Campanha SOS Matriz

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ONDE ESTÁ O ESPÍRITO DO SENHOR , AI HÁ LIBERDADE

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo durante toda a Sua caminhada terrena e, assim, também deve ser a nossa vida. Há uma grande sede de liberdade em nós, e a melhor forma de a vivenciarmos é deixando-nos guiar pelo Espírito Santo, “porque onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (II Cor 3,17b).
Muitas vezes, deparamos com certos sentimentos confusos em nosso interior e necessidades cuja origem desconhecemos. Nessas horas devemos pedir ao Espírito Santo que venha em nosso auxílio e nos mostre a razão pela qual está acontecendo, porque Ele nos conhece verdadeiramente e sempre vem em socorro da nossa fraqueza.
Invoquemos hoje o Espírito Santo Paráclito de todo o nosso coração para que vivamos a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Vinde, Espírito Santo! Vinde com força, vinde com poder!
Jesus, eu confio em Vós!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

QUEM NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS

”Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele” (I Jo 4,16b).
A grande graça para nós é amar e morrer amando. Mesmo se cumprirmos todos os Mandamentos da Lei de Deus, se não amarmos, isso de nada nos valerá.
Só conhecemos a Deus verdadeiramente se amamos a Ele e a nossos próximos. E um dos grandes frutos do amor é querer e fazer o bem ao outro.
O amor traduz-se em gestos concretos; lembremo-nos daquelas pessoas que nos causaram mal e peçamos ao Espírito Santo que nos aproxime delas e nos conceda a graça de amá-las e perdoá-las.
”Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (I Jo 4,7-8).
Ao amarmos somos os primeiros beneficiados, porque o amor cura, liberta, restaura e nos conduz à plena liberdade. Olhemos para Jesus, que se entregou por amor a nós e sigamos o exemplo d’Ele.
Jesus, eu confio em Vós!

TERÇO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


 terco_santissimo.jpg (10709 bytes)
Primeiro Mistério:
Na conta grande:
Neste primeiro mistério contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo desceu do seio de seu eterno Pai para vir ao mundo e livrar-nos com Sua morte santíssima da escravidão do pecado, a abrir-nos as portas do céu.
Nas contas pequenas:
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, o fruto do ventre sagrado da Virgem puríssima (Dez vezes)
Jaculatória:
Ó Jesus, Deus de bondade, da paz e Autor da vida, enchei nossos corações de vosso divino amor!
Oração:
Santíssimo Jesus, pela infinita caridade com que quisestes sofrer a fraqueza humana para o nosso bem e nossa felicidade, nós Vos pedimos o perdão de nossas culpas e um amor para Convosco que abrase nosso coração de tal sorte que só procuremos a Vossa honra e a Vossa Glória.

Segundo Mistério
Na conta grande:
Neste segundo mistério contemplamos como Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu no presépio de Belém, desprezado, pobre e desconhecido para nos merecer o Céu e ensinar-nos a desprezar as riquezas da terra e procurar só as do Céu.
Nas contas pequenas:
Bendito e louvado seja! (Dez vezes)
Jaculatória:
Ó Jesus Divino, nossa vida, nosso amor, enchei o nosso espírito de um verdadeiro fervor.
Oração:
Ó bondade infinita do meu Jesus, de infinita caridade e sabedoria, com que quisestes nascer sobre a terra, experimentando logo as tiranias do cego mundo para assim ensinardes aos vossos escolhidos e lhes conseguirdes a felicidade eterna, nós vos pedimos que purifiqueis os nossos corações do vil interesse por honras e riquezas caducas e os orneis dos puros sentimentos de que é dotado o Vosso, para que assim, desprezando tudo que é terreno, só a vós louvemos e amemos. Amém.
Terceiro Mistério
Na conta grande:
Contemplemos neste mistério como Nosso Senhor Jesus Cristo na noite da Ceia institui este Sacramento de amor, repartindo entre Seus discípulos com Suas próprias mãos o seu Santíssimo Corpo, para os confortar e encher de amor e santidade.
Nas contas pequenas:
Bendito e louvado seja! (Dez vezes)
Jaculatória:
Bom Jesus, nós vos louvamos no sacramento do Amor; sede sempre para nós um compassivo Senhor!
Oração:
Santíssimo Jesus e Bom Pastor de nossas almas, pela infinita caridade com que Vós quisestes deixar sacramentado para nosso socorro, amparo e consolação, nós vos pedimos que não consintais que nossos corações tenham amor e interesse mais do que a Vossa Honra e a Vossa Glória. Amém.
Quarto Mistério
Na conta grande:
Contemplemos neste mistério como Nosso Senhor Jesus Cristo, justamente no dia em que instituiu o Sacramento augusto de Seu Santíssimo Corpo, foi ofendido pelo pérfido Judas, que não temeu recebê-lo indignamente.
Nas contas pequenas:
Bendito e louvado seja! (Dez vezes)
Jaculatória:
Bom Jesus, sejais Bendito, pois sois Nossa Redenção; sois toda nossa ventura. nosso amparo e nossa consolação.
Oração:
Santíssimo Jesus, Mestre de paciência e bondade, pela mansidão e pelo sofrimento consentistes que Vosso indigno discípulo Vos recebesse sacrilegalmente. Pedimos que não permitais que nós pecadores sem a cândida estola da graça Vos recebamos, mas antes enchei-nos de uma grande pureza e perfeita caridade, para termos o prazer de muitas vezes comungar e louvar-Vos. Amém.
Quinto Mistério
Na conta grande:
Contemplemos neste mistério como Nosso Senhor Jesus Cristo, depois de Sua ressurreição, apareceu a Seus discípulos confirmando-os na fé e nas verdades do Reino Eterno, prometendo-lhes mandar sobre eles o Divino Espírito Santo, para os encher de todas as virtudes.
Nas contas pequenas:
Bendito e louvado seja! (Dez vezes)
Jaculatória:
Coração misericordioso de Jesus, tende misericórdia de nós!
Oração:
Ó bom Jesus, pelo inefável mistério da vinda do Espírito Santo sobre Vossos apóstolos e discípulos, nós vos pedimos que sejam cheias as nossas almas de Vossas santíssimas luzes, para acertarmos o caminho reto de Vos servir e amar, afim de termos a felicidade de sempre Vos louvar sobre a terra, e reinar Convosco no Céu, por todos os séculos.
Amém.

TUDO MUDARÁ EM SUA VIDA COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO



O que é ser batizado no Espírito Santo? Desde seu batismo, Deus está em você. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão em você. Mas não basta, pois é preciso que esse Deus, que está em você, venha à tona. De que adianta você ter um poço e não tirar água dele? Da mesma forma, de nada adianta Deus estar em você se Ele não se manifesta em sua vida. O batismo no Espírito Santo é isto: o Espírito, que já está em você, vem à tona. Como disse Jesus: “Do seu interior correrão rios de água viva” (Jo 7,38b).
A partir do batismo no Espírito Santo tudo começa a mudar!“Mandas teu espírito, são criados, e assim renovas a face da terra”(Sl 104,30).
Essa renovação da face da terra começa a partir da nossa renovação dia após dia. Essa renovação é carismática, pois é feita com as armas mais poderosas de Deus: os carismas, os dons do Espírito Santo. É só abrir o livro dos Atos dos Apóstolos e veremos quantas maravilhas!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

terça-feira, 29 de maio de 2012

O EVANGELHO COMO DIREITO DE TODOS


Ide, pois, ensinai todas as gentes

Agora queremos meditar um pouco sobre as palavras de despedida que Nosso Senhor dirigiu aos apóstolos, antes de Sua gloriosa Ascensão aos Céus: «Todo o poder me foi dado no céu e na terra. Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo» (Mt 28,19-20). Essas palavras de Jesus são muito especiais, porque constituem o último recado que Ele deu aos Seus discípulos antes de ascender à direita do Pai. Geralmente, os últimos recados que damos quando partimos se referem às coisas que mais nos importam.
Essas palavras abrem-se com uma declaração da realeza universal de Jesus Cristo: «Todo o poder me foi dado no céu e na terra». Tal como no Apocalipse, aqui o Senhor Jesus se apresenta como «o Santo e o Verdadeiro, que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fecha, que fecha e ninguém abre» (Ap 3,7). Essa declaração nos deve encher de confiança: se as coisas parecem confusas, se o mal parece vencer, podemos nos manter serenos na esperança, pois Jesus está no controle de tudo e, no final, veremos Sua vitória contra nossos inimigos
O segundo recado contido nessas palavras de Jesus é sobre o mandamento de ensinar o Evangelho a todas as gentes: «Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei». Talvez seja difícil para nós perceber isso, mas esse pedido de Cristo teve consequências extraordinárias e pareceu insólito para os homens da época. Nunca antes alguém havia proposto algo tão arrojado. Até onde sabemos, esta foi a primeira vez que, na história da humanidade, alguém disse existir algo que deveria ser levado a todas as pessoas em toda a Terra, sem distinção alguma, independentemente de sexo, raça ou condição social, estivessem ou não essas pessoas preparadas para receber esse bem – «Deus não faz acepção de pessoas» (At 10,34). Essa foi a primeira vez na história humana em que foi enunciada a existência de algo a que todos os homens têm direito.
A partir desse reconhecimento do direito de todos ao Evangelho, foi-se tomando consciência de que existem outros bens a que todos também têm direito. Esse foi o ponto inicial que permitiu a compreensão de que também a liberdade, a educação e a saúde, por exemplo, deveriam estar à disposição de todos.
Quando um cristão anuncia o Evangelho, ele não o faz como quem faz um favor, mas como quem entrega a outrem algo que lhe pertence, que é seu direito. De modo que, se acaso sonegasse aos homens o Evangelho, julgaria haver cometetido uma injustiça: «Ai de mim, se eu não evangelizar» (I Cor 9,16).
Por final, o terceiro recado da mensagem visa novamente reforçar nossa confiança no auxílio e na presença do Cristo: «Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo». Jesus continua presente na Igreja pela fé e especialmente pela Eucaristia.
Celebremos, pois, nesse espírito a Ascensão do Senhor, meditando com especial atenção esses últimos recados que Jesus, antes de partir, deixou a Seus discípulos!
Rodrigo R. Pedroso

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PENTECOSTES


 Pentecostes era uma festa de grande alegria e ação de graças para os judeus por celebrar a colheita do trigo. Vinha gente de todas as partes: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Quando também eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada "festa das sete semanas" por ser comemorada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".
o primeiro Pentecostes depois da Morte de Jesus, cinquenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (cf. At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino de Deus.
Quem é o Espírito Santo?
O Prometido por Jesus: "[...] ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai, a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
Espírito, que procede do Pai e do Filho: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho [...]" (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

domingo, 27 de maio de 2012

A EXPERIÊNCIA COM ESPÍRITO SANTO TRANSFORMA NOSSA VIDA


Talvez você já tenha ouvido falar do Espírito Santo, ou talvez nunca tenha ouvido falar da existência d’Ele. Não só basta saber que Ele existe, precisamos estar em íntima convivência com Ele, deixando-nos conduzir pela Sua ação no pensar, no falar, no sentir, no agir, nos sonhar, no chorar, no brincar, no escolher… em todos os momentos. Ao convivermos com o Espírito Santo experimentamos uma profunda transformação na nossa vida.
“Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo” (At 19,6a).
Quero convidar a cada um que lê esta mensagem a rezar a oração do Veni Creator durante toda esta semana e também a passá-la para todas as pessoas com as quais tem contato:
Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com Vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós Seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos Vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por Vós possamos conhecer.
Jesus, eu confio em Vós!


sábado, 26 de maio de 2012

TENHO SEDE DE DEUS



'Deus quer falar ao seu coração... Ele o entende'
No tempo de Jesus, a vida era difícil. Como você deve saber, não havia água encanada, luz elétrica, transporte fácil, supermercados, enfim, a vida não tinha todas essas comodidades que, no dia de hoje, a gente tem o costume de chamar "essenciais".

Para fazer um percurso de uma cidade a outra, durava-se quase um dia inteiro. Por exemplo, se eu aqui em Cachoeira Paulista resolvesse visitar Aparecida do Norte, voltando a pé, levaria em torno de oito horas, se caminhasse em passos largos; isso só na ida. Hoje, de carro, eu levo meia hora, pra ir e meia hora pra voltar...
Então, pense comigo: aquela multidão que seguia Jesus era muito disposta. Bastava saber onde Jesus se encontrava e eles deixavam tudo para sair de um lugar para outro atrás Dele.

E são diversas as passagens na Bíblia, onde encontramos gente que saía atrás de Jesus sem eira nem beira, tendo, inclusive, em determinadas situações, Jesus se compadecido desse povo, pois eram como ovelhas sem pastor. Logo que sabiam que Jesus estava ali, eles corriam para ouvir Suas palavras, para pedir-Lhe um milagre e para aquecer o coração com os ensinamentos e os preceitos que o Mestre lhes dava.
Foi assim no Sermão da montanha, foi assim que aconteceu o milagre da multiplicação dos pães, logo após a cura da sogra de Pedro, onde ele teve que despedir a multidão... Foi junto para se despedir da multidão que Ele entrou numa barca onde posteriormente ele teve que acalmar as tempestades...

Quando eles estavam com o Mestre não tinham fome, nem sede. Se preciso fosse, dormiam ao relento. Para estar com o Mestre não havia um obstáculo. Tudo era resolvível para eles.

Hoje, não precisamos andar léguas para ver Jesus, pois Ele está vivo no meio de vós. Antigamente, para vê-Lo, as pessoas sofriam, se gastavam, mas hoje, Jesus está em muitas capelas espalhadas pelo mundo. No entanto, são poucos os que buscam ouvir Suas Palavras, pedir-Lhe curas e milagres, escutar os Seus conselhos.

Você tem ido à capela próxima da sua casa? Lá está o mesmo Jesus que andava por Jerusalém... É só dar uma chegadinha lá! Ele vai estar o esperando. Quer falar ao seu coração, igual como Ele falava para aquele povo. Quer curar você do mesmo jeito que Ele curava enquanto caminhava no meio daquelas multidões.

Mas ainda assim, talvez você não tenha uma capela tão perto de você, ou talvez a capela próxima da sua casa passe boa parte do tempo fechada. Mas lembre-se, Ele está no meio de nós! Pegue a Bíblia, leia, medite a Palavra. Jesus igualmente se manifesta. Eleve o seu coração pela força de uma oração. Fale com Deus. Ele o entende. Vamos, tente...

Que Jesus possa lhe dar essa "sede" que o povo daquele tempo tinha por Sua palavra. Peça; diga:

- Jesus, fonte de água viva, dá-me a graça de ter a sede da tua Palavra. Retira de mim todo o comodismo. Eu quero te buscar a todo custo, Jesus! Dá-me essa sede de te buscar. Eu quero ser forte, como aquele povo era, quando o assunto era estar contigo. Aquele povo era assim também Senhor! Dá-me a graça de ser firme e perseverante na busca pela tua presença e santidade! Amém.

SÓ HÁ VERDADEIRA SOLIDÃO ONDE FALTA DEUS



O que é Pentecostes? Em Pentecostes nós renovamos a cena do 
"Cenáculo”. Cenáculo idealmente ligado ao de Jerusalém onde, há quase dois mil anos, se verificou a primeira prodigiosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria Santíssima. Naquele dia nasceu a Igreja una, santa, católica e apostólica. Una, porque é tornada mistério de comunhão pelo Espírito, ícone da Santíssima Trindade na terra; santa, porque o Espírito conserva nos seus membros a santidade de Cristo Cabeça; católica, porque o Espírito a estimula a anunciar a todos os povos o único Evangelho de salvação; Apostólica, porque através do ministério dos Apóstolos e dos seus sucessores, o Espírito a orienta pelas veredas da história.
Naquele tremendo dia os Apóstolos receberam os dons do Espírito Santo. Jesus ressuscitado dissera aos discípulos: "Permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto" (Lc 24, 49). Isto aconteceu de forma sensível no Cenáculo, enquanto todos estavam reunidos em oração com Maria, Virgem Mãe. Como lemos nos Atos dos Apóstolos, repentinamente aquele lugar foi invadido por um vento impetuoso, e umas línguas de fogo pairaram sobre cada um dos presentes. Então, os Apóstolos saíram e começaram a proclamar em diversas línguas, que Jesus é Cristo, o Filho de Deus, morto e ressuscitado (cf. At 2, 1-4). O Espírito Santo, que com o Pai e o Filho criou o universo, que guiou a história do povo de Israel e falou por meio dos profetas, que na plenitude dos tempos cooperou na nossa redenção, no Pentecostes desceu sobre a Igreja nascente tornando-a missionária, enviando-a para anunciar a todos os povos a vitória do amor divino sobre o pecado e a morte.
O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem Ele, ao que se reduziria ela? Sem dúvida, seria um grande movimento histórico, uma instituição social complexa e sólida, talvez uma espécie de agência humanitária. E na verdade é assim que a julgam quantos a consideram fora de uma perspectiva de fé. Na realidade, porém, na sua verdadeira natureza e também na sua mais autêntica presença histórica, a Igreja é incessantemente plasmada e orientada pelo Espírito do seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é precisamente o fruto do invisível Espírito divino.
Padre Wagner Augusto Portugal

sexta-feira, 25 de maio de 2012

NÃO SE PRENDA AO PASSADO



A mulher de Ló: uma metáfora sobre o prender-se ao passado


Muitas pessoas desejam começar uma vida nova, porém, ficam presas ao passado. O olhar que deveria estar presente nos novos horizontes das possibilidades oferecidas pela vida fica perdido nos erros de um passado que já passou. Olhar em direção às possibilidades da vida é uma bonita maneira de recomeçar a caminhada. Ficar com os olhos presos a um passado mal-sucedido é dar vida a sofrimentos que já deveriam estar sepultados.
No livro de Gênesis, encontramos uma passagem em que anjos aparecem a Ló e pedem que ele e sua família deixem o território onde vivem e partam para as montanhas, pois Sodoma e Gomorra seriam destruídas. Esses seres celestes os alertaram sobre o risco que eles correriam de ser transformados em estátuas de sal se olhassem para trás na fuga. No entanto, a mulher de Ló desobedeceu, olhou para trás e se tornou uma coluna de sal (cf. Gênesis 19,17-29).
Há três tipos de pessoas: 1) as que vivem no passado; 2) as que vivem no futuro; e 3) as que vivem no presente. A mulher de Ló voltou seu olhar para Sodoma e Gomorra. Possivelmente sentiu saudade de tudo aquilo que estava deixando para trás. O gesto de voltar-se e olhar em direção a um passado pode revelar muitas coisas escondidas no coração daquela mulher.
Muitas pessoas vivem do passado. Alimentam sua vida de coisas que já se foram. Dão vida a sofrimentos que já estão sepultados. Não conseguem estabelecer uma relação saudável com o hoje de sua existência. Procuram no passado certezas que se encontram no presente.
A mulher de Ló ficou presa a um passado que não mais lhe pertencia. Por isso tornou-se uma coluna de sal. Ficou petrificada, com o olhar e o coração presos àquilo que não mais deveria ser o essencial da vida. Quando se perde o essencial da vida presente, fica-se petrificado com o coração no passado. Dar vida a um passado de sofrimentos, incompreensões, desilusões, erros, é alimentar-se de sombras.
Mesmo que desejássemos do mais profundo de nosso coração, não poderíamos fazer, nem sequer um milésimo de segundos, o que passou voltar. O que podemos fazer é nos reconciliarmos com o passado de nossa história. É vivermos o hoje como um presente de Deus. Tudo é graça! E Deus Pai nos presenteia a cada dia com o Seu amor, manifestado no dom da vida em suas múltiplas e infinitas possibilidades.
Olhar para o passado e buscar nele aquilo que não nos torna humanos é olharmos para as sombras de nossa existência e nos alimentarmos dela. Olhar o hoje de nossa história é reconhecermos a graça de Deus manifestada na esperança de um novo tempo a cada um de nós.
Padre Flávio Sobreiro

QUEREIS QUE O SENHOR VOS DE MUITAS GRAÇAS ?


São João Bosco dizia:
Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-O muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-O raramente. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes. Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus. Quereis ser vencidos? Deixai de visitar Jesus. Meus caros, a visita ao Santíssimo Sacramento é um meio muito necessário para vencer o demônio. Portanto, ide frequentemente visitar Jesus, e o demônio não terá vitória contra vós.
Quanto mais fracos nos sentimos em nossa sexualidade, em nossos pensamentos e vontade, tanto mais precisamos da Eucaristia comungada e adorada. Assim obteremos, em Jesus Sacramentado, toda força, coragem, ânimo e destemor de que precisamos.
Quando adoramos Jesus na Eucaristia, Ele nos injeta a salvação, purifica-nos e liberta-nos.
Que Jesus entre na sua casa e comece a reinar. Que o Santíssimo Sacramento se levante para abençoar o Brasil, o seu lar, seu casamento, seus filhos, sua maternidade e sua paternidade.
Monsenhor Jonas Abib

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A ORAÇÃO POTENCIALIZA NOSSA VISÃO

Em todos os momentos precisamos pedir ao Senhor que nos direcione, para que em tudo a vontade d’Ele se faça em nossa vida. Nós não temos a visão plena das coisas; e nem sempre o que se apresenta como sendo bom diante dos nossos olhos é bom, de fato
Nós não conseguimos enxergar além das aparências, por isso podemos nos equivocar facilmente. Somente com o auxílio da graça de Deus podemos fazer escolhas acertadas. São Pedro, ao propor a escolha de um novo apóstolo para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, antes de tudo orou ao Senhor, para que fosse escolhida a pessoa certa: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino! Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos”.
Aprendamos hoje com o grande apóstolo a orar ao Senhor em todos os momentos da nossa vida, para que o sonho de Deus a nosso respeito se realize plenamente.
Senhor, ensina-nos a rezar incessantemente, para que não nos desviemos da Sua vontade.
Jesus, eu confio em Vós!

UMA VISITA AO SACRAMENTO


 

"Quereis que o Senhor vos dê muitas graças?
Visitai-o muitas vezes.
Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-o poucas vezes.
Quereis que o demônio vos assalte?
Visitai raramente a Jesus Sacramentado.
Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes.
Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus.
Quereis ser vencidos? Deixai de visitar a Jesus
Meu caros, a visita é um meio muito necessário para vencer o 
demônio. Portanto, ide freqüentemente visitar Jesus, e o 
demônio não terá vitória contra vós."

Dom Bosco

quarta-feira, 23 de maio de 2012

TAL PAI, TAL FILHO


Nem sempre esta afirmação é correta

O título exprime um provérbio muito em voga na Antiguidade. Será ele válido ainda hoje? Ao leitor, a decisão! Para ajudá-lo na resposta, começo com dois fatos, assim como foram veiculados pelos meios de comunicação social.
O primeiro é do estado de São Paulo: «O filho de um comandante da Polícia Militar de São Paulo, foi preso acusado de agressão contra uma garota de programa. O comandante, ao ser procurado, o comandante-geral disse que seu filho é maior de idade e deve responder por seus atos como um cidadão comum, e que a lei deve ser cumprida».
O segundo aconteceu em Campo Grande: «Após a vítima de furto, registrar boletim de ocorrência na Delegacia, dizendo que foram levados de sua residência dois notebooks e vários eletrônicos, homens do Batalhão da Polícia Militar, para verificar o crime. Porém, antes mesmo de prender o bandido, a mãe dele reconheceu a vítima de furto e entrou em contato com a polícia, afirmando que os objetos estavam em sua casa. A guarnição prendeu o meliante, que confessou o crime e levou os militares até a residência de sua mãe».
Na opinião da maioria dos leitores dos jornais, que divulgaram tais notícias, o pai e a mãe estão de parabéns. Cito apenas dois comentários, a partir da notícia de Campo Grande:
«Coragem e honradez dessa mãe! É preferível que o bandido vá preso a vê-lo, amanhã, morto. Bandido prolifera porque os pais fingem que não sabem de nada e muitos até se aproveitam dos roubos. Pais, denunciem! Assim vocês estarão ajudando seus filhos a trilharem o caminho do bem!».
«Se todas as mães vissem seus filhos como algumas os veem, provavelmente estaríamos ajudando mais a eles! Infelizmente, não somos todas que temos essa capacidade de amar com o desprendimento que muitas têm!».
De minha parte, só posso agradecer a Deus pela multidão de pais que assumem sua missão com coragem e generosidade. Como todos, eu também sei das dificuldades enfrentadas por eles para manter a família unida e educar os filhos. Por isso, ofereço a eles e aos jovens alguns tópicos da mensagem preparada por Bento XVI para o Dia Mundial da Paz, celebrado no dia 1º de janeiro de 2012 – cujo conteúdo é sempre atual:
«A educação é a aventura mais fascinante e difícil da vida. Educar – na sua etimologia latina “educere” – significa conduzir para fora de si mesmo ao encontro da realidade, rumo a uma plenitude que faz crescer a pessoa. Este processo alimenta-se do encontro de duas liberdades: a do adulto e a do jovem. Isso exige a responsabilidade do discípulo, que deve estar disponível para se deixar guiar no conhecimento da realidade, e a do educador, que deve estar disposto a dar-se a si mesmo. Mas, para isso, não bastam meros dispensadores de regras e informações; precisa-se de testemunhas autênticas, ou seja, de testemunhas que saibam ver mais longe do que os outros, porque a sua vida abraça espaços mais amplos. A testemunha é alguém que vive por primeiro o caminho que propõe. Caros jovens, vocês são um dom precioso para a sociedade.
Diante das dificuldades, não se deixem tomar pelo desânimo ou pelas falsas soluções que frequentemente se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas. Não tenham medo de se empenhar, de enfrentar fadigas e sacrifícios, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação.Saibam que vocês podem servir de exemplo e estímulo para os adultos, e tanto mais o serão quanto mais se esforçarem por superar as injustiças e a corrupção, quanto mais desejarem um futuro melhor e se comprometerem a construí-lo. Cientes de suas potencialidades, não se fechem em si próprios, mas trabalhem por um futuro mais luminoso para todos. Nunca se sintam sozinhos! A Igreja confia em vocês, acompanha-os, encoraja-os e deseja oferecer-lhes o que tem de mais precioso: a possibilidade de levantar os olhos para Deus e de encontrar Jesus Cristo – ele que é a justiça e a paz».
Dom Redovino Rizzardo, cs
Bispo de Dourados

terça-feira, 22 de maio de 2012

SANTA RITA DE CÁSSIA

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se numa vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.
Tiveram dois filhos, e ela como mãe buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.
Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo.
Seu esposo acabou sendo assassinado. Não demorou muito, seus filhos também morreram.
Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor.
Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa.
Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito, devido a humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava aos outros. E teve que viver resguardada.
Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez sofrer por 4 anos.
Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida.
Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

ESCOLHE SEGUIR A TRILHA DA VERDADE

“Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos” (Salmo 118).
Desde que começamos o dia pela manhã precisamos fazer a escolha do caminho que devemos trilhar ao longo do dia. Em outras palavras, precisamos tomar uma firme decisão pelo bem e pela verdade, porque muitas propostas nos são oferecidas, mas que nem sempre nos conduzem à vida e à felicidade. Ao passo que quando decidimos seguir o caminho certo, e submetemos todas nossas decisões a Jesus, Ele as abençoa e nos dá a graça de levá-las a bom termo.
“Confia teus negócios ao Senhor e teus planos terão bom êxito” (Provérbios 16,3).
Não comecemos o dia deixando-nos conduzir pelos problemas, pela vulnerabilidade e muito medo pelos medos e preocupações. Supliquemos ao Senhor a graça de sermos conduzidos pelo Espírito Santo, como Ele mesmo o foi durante a Sua caminhada terrena.
Jesus, eu confio em Vós!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coroação pastoral familiar

QUANDO VENCEMOS A BATALHA ?


Quando amamos somos vencedores, porque o Senhor combate por nós. O amor vence sempre, porque "o amor vem de Deus", e mais ainda: "Deus é amor". No mundo em que vivemos, podemos transformar pelo menos o ambiente em que vivemos com gestos concretos de amor - dos mais simples aos mais complexos, ou seja, desde dar um sorriso para alguém até socorrer quem sofreu um acidente. O amor é uma fonte copiosa de coragem que nos impulsiona, e precisamos pedir ao Senhor em todos os momentos que nos ensine a amar como Ele ama. Quanto mais amamos, tanto mais nos parecemos com Deus. "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus" (I Jo 1,7). Jesus manso e humilde de coraçăo, fazei o nosso coraçăo semelhante ao vosso, fazei-nos viver o amor e a reconciliaçăo
Jesus, eu confio em Vós!

NOSSA SENHORA UM GRANDE SINAL NO CÉU


Você pode encontrar em todos os santos da Igreja católica uma marca: O amor a Nossa Senhora. Nenhum santo da Igreja foi santo sem o auxílio da Virgem Maria. Eu pergunto: Quem é maior que São Francisco? Quem é maior que Santo Antônio ? 
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Jesus olhou pra João o discípulo amado, do alto da cruz e hoje olha para você. Se você é discípulo amado de Jesus, você tem que receber o que Ele deu. Na hora em que Ele mais sofria, olhou para João e disse: Eis aí a tua mãe. Então temos que fazer como todos os santos e santas da Igreja amar Nossa Senhora. Tem muita gente que diz que Nossa Senhora é uma mulher qualquer. Mas todos os santos da nossa igreja sempre tiveram um grande amor a Nossa Senhora. Você tem essa marca de Deus ? Você tem esse amor a Nossa Senhora? 
Nosso Senhor nos ensina com clareza, para que amemos os nossos inimigos. Sabemos que Nossa Senhora é a mulher, que o Senhor anunciou no Gênese, porque o próprio Deus a chama de mulher. O quarto mandamento da lei de Deus é honrar pai e mãe. Jesus foi quem mais honrou Maria Santíssima. Maria é aquela mulher que esmagaria a cabeça de satanás e foi confirmada no apocalipse capítulo 12 ver citação:
Meus irmãos quero começar com essa passagem do antigo testamento Cântico dos Cânticos 6, 8-10 Há sessenta rainhas, oitenta concubinas, e inumeráveis jovens mulheres, uma, porém, é a minha pomba, uma só a minha perfeita, ela é a única de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Ao vê-la, as donzelas proclamam-na bem-aventurada, rainhas e concubinas a louvam. Quem é esta que surge como a aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?
Quero explicar alguns títulos de Nossa Senhora que estão no antigo testamento e no ofício da imaculada conceição.
“Estrela da manha, Deus vos salve cheia de graça divina, formosa e louçã”
João fala no livro de apocalipse, que Jesus é a estrela da manhã. Não estamos endeusando Nossa Senhora. Nossa fé católica é cristocêntrica. Ninguém mais do que Nossa Senhora, depois de Deus pode nos ajudar tanto a servir a Jesus.
Essa conversa de que a virgem Maria atrapalha não é verdade. Ela quem mais amou Jesus e nos leva a Ele. Quem ama a Nossa Senhora leva você para a fé católica. Nossa Senhora sustentou com ofício e terço a fé de gerações. Quem aqui nasceu na roça? O que nos sustetava lá eram nossas novenas, devoções que nossas mães passavam para nós.
Satanás sabe muito bem que quem está com a virgem Maria, estará com Jesus. Como é que Deus humilha satanás ? Deus vence o demônio, com uma criatura de dele que é Nossa Senhora. O que mais o humilha o demônio, é ser vencido por Nossa Senhora. Por isso meus amados, não se deixe envenenar pelo demônio. Jesus sabendo que seus discípulos o reconhecem como filho de Deus, então faz o anúncio da cruz. É quando São Pedro diz que isso não te aconteça Senhor! E Jesus o repreende dizendo Afasta-te de mim satanás! Na mesma hora ele foi usado por Deus e por satanás..talvez as pessoas estejam cheias de Deus e do Espírito Santo, mas quando falam mal de Nossa Senhora estão agindo pelo mal.
Quando as pessoas olham e vêem a estrela da manhã, que é a última da noite e a primeira que aparece antes do sol, lembramos do sol. Nossa senhora aparece em nossa vida como esta estrela da manhã. Quando você olha para o céu e vê nossa senhora, aí vem o sol, aí vem Jesus na sua vida, vem e traz o perdão e vida em abundância. Não tenha medo de invocar Nossa Senhora, ela é essa estrela que brilhará em nosso céu. Tenha certeza que ela vai trazer toda luz de Deus para você e para os seus.
Outra imagem que quero trazer do ofício de nossa senhora “Deus vos salve virgem trono do grão Salomão, Arca do concerto, velo de Gedeão” Arca do concerto que dizer “Arca da Aliança”. Você que tem essas dúvidas sobre fazer imagens pega comigo: Êxodo 25, 10-14 “Farão uma arca de madeira de acácia, seu comprimento será de dois côvados e meio, sua largura de um côvado e meio, e sua altura de um côvado e meio. Tu a recobrirás de ouro puro por dentro, e farás por fora, em volta dela, uma bordadura de ouro. Fundirás para a arca quatro argolas de ouro, que porás nos seus quatro pés, duas de um lado e duas de outro. Farás dois varais de madeira de acácia, revestidos de ouro, que passarás nas argolas fixadas dos lados da arca, para se poder transportá-la.”
Não deixe que qualquer um coloque você no bolso católico. Conheça a bíblia que é a palavra Senhora é intercessora, tranfde Deus. A imagens dos querubins e de Nossa Senhora são imagens que nos leva para perto de Deus. Você é imagem e semlehança de Deus. Não é idolatria e nunca será! Veja que é a própria palavra que nos diz: Ex 25, 22 “ Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens.”
Quem aqui tem sua mãe já na eternidade? Quem tem uma foto da sua mãe ? Claro que ali não é a pessoa mas a imagem da pessoa. Isso não é idolatria é amor alguém que você ama. A Igreja não ensina a idolatrar, mas guardar com zelo e com amor. As imagens dos santos e da Virgem Maria nos leva para perto de Deus.
Eu fico imaginando Nossa Senhora grávida de Jesus e adorando seu Deus. Jesus não tem Pai biológico, Jesus tem o Pai do céu. Deus se fez carne, com a carne de Maria. Jesus tinha a humanidade da sua mãe santíssima. Você quer encontrar Nossa Senhora? Ela só tem Jesus para lhe dar. Encontrando-se com ela você vai encontrar com o Senhor da tua vida. 
Tem gente que diz assim: Ela é uma qualquer! Você acha que Jesus fica feliz quando falam isso da mãe dele ?! Ame Nossa Senhora e você estará agradando a Jesus. O Primeiro grande doutor mariano foi São Cirilo. A Igreja venera a festa da mãe de Deus a Theteokos no primeiro dia do ano.
Nossa Senhora é a mãe de Deus, pois Jesus é Deus desde sempre. E claro que isso é um mistério. Para se exaltar a Jesus, se Exalta Nossa Senhora. Não tenha medo! Você deve amar Nossa Senhora porque essa é a vontade de Deus. Nossa Senhora é para ser venerada, e não para ser adorada. Adoração somente a Deus, só a trindade. Amados irmãos sei que você que está com problemas, você está querendo ouvir os milagres, mas preciso dizer da doutrina para você não ficar balançado com qualquer um, que chega e fala contra Maria na tua vida.
Deus vos salve relógio que andando atrasado, serviu de sinal ao verbo encarnado.” Nossa orma 600 litros de água no mais precioso vinho. Nossa Senhora é aquela que tanto adianta a hora como vai lá no seu passado e o tranforma. Por digo: Tudo pode ser mudado pela força da oração. Apocalipse 12
Aceite Nossa Senhora em sua vida. Deixa Nossa Senhora cuidar de você. Deixa seu coração invadir por essa certeza. Não estou aqui eu que sou a sua mãe ?
Frei Josué Pereira de Sousa

domingo, 20 de maio de 2012

O ROSÁRIO


Uma oração que Nossa Senhora ama
Você reza o terço? Já viu imagens de Nossa Senhora representando-a tal como apareceu em Lourdes e em Fátima? Maria está com o terço na mão. Ela acompanhou silenciosamente, passando as contas, o terço que a menina Bernardete rezava na gruta de Lourdes. E, em Fátima, também com o terço na mão, a Santíssima Virgem pediu aos Três Pastorinhos que o rezassem todos os dias.
Tomara que algum dia você possa dizer, como o Papa João Paulo II: «O Rosário é a minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade!». Mas, para isso, será preciso que comece a rezá-lo e, se já o reza com frequência, que aprenda a fazê-lo cada dia melhor. Vamos ver como podemos fazer isso.
Primeiro, vencer as dificuldades:
1) Uma primeira dificuldade: “Não sei rezar o terço”, “Não conheço os vinte 'mistérios' (ou seja, os cinco correspondentes a cada um dos quatro 'terços' que compõem o rosário), não os sei de cor”. Solução: comprar logo, ou pedir a alguma pessoa amiga, algum folheto ou livrinho de orações (há muitos!) que traga a explicação dessa oração: como rezá-lo, quais são os mistérios, que mistérios devem ser rezados nos diferentes dias da semana… É fácil. Pessoas simples aprenderam tudo isso em pouco tempo. Se você “quer”- se “quer” mesmo - não lhes ficará atrás.
Um esclarecimento: a pessoa que o reza sem conhecer ou lembrar os “mistérios” faz, mesmo assim, uma oração válida, ainda que, naturalmente, ele fique incompleto (mas é melhor rezá-lo incompleto do que não rezá-lo)
2) Segunda dificuldade: “Não tenho terço” (o instrumento, o terço material, com as contas, a cruzinha, etc.; ou então o terço em forma de anel, que se usa girando no dedo). Compre-o, que é baratíssimo, e, enquanto não o tiver, conte nos dedos. Mas tenha em conta que vale a pena usar o terço material: se o seu terço (de contas ou de anel) foi bento por um padre ou diácono, ao usá-lo para rezar você ganhará indulgências (Por sinal, você sabia que pode ganhar nada menos que a indulgência plenária - com as devidas condições -, quando o reza em família, ou comunitariamente, num grupo?).
3) Terceira dificuldade: “Não tenho tempo de rezar o terço”. Essa desculpa “não gruda”. O terço pode ser rezado, se for preciso, andando pela rua, fazendo exercício físico de corrida, indo de ônibus, metrô ou trem, guiando carro (melhor do que se irritar com o trânsito), na sala de espera do médico ou do laboratório, em casa, entre outros. E você pode rezá-lo sentado, andando, de joelhos e até deitado (se estiver doente ou em repouso forçado, etc.).
Por sinal, não sei se você sabe que, nas livrarias católicas, são vendidos CDs com o rosário e que também há arquivos em áudio para player portátil. Basta ligar o áudio e ir respondendo ou acompanhando o que ouve.
4) Finalmente, a dificuldade mais comum é a aparente monotonia. “Dizemos sempre a mesma coisa”. “A repetição de tantas Ave-Marias acaba ficando mecânica, cansativa, sem sentido”. “De que adianta fazer uma oração tão repetitiva, que fica rotineira, parece oração de papagaio…”?
Deus faça que, após tê-las lido e, sobretudo, depois de tentar aplicá-las, você dê a razão às palavras de São Josemaria: «Há monotonia porque falta Amor».
Padre Francisco Faus

Coroação Escola Monsenhor Bicalho

sábado, 19 de maio de 2012

UMA LEMBRANÇA FELIZ

Sempre precisamos relembrar os bons ensinamentos que aprendemos e marcaram a nossa vida, mas que são esquecidos ao longo do tempo.
Lembro-me de algo muito simples, mas tão salutar que fez e faz toda a diferença na minha vida: sempre que eu saía de casa, minha avó dizia: “Que o anjo do Senhor a leve em paz e a traga em paz”.
Algo também muito marcante – e eu sempre volto a “beber dessa fonte” – é uma Palavra que o Senhor me deu num momento muito importante e decisivo da minha vida: “Eis o Deus que me salva, tenho confiança e nada temo” (Isaías 12,2a).
Peça, hoje, ao Espírito Santo para trazer, à sua memória, as âncoras adormecidas em você, verdadeiros remédios para o tempo em que você está vivendo.
Espírito Santo, vinde, hoje, em nosso auxílio e redesperte todos os bons ensinamentos adormecidos em nós.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O SIGNIFICADO MÍSTICO DO “PELO SINAL DA SANTA CRUZ”


Segundo o padre Marcelo Rossi:
“O Sinal da Cruz é uma oração importante que deve ser rezada logo que acordamos, como a nossa primeira oração, para que Deus, pelos méritos da Cruz de Seu Divino Filho, nos proteja durante todo o dia.
Com este Sinal, que é o sinal do cristão, nós pedimos proteção contra os nossos inimigos. Que inimigos?”
(†) Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio.
(†) Livrai-nos Deus, Nosso Senhor: com esta segunda cruz sobre os lábios, estamos pedindo para que de nossa boca só saiam palavras de louvor: louvor a Deus, louvor aos Seus Santos e aos Seus Anjos; de agradecimento a Deus, pois tudo o que somos e temos são frutos da Sua misericórdia e do Seu amor e não dos nossos méritos; que as nossas palavras jamais sejam ditas para ofender o nosso irmão.
(†) Dos nossos inimigos: a terceira cruz tem como objetivo proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus."

EUCARISTIA , NOSSO REMÉDIO CONTRA AS DOENÇAS ESPIRITUAIS




Você precisa ser uma pessoa profundamente eucarística, porque só o calor que emana da Santíssima Eucaristia pode matar todos os “micróbios espirituais” adquiridos numa vida sexual errada. Assim como se coloca uma seringa contaminada para ser esterilizada numa autoclave, é preciso estar diante de Jesus Sacramentado para sermos descontaminados de toda impureza.

Só por meio da Santíssima Eucaristia, comungando frequentemente e adorando Jesus no Santíssimo Sacramento é que conseguiremos forças para prosseguir numa vida de santidade.

Se você contraísse qualquer doença grave, é certo de que tomaria todos os remédios que o médico lhe indicasse. O remédio para acabar com as doenças espirituais é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma.

Comungando o Corpo do Senhor, nossos pensamentos, sentimentos, ideias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 17 de maio de 2012

TUDO O MAIS NOS SERÁ DADO EM ACRÉSCIMO


No Sermão da Montanha, Jesus mostra um Pai providente para uma multidão preocupada, apresentando o cuidado de Deus para com Seus filhos e, com isso, pedindo que o povo não se prendesse às coisas materiais, como faziam os pagãos.
O Senhor nos pede que busquemos, em primeiro lugar, as coisas do céu e tudo mais nos será dado em acréscimo. E o nosso acréscimo vem não só em coisas materiais, mas também em um sorriso quando estamos tristes, um conselho quando estamos confusos ou uma palavra.
Precisamos ter Deus como foco de tudo, pois, no momento em que O tiramos de nossa vida, nossos problemas começam a aparecer. E só é capaz de experimentar a Providência Divina aquele que se prostra diante de Deus Pai em adoração.Nós estamos "em estado de caminhada", ou seja, ainda não estamos prontos. E enquanto caminhamos, vamos nos aperfeiçoando, dessa forma, Deus nos molda da melhor forma possível e esse molde se chama Divina Providência.
Assim como Jesus ensinou Seus discípulos que eles não deveriam levar alimento, nem ouro, prata ou cobrar qualquer coisa por aquilo que fizessem em nome de Deus, Ele nos ensina que devemos dar de graça tudo aquilo que recebemos de graça do Pai.
Mas entenda que isso não quer dizer que devemos nos acomodar e simplesmente aguardar a ação da Providência Divina, pois Deus ajuda aquele que trabalha em Seu nome, e não aquele que busca o comodismo e a facilidade em sua vida.
Jesus diz a Pedro que aqueles que deixaram seu lar em nome d'Ele receberiam em acréscimo muitas graças e, ao fim, estariam sentados em doze tronos, de onde julgariam as doze tribos de Israel. Contudo, Cristo acresceu que, junto de tudo isso, também haveria as perseguições.
Viver da Providência Divina é cooperar com Deus, mas é preciso compreender que o caminhar com o Altíssimo não é feito apenas de bons momentos, já que Jesus nunca nos prometeu isso. O Senhor nos disse que não seria fácil, mas que, ao fim, tudo valeria a pena.
O cuidado de Deus se manifesta de muitas formas em nossa vida, desde os gestos mais simples do dia a dia à providência de grandes necessidades. Talvez esse gesto seja o sorriso do seu marido, o abraço da sua mãe ou um simples almoço em família.
O amor de Mãe é o maior exemplo da Providência de Deus em nossa vida. Essa Mãe tem um nome: é Maria. Em vez de abrir a boca para murmurar sobre os seus problemas, abra-a para pedir a intercessão de Nossa Senhora com a oração do santo terço e, com isso, faça o inferno se abalar.
Deus nos preparou o céu, e nós temos um longo caminho a percorrer ainda nesta vida. O caminho que vamos percorrer é o mesmo para todos, mas o que realmente importa é como você vai percorrê-lo. Nele será que você estará atento à ação de Deus na sua vida ou passará todo o tempo sem se preocupar com as coisas do Alto?
Para que você experimente o cuidado de Deus Pai você precisa deixar que Ele entre em sua vida. Chega de caminhar com as próprias forças, pois não conquistamos nada sozinhos! E lembre-se de que mesmo diante do seu sofrimento, Deus cuida de você.
Você quer ser feliz? Quer fazer a experiência da Providência de Deus? Então faça a experiência do amor do Pai, que nos ama com um amor de Mãe. Uma mãe jamais se esquece de seu filho, e Deus diz que, mesmo que isso aconteça, Ele jamais se esquecerá de você.
Alexandre de Oliveira 
Missionário da Comunidade Canção Nova