplo e orações.” (Conc. Vat. II, LG 11)
Cristo confiou o exercício do poder de absolver os pecados ao ministério apostólico. A este é confiado o “ministério da reconciliação” (cf. II Cor 5,18). O apóstolo é enviado “no nome de Cristo”, e é Deus mesmo que, por meio dele, exorta e suplica: “Reconciliai-vos com Deus” (II Cor 5,20

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

domingo, 25 de março de 2012

O SENHOR TEM CONTROLE DE TODAS AS SITUAÇÕES



Vivemos cercados de problemas econômicos, sociais, familiares, no emprego, na comunidade. Reconhecemos que há muitos erros. Qual deve ser a nossa atitude? Murmurar e falar mal? Ficar abatido, triste e entrar em desespero? Deixar tudo? Não! "Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo".

Isso não é alienação, porque sabemos que o Senhor tem nas mãos o controle de todas as situações. Se ficamos apenas temerosos – “Ai, meu Deus do céu! O que vai acontecer agora com esse falatório que está se levantando, com esse escândalo. O que acontecerá?” –, nossos temores se realizam e aquilo que tememos acaba atingindo nosso grupo, nossa comunidade, nossa paróquia! De forma contrária, devemos: “Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sábado, 24 de março de 2012

Via Sacra


Durante a Quaresma, somos convidados a meditar os passos de Jesus até a morte na Cruz e ressurreição. Trata-se da Via-Sacra (Do latim, Via-Crucis: caminho da Cruz).
Meditando a cada estação, somos chamados a percorrer com confiança os passos de Cristo. O mesmo Cristo que, hoje, nos chama a uma profunda conversão diária, configurando-se a Ele nos atos e na coragem de anunciar o Reino de Amor e Paz de Deus.
Orientados pelo tema da Campanha da Fraternidade 2012 "Fraternidade e Saúde Pública", o grupo de jovens encenou a Via Sacra, relembrando os passos de Jesus na Via Dolorosa até sua crucificação no Monte Calvário.

TENHAMOS A HUMILDADE DE PEDIR AJUDA Á PESSOA CERTA

Rezemos com fé sincera, porque quando agimos assim atraímos para a nossa vida, para a nossa família, todas as graças especiais que Deus tem reservadas para nós.
Quando não sabemos fazer algo que é essencial para a nossa sobrevivência, precisamos ter a humildade de pedir ajuda a quem sabe fazê-lo. A oração é essencial para a nossa vida, razão pela qual precisamos aprender a rezar em todas as circunstâncias. Os discípulos de Jesus Lhe pediram que os ensinasse a orar.
“Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. Jesus respondeu: Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11,1-4).
Os discípulos não pediram a qualquer pessoa que os ensinasse a rezar, pediram a Jesus, Nosso Senhor, bom e clemente e fonte de toda a misericórda para os que O invocam.
Jesus, eu confio em Vós!

sexta-feira, 23 de março de 2012

A CORAGEM IMPRIME EM NÓS UM NOVO RITMO DE VIDA

Hoje não pode ser apenas mais um dia em nossa vida. O Senhor nos exorta a não termos medo, pois Ele está conosco sempre e em todas as ocasiões.
Tudo depende de abrirmos o coração e deixá-Lo transformar as realidades da nossa vida e à nossa volta e iluminar as nossas trevas, pois sozinhos não somos capazes de mudá-las. O medo não pode conduzir as rédeas da nossa vida. Deixemos a voz do Senhor ressoar em nossos ouvidos:
“Não tenhais medo!”(Mateus 14, 27c).
Essa ordem do Senhor, quando obedecida, imprime em nós uma grande firmeza diante das adversidades surgidas ao longo do dia e determina um novo ritmo de vida para nós.
Senhor, conceda-nos um espírito de destemor que nos leve a avançar na fé, na perseverança e na confiança em Seus ensinamentos.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

quinta-feira, 22 de março de 2012

O pecado trouxe o sofrimento e a morte ao mundo

“Ele [Jesus] foi ferido por causa de nossas iniquidades” (Isaías 53,5).
Deus nos dá a maior e mais preciosa riqueza ao habitar em nós. Em todos os momentos do nosso dia Ele está ao nosso lado e sempre está presente facilitando nosso caminho e nos protegendo e cobrindo-nos de bênçãos. Afastar-nos do Senhor é a pior de todas as tragédias; o maior erro que podemos cometer.
O pecado trouxe o sofrimento e a morte ao mundo, cada vez que pecamos o tornamos menos feliz.
Coloque-se na presença de Deus. Vá em espírito àquele tempo em que começou a pecar; preste atenção especialmente na sua ingratidão para com o Senhor. Peça perdão de seus pecados e lance-se aos pés d’Aquele que é o seu Senhor.
Nosso Senhor instituiu o sacramento da confissão para purificar a nossa alma; não deixe que o seu coração fique manchado por esse mal [pecado] por muito tempo. Confessar-se é o melhor remédio. Neste dia, se não for possível fazê-lo, não desanime nem desista, busque o melhor dia o quanto antes para se reconciliar com o Senhor. Ele está esperando por você!
Jesus, eu confio em Vós!

CONSAGRAÇÃO AO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS

Senhor Jesus Cristo, em vosso nome, e com o poder de vosso Sangue Precioso, selamos cada pessoa, fato ou acontecimento através dos quais o inimigo nos queira prejudicar.
Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo no qual hoje nos moveremos.
Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do Maligno. Pedimo-vos, Senhor, que envieis aos nossos lares e locais de trabalho a Santíssima Virgem Maria acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de Santos Anjos.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que a habitam (nomear a cada um), as pessoas que o Senhor a ela enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento.
Como o poder do Sangue de Jesus, lacramos terra, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos e na fé colocamos um círculo de seu Sangue ao redor de toda nossa família.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos os lugares onde vamos estar neste dia e as pessoas, empresas e instituições com quem vamos tratar.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de nossa família, os veículos, as estradas, os ares, as ruas e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar.
Com vosso Preciosíssimo Sangue, lacramos os atos, as mentes e os corações de nossa Pátria afim de que vossa paz e vosso Coração ao fim nela reinem.
Nós vos agradecemos, Senhor, por vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal. Amém.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Deus provê, Deus proverá, sua misericórdia não faltará

Quando no nosso coração há o desejo sincero de agirmos com retidão, de procedermos de acordo com a verdade, o próprio Deus tem a bondade de nos esclarecer e nos indicar o caminho a percorrer das formas mais variadas. Isso pode ocorrer por intermédio de alguém que nos oferece justamente a resposta de que estávamos precisando; ou por meio de determinado texto que nos ensina algo; ou um fato que acontece, entre tantas outras formas encontradas pelo Senhor para nos ajudar.
Quem de nós nunca fez alguma experiência assim? Por vezes até dizemos: “Que coincidência!”, quando, na verdade, é a ação da Divina Providência regendo todas as coisas até o nosso fim último.
Podemos perceber hoje claramente no Evangelho a ação de Deus na vida de São José, angustiado porque Maria aparecera grávida e ele sabia que não era o pai da criança, e o Senhor enviou o socorro na hora certa a ele:
“Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, e lhe disse: José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado” (Mt 1,20-21.24a).
Rezemos hoje assim: “Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!” certos de que o Senhor está conduzindo todas as situações ao nosso redor.
Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 20 de março de 2012

O ESPÍRITO SANTO NOS MOVE A LOUVAR E ADORAR



A oração do Espírito Santo em nós é a intercessão: Ele louva, adora, proclama e também pede em nosso favor. Costumamos pensar que oração de intercessão é só pedir, mas não: muitas vezes, o Espírito nos move a louvar, a adorar, a agradecer e também a pedir. Por que ficar apenas pedindo?
Quando surge o caso de uma pessoa necessitada, logo pedimos: “Senhor, aquele irmão está vivendo este problema assim, assim... O caso dele, Senhor, é complicado e apenas o Senhor poderá intervir!”. Mas a melhor maneira de interceder é: “Senhor, eu Te louvo, Te adoro e proclamo porque Tu és o Senhor, Tu és Aquele que governa esta situação, e eu proclamo Tua vitória sobre ela. Entrego-Te este meu irmão, pelo qual estou pedindo, ele Te pertence, Senhor, e Tu já és vitorioso nesta situação”.
O próprio Espírito nos move a louvar e a adorar, porque é preciso antes de tudo estabelecer a ligação entre a terra e o céu, o que é feito por meio do intercessor.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

segunda-feira, 19 de março de 2012

ESTÁ É A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO : A NOSSA FÉ

100811Rezemos muito hoje e sempre e peçamos a Jesus que restaure em nós a confiança no Seu poder em todas as situações, para que nos mantenhamos firmes na fé e na esperança.

Certa vez, Santa Clara teve a segurança do seu convento ameaçada por alguns homens que queriam espalhar o terror e destruir aquele local. Algumas irmãs entraram em pânico, mas essa grande santa italiana não teve dúvida: tomou Jesus no ostensório e O levantou diante daqueles malfeitores. Conta-se que eles fugiram apavorados, porque viram sair raios daquele ostensório.
Sei que são muitos os desafios da vida, mas unidos confiantemente a Jesus, como Santa Clara o fez, somos mais que vencedores.
“E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5,4b).
Jesus, eu confio em Vós

SÃO JOSÉ

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”. 
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).
O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria. 
Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós. 
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.
São José, rogai por nós!

domingo, 18 de março de 2012

SEJA CURADO NO AMOR DE DEUS

“Se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, podemos dirigir-nos a Deus com corajosa confiança” (I Jo 3, 20-21)
O ponto de partida para esse tema é o amor de Deus. Só somos curados porque o objetivo do Senhor a nosso respeito é o amor, e é por meio dele que somos curados. Todos têm necessidade de cura. Queremos ser curados, buscamos essa realidade. Mas ela não pode partir do vazio, é preciso identificar as feridas para sermos curados.
Robson Siqueira
“Diante do caos de sentimentos, angústia, solidão, incompreensão, desânimo, desmotivação e nostalgia que nos causam feridas e atrapalham o processo de cura, pois nossas emoções podem atrapalhar o nosso crescimento no Espírito, é preciso ter estabilidade emocional nos nossos relacionamentos e com aquilo que nos acontece. Devemos buscar uma vida no Espírito e nos entregar inteiramente à Sua ação. Precisamos ver as coisas de Deus como novas, como, de fato, elas são” (trecho do livro "Onde está Deus?"). Não é suficiente nascer do Espírito, é mais importante viver e crescer no Espírito.
Somente assim vamos entrar em um processo significativo de cura. Lembrando que é algo contínuo e perseverante. Como disse a passagem de São João citada, mesmo quando nosso coração nos acusa, Deus é maior. A feridas são acusações, são traumas, são sentimentos. Mas podemos nos dirigir conscientes a Deus para que Ele nos cura. O Senhor deseja nos curar para sermos livres e melhores para Ele e para o próximo.
Quero lhe dar algumas dicas para esse processo de cura interior:
- Admitir que você tem um problema;
- Tomar nota dos sintomas;
- Tomar nota do que você está sentindo, coisas que lhe fazem sentir bem, os sintomas emocionais;
- Tentar descobrir o que causa (doença) esses sintomas;
- Ir além dos sintomas e descobrir a verdadeira doença emocional;
- Observar sentimentos de culpa (relacionamento com Deus), de rejeição (relacionamento com as pessoas), sentimentos de inferioridade (relacionamento comigo mesmo), medo (observando os outros relacionamentos: culpa rejeição e inferioridade);
- Perdão (dos outros e de si mesmo); louvor; Palavra de Deus; sacramentos; sacramentais; terapia de cura interior e psicológica.
Por outro lado existem os bloqueios para a cura interior:
- Falta de perdão (maior bloqueio);
- Falta de arrependimento;
- Ódio, ressentimento;
- Situação de pecado;
- As práticas ocultas.
“Tenha em seu coração que a intimidade com Deus é conquistada por meio de luta, perseverança, constância e, acima de tudo, treino. Por isso, não desista de rezar. Crie a sua própria oração, queira experimentar a santidade de Deus” (trecho livro "Onde está Deus?").

sábado, 17 de março de 2012

AJA DE ACORDO COM SUA FÉ

A fé deve ser acompanhada de obras: precisamos agir de acordo com nossa fé. Não adianta acreditar que Jesus cura, é preciso acreditar que Jesus cura você. Algumas pessoas exigem fé dos outros, afirmando: “Você não foi curado porque não acreditou”. Mas não é verdade; nossa fé será sempre do tamanho de um grãozinho de mostarda. Não espere sentir uma grande fé. É preciso pegar a que temos e aplicá-la.
Muitas vezes nos deixamos levar por nossos sentimentos e raciocínios. Por sentirmos nossa fé pequenininha, achamos que não vale a pena semeá-la: “Como vou confiar nessa fé pequenininha?”
Se Deus não confiasse em você quando você foi gerado, você não existiria hoje. Éramos microscópicos no ventre de nossa mãe. Nossa fé é igualzinha a uma criança que começa microscópica no ventre materno. Ela é sustentada e cresce; se desenvolve e um dia vem à luz. Assim também precisamos semear nossa fé pequenina como a semente de mostarda. É preciso que as obras da fé colaborem para que então ela venha à luz.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A RESSURREIÇÃO ATRAVÉS DA EUCARISTIA

Se o cálice que foi misturado e o pão que foi produzido recebem a palavra de Deus e se tornam a Eucaristia, isto é, o sangue e o corpo de Cristo, e se por eles cresce e se fortifica a substância da nossa carne, como podem pretender que a carne seja incapaz de receber o dom de Deus, que consiste na vida eterna, quando ela é alimentada pelo sangue e pelo corpo de Cristo, e é membro deste corpo?
Como diz o bem-aventurado Apóstolo na epístola aos Efésios: "Somos membros de seu corpo, formados pela sua carne e pelos seus ossos"; e não fala de algum homem pneumático e invisível - "porque o espírito não tem ossos nem carne" - mas da estrutura do homem verdadeiro, feito de carne, nervos e ossos, alimentado pelo cálice que é o sangue de Cristo e é fortificado pelo pão que é o seu corpo.
Como a cepa de videira plantada na terra frutifica no seu tempo e o grão de trigo caindo na terra, decompondo-se, ressurge multiplicado pelo Espírito de Deus que sustenta todas as coisas e que, pela inteligência, são postas ao serviço dos homens e, recebendo a palavra de Deus, se tornam Eucaristia, isto é, o corpo e o sangue de Cristo, da mesma forma os nossos corpos, alimentados por esta eucaristia, depois de ser depostos na terra e se terem decomposto, ressuscitarão, no seu tempo, quando o Verbo de Deus os fará ressuscitar para a glória de Deus Pai, porque ele dará a imortalidade ao que é mortal e a incorruptibilidade ao que é corruptível, pois o poder de Deus se manifesta na fraqueza.

CURA E LIBERTAÇÃO NO SANGUE DE JESUS

Jesus derrama o teu Sangue precioso em minha pessoa, nos meus sentimentos e vontades, purifica Senhor de todo desejo do pecado, os meus pensamentos e ações. Purifica a minha afetividade e sexualidade daí-me a tua pureza no corpo e na alma.
Sangue Precioso de Jesus cura-me da tristeza e da depressão, do medo e de toda enfermidade espiritual e mental, Cura-me da síndrome do pânico e de tudo que possa estar amarrando a minha vida.
Jesus coloca no teu lado aberto, todo o meu corpo, proteja-me de toda doença, por isso, lava-me com o teu precioso Sangue e deixa longe de mim as pestes e doenças contagiosas, a mim e a todos os meus, eu confio em vós.
Jesus derrama o teu precioso Sangue em minha família, os casos mais difíceis que eu vivo em minha casa, aqueles que estão bem afastados de ti e estão vivendo no pecado e no vício, eu te peço Lava com o teu Sangue e cura a cegueira que eles trazem no coração.
Sangue de Jesus fonte de toda graça e libertação, livra-nos do maligno, das praticas espirituais falsas, como o espiritismo, a macumbaria, horóscopo, feitiçaria e seitas orientais, em teu Nome Jesus eu renuncio a todas elas e proclamo o teu Senhorio em minha vida. Liberta também, todos os de minha família das garras do mal.
Clamo o Sangue de Jesus sobre todo o espaço físico de minha casa, do meu ambiente de trabalho e os colegas que trabalham comigo, livra-nos de toda inveja, disputa e concorrência desleal, acidentes e de tudo que possa e queira me prejudicar quando estiver andando na rua, livra-me do desemprego e da carência material, daí-me o necessário.
Quero junto a Virgem Maria, que estava contigo aos pés da Cruz, consagrar todo o meu ser ao Preciosíssimo Sangue Redentor de Cristo meu salvador e libertador. Assim posso agradecer e dizer, quem poderá resistir se Jesus está derramando seu sangue aqui, neste lugar!

PERGUNTE AO SENHOR

Nunca suponha nada! Pergunte tudo a seu Senhor. Ele responderá. Deus tem abundância de sabedoria para dar aos Seus filhos. E quando começarmos a perguntar, quando começarmos a obter respostas do Senhor, saberemos afinal como educar os nossos filhos, conduzir a nossa família; como nos portar diante do marido, diante da esposa... Saberemos como nos comportar com o vizinho, com o patrão, diante do pároco, ou do bispo, dos dirigentes da nossa paróquia, ou diante dos coordenadores do grupo de oração.
Vamos saber agir diante dos nossos semelhantes, com as pessoas que estão sob nossos cuidados, no grupo que dirigimos, vamos saber como nos conduzir. Não porque tenhamos nos tornado sábios, mas porque a cada coisa que perguntamos ao Senhor, Ele sempre irá nos responder.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 16 de março de 2012

A SANTA MISSA É FEITA PARA VOCE

A Santa Missa é feita pelas palavras de Cristo transformando o pão e o vinho em Seu Corpo e Sangue e fazendo com que o próprio Jesus se torne presente e renove Seu sacrifício. O sacrifício do calvário é renovado para mim e para você em cada Celebração Eucarística, para que nós participemos dele. É ali que somos salvos do pecado de agora; da anemia, da impureza deste mundo. A ressurreição se realiza ali.
E onde está seu gosto pela Missa, pela Eucaristia, pela Comunhão? Conscientize-se do que está acontecendo e mude de vida
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUINZE MINUTOS DE ADORAÇÃO


Muitas vezes, nós nos colocamos diante de Jesus presente na Eucaristia e, envolvidos com nossos problemas e tribulações, não aproveitamos esses momentos preciosos diante de Deus Vivo. Padre Antônio Maria Claret (1807-1870), fundador dos claretianos, desenvolveu textos que nos levam a uma profunda intimidade com Deus na oração.

Deve-se fazer a oração diante do Santíssimo por um período mínimo de quinze minutos, se possível diariamente. Inicie sempre sua oração procurando ouvir a voz de Jesus dizendo-lhe:


“Não é preciso, meu filho, saber muito para me agradar, basta amar-me fervorosamente. Fala-me, pois, de uma maneira simples, assim como falarias com o mais íntimo dos amigos..


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

PROCURE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR


O Senhor sabe que passamos por grandes penúrias, porque deixamos que o sistema deste mundo dominasse a face da terra. Por isso sofremos. Por isso há crise econômica, desemprego, falta de alimento, de moradia. Reafirmo: a solução para nossas vidas é investir tudo o que somos e possuímos no Reino e na justiça de Deus. É preciso fazer a experiência de buscar o Reino e a justiça de Deus, certos de que todo o necessário nos será dado por acréscimo, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
Enquanto continuarmos no sistema do mundo, seremos vítimas. O grande apelo é este: “Procurar Deus em primeiro lugar”
Ao buscar o Reino de Deus, empenho minha vida, minha saúde, meu tempo em implantar Seu Reino. Não vivo para mim mesmo, nem só para minha família, nem só para ganhar dinheiro, para dar segurança a meus filhos e garantir-lhes um futuro. Vivo para meu Deus e para a implantação de Seu Reino. Vivo para que Sua Justiça aconteça. É nisso que invisto minha vida! Como consequência, por acréscimo, o Senhor me dá tudo o mais de que necessito.
Portanto, não dá para estar nos dois sistemas. Não podemos ficar “pulando de galho em galho”, nem ficar “com um pé lá e outro cá”. Existem muitas “Martas”: mulheres e homens que se preocupam com muitas coisas: com o dia de ontem, com o dia de hoje e de amanhã, com seus filhos e netos, com seu emprego, sua segurança e saúde. Porém, uma só coisa é necessária: Maria escolheu a melhor parte e não vai lhe ser retirada.
Nós só podemos procurar Deus, Seu Reino, Sua justiça, certos de que tudo mais nos será dado por acréscimo. Temos de aprender a procurar Deus por Deus, não por causa de nossos interesses, senão o príncipe deste mundo vai continuar nos enganando. Quando buscamos Deus e mergulhamos n'Ele, tudo nos é dado por acréscimo. A paz e a alegria é um acréscimo e, com isso, também o emprego e o dinheiro. Eis o segredo!

Adoremos a Deus, sem outros interesses, porque Deus é Deus. Tudo nos virá por acréscimo porque saímos do sistema do mundo, que nos colocava como centro, e colocamos o Senhor como único centro de nossa vida


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 15 de março de 2012

UM DOMINGO SEM MISSA É UMA SEMANA SEM DEUS

Essa frase, dita por São João Maria Vianey, representa uma verdade e um alerta para nós cristãos. Nesta terça-feira, 26, comemora-se o dia da primeira Missa no Brasil, um dos maiores países católicos do mundo. Celebrada pelo frade Henrique de Coimbra, em 1500, a Celebração Eucarística foi descrita por Pêro Vaz de Caminha na carta que enviou ao rei de Portugal, D. Manuel I (1495-1521), dando conta da chegada de Pedro Álvares Cabral ao país recém-descoberto.
O momento encontra-se retratado em um quadro, chamado 'A primeira Missa no Brasil', uma das principais obras de Victor Meireles. A pintura, de 1860, tornou-se um ícone do descobrimento. É preciso lembrar, também, que Cabral trouxe consigo uma cruz e uma bela imagem de Nossa Senhora, prova de que o Brasil nasceu sob o sinal da Cruz e do Catolicismo.
Quadro 'A primeira Missa no Brasil', de Victor Meireles
Foto: Divulgação

Segundo padre Eliano Gonçalves, a Celebração Eucarística é a oração maior. “Precisamos despertar para o valor da Santa Missa. Ela é escola de vida, nos ensina a viver no mundo como cristãos, é epifania, manifestação de todos os mistérios de Cristo”, ensinou.
O sacerdote lembrou ainda que os católicos precisam abraçar esse mistério e amar a Eucaristia. “Temos que nos comprometer com a vida nova que a celebração nos convida. Pela Missa, Cristo está conosco, nos alimenta e nos fortalece para o combate”.

DECIDA-SE PELO SENHOR


Estamos acostumados com o bem-estar deste mundo e fomos amolecidos pelo inimigo de Deus nestas últimas décadas, por isso você se tornou uma pessoa fraca, mas você aguentará até o fim, porque tudo passará. Você é guerreiro e preparará seus filhos na mesma escola.

Os dois tempos acontecerão. Primeiro, o Senhor virá para julgar a terra inteira, depois, para governar o mundo. Você não imagina a beleza que será quando o Senhor governar o mundo! Precisaremos estar preparados para este dia: o glorioso e terrível Dia do Senhor.


Precisaremos ser um povo tenaz, que aguarda o Senhor ansiosamente. Não podemos estar despreparados. Decida-se pelo Senhor. Decida-se a assumir sua posição de combate!


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 14 de março de 2012

Tenhamos a humildade de pedir ajuda à pessoa certa

Rezemos com fé sincera, porque quando agimos assim atraímos para a nossa vida, para a nossa família, todas as graças especiais que Deus tem reservadas para nós.
Quando não sabemos fazer algo que é essencial para a nossa sobrevivência, precisamos ter a humildade de pedir ajuda a quem sabe fazê-lo. A oração é essencial para a nossa vida, razão pela qual precisamos aprender a rezar em todas as circunstâncias. Os discípulos de Jesus Lhe pediram que os ensinasse a orar.
“Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos. Jesus respondeu: Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11,1-4).
Os discípulos não pediram a qualquer pessoa que os ensinasse a rezar, pediram a Jesus, Nosso Senhor, bom e clemente e fonte de toda a misericórda para os que O invocam.

VAMOS ACEITAR ¨NÃO¨DO ESPÍRITO SANTO

O mesmo Espírito que fez Pedro anunciar a Palavra, é o mesmo Espírito Santo que fez Paulo e Timóteo recuarem por diversas oportunidades.
Muitas vezes, não entendemos o "não" de Deus, mas Ele não nos fecha uma porta sem antes nos abrir uma janela gigantesca. Só precisamos estar prontos para nos deixar guiar. Aquela porta fechada pode ser uma Providência de Deus, provavelmente se a atravessássemos o sofrimento seria bem maior.
Dentro do labirinto da vida encontramos muitas dificuldades e tudo o que o Espírito faz nesse momento é para que caminhemos para o lado certo. Mas, para isso, muitas vezes, precisamos nos desviar do caminho que nos parece correto. Precisamos ouvir o "não" d'Ele.
Devemos ser dóceis à vontade de Deus. Essa obediência é prova maior da nossa fé, do nosso amor por Ele. Diante do "não" de Deus, devemos estar prontos para dizer "sim" e acatar Sua Palavra.
As negações da vida ajudam a formar nosso caráter. Nenhuma pessoa é capaz de se moldar fazendo sempre o que lhe dá vontade.
Regras são essenciais em tudo. Limites precisam ser impostos para o nosso bem. Em tudo na vida precisamos de limites, seja em nossos relacionamentos, seja em nosso emprego e até mesmo em nossas amizades. Da mesma forma que precisamos amar o próximo como a nós mesmos, é necessário respeitá-lo, assim como gostaríamos de ser respeitados.
Tudo em nossa vida é reflexo das nossas decisões. É necessário estar com o coração aberto, calmo e repleto de fé para acatar as decisões de Deus sem questioná-las.
Nossa missão, como filhos, é ouvir as palavras do Pai. Precisamos estar prontos para as mudanças que serão necessárias em nossas vidas. Mais do que os sentimentos mundanos nossa fidelidade deve estar em Deus.
Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova

MEDICO DO CORPO E DA ALMA


Não há situação desesperadora que Ele não possa medicinar
A cura da filha da Cananeia mostra como Jesus é, de fato, o médico do corpo e da alma. Ele, que curava todas as enfermidades físicas, também vinha de encontro às doenças espirituais. Ele escutou os brados de uma mãe aflita: "Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio" (Mt 15,22). Após testar a humildade e a fé daquela suplicante vemos Sua faustosa resposta: "Seja como tu queres"! E desde esse momento sua filha ficou curada".
É que Cristo, o Verbo feito carne, é o grande Salvador vindo do céu, poderoso para medicar todos os males humanos. No seu livro "Confissões", assim se dirigiu Santo Agostinho ao Redentor: "Tu és o médico, eu sou o enfermo; tu és a misericórdia, eu sou a miséria" (X,28,39). Esta figura do Filho de Deus está no coração da teologia agostiniana.
O grande doutor da Igreja focalizava, sobretudo, as curas espirituais das almas feridas pelo pecado ou vexadas pelo demônio, quando Jesus aplicava então Sua terapêutica divina e, com Seu poder, sempre triunfava do inimigo de Deus. E, porém, continua esta ação através dos tempos. Sabe sempre diagnosticar o mal que atinge o homem e lhe oferece o remédio oportuno com uma notável competência celeste. Aliás, o próprio Jesus afirmara: "Não são os que têm boa saúde que precisam de médico, mas os doentes" (Mt 9,12). Muitas vezes, as curas corporais que Cristo operava eram também sinal de um restabelecimento espiritual. Ele olhava a situação psicossomática dos que a Ele recorriam com fé.
Na parábola do Bom Samaritano o Senhor exaltou a misericórdia de alguém devotado aos sofrimentos de um abandonado, semimorto no caminho para Jericó. Era a figura d'Ele mesmo continuamente cheio de amor para com os sofredores.
A Cananeia estava aflita porque sua filha estava atormentada por satanás, que foi então inteiramente expulso daquela que ele amofinava, como, além disso, ocorreu com tantos endemoniados. Em todos estes episódios, Cristo não apenas debelava o mal, mas oferecia o medicamento, ou seja, uma fé profunda. Esta inclui em si a humildade, porque deixa de confiar nos homens e nos recursos naturais, para unicamente depositar n'Ele a certeza de que Ele é, realmente, o Senhor Todo-poderoso, que pode restaurar o ser racional na sua total integridade. Não há situação desesperadora, feridas profundas que Ele não possa definitivamente medicinar. Será, contudo, pelo espelho da fé que Sua ação se irradia naquele que vem implorar Seu olhar clínico. Ele se fez Homem para que todos os humanos, que são carnais, pudessem perceber ao vivo Sua divindade onipotente. Deste modo, se compreende melhor a dupla dimensão da Encarnação e da Redenção.
Se Ele se fez carne e habitou entre nós foi para se adaptar à humanidade sofredora que viera remir. Demonstrou, porém, toda Sua incontestável competência de médico do corpo e da alma e disso deve resultar uma confiança irremovível n'Ele, uma esperança inalterável. São ambas os antídotos prescritos, mesmo porque não basta consultar um grande especialista, mas cumpre tomar rigorosamente os remédios. Entretanto, grande diferença entre Cristo e os demais médicos é que Ele leva a quem Ele cura a participar de Sua natureza divina, incorruptível, vitoriosa do mal dos males, que é a morte. Pôde, com efeito, afirmar: "Quem crê em mim tem a vida eterna" (Jo 6,47). Isso porque Ele transfunde Sua santidade, Sua justiça para o corpo e para a alma daquele que crê ser Ele verdadeiramente o Filho de Deus, que veio para que todos tivessem a vida e a tivessem em abundância (cf. Jo 10,10), como acontecia com a Cananeia, a clamar: "Senhor, socorre-me". Se ela julgasse que Ele era um simples homem não teria lançado apelo tão significativo. Para que se obtenha, porém, o socorro de qualquer médico é preciso estar consciente da gravidade do mal e desejar a saúde, insistir, lutar, pedir. Eis porque o mesmo Cristo advertiu: "Pedi e recebereis, buscai e encontrareis, batei e a porta se vos abrirá" (Mt 7,7).
A Cananeia havia irritado de maneira tal os discípulos que eles tinham dito ao Mestre: "Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós". Ela, porém, foi persistente e, até, argumentou com Jesus, usando os próprios termos por Ele usados: "Até os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos", demonstrando não só uma profunda humildade, mas, sobretudo, a vontade firme de obter a cura da filha. Muitas vezes, Deus tarda um pouco a responder, mas se trata de um método pedagógico e tende a educar a pessoa a reconhecer a profundidade do mal e a aumentar a fé no Seu poder. Eis porque, antes de proclamar a cura da filha da Cananeia, Ele a elogiou: "Mulher, grande é a tua fé!"
Nunca se deve esquecer que o tempo de Deus não é o tempo dos homens e que Jesus, o Médico divino, jamais falha e se deixa tocar sempre pelos que n'Ele inteiramente confiam.
Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos