Campanha SOS Matriz

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ensaio-Dedicar a vida a servir a Deus,a resposta para como ser feliz.

Dedicar a vida a servir a Deus
A resposta para como ser feliz.

Uma vida inteiramente dedicada a Deus, este é o único caminho para a verdadeira felicidade neste mundo onde sabemos estarmos todos por uma passagem tão curta. E dedicar a vida a Deus não é tão difícil quanto se possa pensar. Podemos viver Deus em nosso dia a dia, nas relações com as pessoas no nosso trabalho, na rua, em casa, no encontro casual com estranhos, enfim, levando uma vida inteiramente comum. Servimos inteiramente a Deus suportando nossas adversidades com fé e resignação, sendo humanos e sensíveis à dor e ao sofrimento dos outros, cuidando dos que são colocados em nosso caminho, sendo verdadeiramente sinceros, bons e honestos, enfim, podemos dedicar inteiramente a vida a Deus sendo nós ricos ou pobres, cultos e letrados ou analfabetos, trabalhadores de calos nas mãos ou doutores, balconistas de lojas ou empresários, pais ou filhos. Podemos dedicar nossa vida a Deus e sermos verdadeiramente felizes e para isso só precisamos compreender a vontade divina e buscarmos a sabedoria de Deus, e ambas estão no coração de quem realmente se entrega a Deus.
Disse Santo Agostinho, filosofo do séc. 03: “A compreensão é a recompensa da fé” e “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”. E lembremos ou procuremos conhecer a parábola do bom Samaritano e o Evangelho Mt 25,31-46 quando Cristo nos ensina a reparar à nossa volta as obras de nosso caminho. Muitas vezes saímos em busca de fazer “a vontade de Deus” e não reparamos que estamos deixando de lado as obras que “Ele” coloca em nosso caminho no dia a dia. È importante saber que, às vezes, precisamos reconhecer nossos desacertos e recomeçar, mudar de caminhos, de condutas, e só os verdadeiramente humildes conseguem ver os próprios erros e serem fortes mudando a si mesmos quantas vezes forem precisas.
Então, unindo fé, paciência, humildade verdadeira, oração e obras pequenas ou grandes podemos de fato encontrar o caminho para sermos verdadeiramente felizes.

Roberto C. G. Nascimento (Betão).
Jornalista Reg. Profissional

PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS


Padeceu sob Pôncio Pilatos


Na Profissão de Fé do Papa Paulo VI, ele disse: "Cremos que Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo sacrifício da cruz, nos remiu do pecado original e de todos os pecados pessoais cometidos por cada um de nós; de sorte que se impõe como verdadeira a sentença do apóstolo: 'onde abundou o delito, superabundou a graça'" (cf. Rm 5,20) (n.17).

Os apóstolos deixaram claras as razões da morte de Jesus: "Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras" (cf. 1Cor 15,3). "Foi Ele quem nos amou e enviou Seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados" (cf. 1Jo 4,10). "Foi Deus que, em Cristo, reconciliou o mundo consigo" (cf. 2 Cor 5,19). Ele significou isso e o antecipou durante a Última Ceia: "Isto é meu corpo, que será dado por vós" (Lc 22,19). João Batista viu e mostrou, em Jesus, o "Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo" (Jo 1,29). O Senhor é o Servo Sofredor que se deixa levar, silencioso, ao matadouro e carrega o pecado das multidões, é o verdadeiro Cordeiro Pascal.

São Pedro explicou o projeto divino de salvação: "Fostes resgatados da vida fútil que herdastes de vossos pais, pelo sangue precioso de Cristo, como de um cordeiro sem defeitos e sem mácula, conhecido antes da fundação do mundo, mas manifestado, no fim dos tempos, por causa de vós" (1Pd 1,18-20).
A Igreja ensina que "os pecados dos homens, depois do pecado original, são punidos com a morte" (cf. Rom 5,12; §602); então, por meio de Jesus, Seu Filho amado, Deus supre essa exigência: "Aquele que não conhecera o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que, por ele, nos tornemos justiça de Deus" (2Cor 5,21).
O Catecismo ensina que "nenhum homem, ainda que o mais santo, tinha condições de tomar sobre si os pecados de todos os homens e de se oferecer em sacrifício por todos. A existência em Cristo da Pessoa Divina do Filho, que supera e, ao mesmo tempo, abraça todas as pessoas humanas, e que o constitui a cabeça de toda a humanidade, torna possível seu sacrifício redentor por todos" (§616).
Jesus assumiu livremente, morreu por nós, agiu de maneira soberana: "Ninguém me tira a vida, mas eu a dou livremente" (Jo 10,18). É "o amor até o fim" (cf. Jo 13,1) que confere o valor de redenção e reparação, de expiação e de satisfação ao sacrifício de Cristo. Ele mesmo vai ao encontro da morte; Seu desejo era fazer a vontade do Pai. “'Eis-me aqui... eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade'. Graças a esta vontade é que somos santificados pela oferenda do Corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas" (cf. Hb 10,5-10). "Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar sua obra" (Jo 4,34). O sacrifício de Jesus "pelos pecados do mundo inteiro" (cf. 1Jo 2,2) é a expressão de sua comunhão de amor ao Pai: "O Pai me ama, porque dou a minha vida" (Jo 10,17). "O mundo saberá que amo o Pai e faço como Ele me ordenou" (cf. Jo 14,31).

A morte de Jesus faz parte do mistério do projeto de Deus, como explica São Pedro em Pentecostes: "Ele foi entregue segundo o desígnio determinado e a presciência de Deus" (At 2,23); mas isto não quer dizer que os traidores de Jesus cumpriram, “na marra”, uma decisão de Deus. Não, todos agiram livremente e foram culpados. O Senhor estabelece Seu projeto eterno de salvação da humanidade, incluindo nele a resposta livre de cada homem à sua graça. (cf. §600)

Cristo foi obediente ao Pai "até a morte de cruz" (Fl 2,8); assim realizou sua missão expiadora do Servo Sofredor que "justificará a muitos a levar sobre si as suas transgressões", como profetizou Isaías. Mas, por que as autoridades crucificaram Jesus? Muitos atos e palavras d'Ele foram um sinal de contradição para as autoridades religiosas de Jerusalém, como tinha dito o velho Simeão (Lc 2, 34). Aos olhos de muitos parece que Jesus agia contra as instituições essenciais do povo judeu: a Lei de Moisés, o Templo e a fé no único Deus, Javé. 
A morte de Jesus foi verdadeira. Como disse o profeta Isaias: "Ele foi eliminado da terra dos vivos" (Is 53,8) e "Minha carne repousará na esperança, porque não abandonarás minha alma no Hades, nem permitirás que teu Santo veja a corrupção" (At 2,26-27).

A Igreja ensina que, durante a permanência de Cristo no túmulo, “Sua Pessoa Divina continuou a assumir tanto a Sua alma como o Seu corpo, embora separados entre si pela morte. Por isso o Corpo de Cristo morto "não viu a corrupção" (At 2,27) (Cat. §630). A Ressurreição de Jesus "no terceiro dia" (1 Cor 15,4; Lc 24,46) foi a prova disso, pois os judeus acreditavam que a corrupção do corpo começava a partir do quarto dia. 
Felipe Aquino

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TENHAMOS A HUMILDADE DE APRENDER SEMPRE


A vida é um aprendizado constante, por isso nunca podemos perder a oportunidade de aprender. Ninguém sabe tudo. Como é bom termos a humildade de perguntar alguma coisa quando não sabemos ou de acolher uma novidade quando alguém nos fala algo que não sabíamos! Isso deve ser motivo para nos alegrarmos, porque significa que estamos dentro do dinamismo da vida: aprender sempre. Há um ditado que diz: “Ninguém é tão pobre que não tenha o que dar, e ninguém é tão rico que não tenha o que receber”. Podemos traduzi-lo assim: “Ninguém é tão limitado que não tenha o que ensinar, e ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender”.
Nós aprendemos com os fatos, com a natureza, com as pessoas, de maneira especial com as crianças . Fiquemos atentos para não perdermos nenhuma oportunidade de sempre  enriquecer a nossa vida com um novo aprendizado.
“Meu filho, aceita a instrução desde teus jovens anos; ganharás uma sabedoria que durará até a velhice” (Eclo 6,18).
Jesus, eu confio em Vós!

NÃO E DEIXE ABATER PELO DESANIMO


Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!'" (At 16,6-9). 
Para chegar até lá [Macedônia], eles tinham de atravessar o mar. Então, depois da visão que teve, Paulo partiu para anunciar a Boa Nova àquele povo.
Meus irmãos, isso vem nos dizer o quanto precisamos ser cheios do Espírito Santo. Paulo e Timóteo perceberam que Deus estava lhes indicando o caminho, porque eram pessoas cheias do Espírito Santo, eram pessoas de oração, decididas a fazer a vontade do Senhor. Então, o Espírito os conduziu para Filipos e, para lá eles foram sem conhecer nada, pois nunca tinham ido para aqueles lados.
Uma coisa muito bonita é que Paulo, num dia de sábado, viu um lugar de oração à beira de um rio. Lá, ele encontrou um grupo de mulheres e ficou em oração com elas. Elas, certamente, estranharam a presença de homens naquele lugar. Mas foi ali que eles, a partir das Escrituras, falaram-lhes de Jesus. Entre aquelas mulheres estava Lídia, muito atenta e de coração aberto para receber a Palavra. Ela foi batizada e insistiu para que Paulo ficasse em sua casa. Tendo ela muita influência sobre as outras pessoas do lugar, Paulo teve a oportunidade de fazer a evangelização de muitos. O apóstolo estava na Ásia Menor e o Senhor o levou para a Europa, depois para o outro lado, na Grécia.
Estamos vindo de uma situação em que Paulo foi apedrejado pelos próprios judeus, de tal maneira que ele parecia estar morto. Mas as perseguições não o seguraram. 
Deus não quer que desanimemos, e não podemos, realmente, desanimar. Quando assumimos nossa vida cristã, vivemos o Cristianismo radicalmente e, assim, começamos a trabalhar pelo Senhor – seja qual trabalho for – e nos tornamos "inimigos do inimigo". Então, ele [o inimigo] começa a nos perseguir. Mas não podemos desanimar, não podemos esperar que o demônio nos deixe à vontade, porque é uma luta e ele vai armar ciladas contra nós. 
O demônio é covarde, ele é um vilão que "dá um tapa e esconde a mão", faz-nos pensar que é o Senhor quem está fazendo isso em nós. 
Quantas vezes somos injustos com Deus e nos revoltamos contra Ele, pensando que é Ele quem nos está fazendo sofrer? Quando deixamos de ser radicais e voltamos atrás por causa dos sofrimentos, também deixamos de servir o Senhor. A partir daí, aquele que é ladino ataca a nossa saúde e a de nossos familiares; ele ataca nossas finanças, causa-nos desemprego, nos faz entrar em dívidas. Ele é covarde e faz tudo isso. Existe, meus irmãos, minhas irmãs, este tipo de perseguição. O inimigo quer nos derrotar. Tolos somos quando sedemos ao ataque dele. 
Quantos de nós desanima na vida cristã por causa do sofrimento, das dores! São Paulo, na Carta aos Efésios, capítulo 6, nos diz:"Não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares" (Ef 6,12). Eles estão por aí em enorme quantidade e sabem onde nos atingir. Aquilo que mais nos atinge – pode ser filho, marido, esposa, mãe, pessoas que amamos muito – o inimigo usa para nos tirar do Senhor. 
Hoje é um dia em que o Senhor está falando forte para mim e para você: "Meu filho, ser cristão para valer, como todos precisamos ser, e entrar na evangelização vai nos ocasionar perseguições, dores, sofrimentos".
Ore comigo: "Senhor, dá-nos a Sua graça. Se desanimamos, se largamos tudo, obrigado porque tens misericórdia e estás de braços abertos para nos acolher e perdoar os nossos pecados. Senhor, tem piedade de nossas fraquezas, principalmente se desanimamos. Obrigado, Senhor, porque me recebes. Eu estou voltando. São desencontros no serviço, injustiças que me desanimam. Senhor Deus, perdoa-me. Eu quero ser cristão, quero viver a vida cristã, quero trabalhar por Ti, sem voltar atrás. Obrigado, porque voltei! Obrigado, porque me acolhes, abraças-me. Eu recebo este abraço e lhe digo: Eis-me aqui, o Teu filho, a Tua filha, vou reassumir o meu serviço por Ti". 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

APRENDA A VIVER COM JESUS


Ser discípulo é aprender com Jesus. Ele nos ensina como ensinou a Seus discípulos. Com Ele, vamos aprendendo um modo novo de viver e de ver a vida. Os seus problemas não podem ser o centro da sua vida. Você não pode centralizá-la nas suas dificuldades, nas doenças, nas pessoas. 

Hoje é um dia para se fazer um balanço: fazermos a melhor escolha. Se eu estou centrando a minha vida em qualquer outra coisa, eu não ando, não caminho, não me desenvolvo, não deixo que Jesus a transforme para que eu me torne cada vez mais parecido com Ele. 

Jesus se fez Homem para nos ensinar a viver como criaturas humanas. É certo que Ele encontre em você, – como encontrou naquele jovem rico (cf. Mateus 19,16-29) –, disposição. Ele aposta em você, e além da disposição, Ele precisa encontrar em você um profundo desejo de segui-Lo e de mudar de vida. 

Talvez você já estivesse no caminho, mas parou na “mediocridade”, ou seja, no mais ou menos, satisfeito no ponto em que chegou. Mas hoje é dia de deixar a mediocridade e decidir-se por Jesus, ser discípulo d'Ele, querer ser semelhante a Ele. Viver como Ele viveu, amar como Ele amou, enfim, ser como o Senhor. Peça essa graça ao Espírito Santo. Reze, lute, não desanime!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

VOCE JÁ ERROU NA VIDA ?


Reconheça a queda e levante a cabeça

Quero lhe falar sobre uma história real. Trata-se da vida de um jovem que, aos 25 anos de idade, não tinha mais nenhuma perspectiva, não conseguia ver esperança, apenas um vazio existencial. 
Os dias iam passando e o desespero aumentava no coração dele por não avistar uma saída. A entrada para o mercado de trabalho lhe parecia muito difícil. Sem faculdade e sem currículo, quem o contrataria? Quanto ganharia? Quem ganha bem é quem tem um excelente currículo e uma boa formação acadêmica. Casar-se e formar família também era complexo, já que não conseguia administrar sua própria vida. Então, não conseguia mirar uma vida de fidelidade a uma única mulher; e outro ponto se tornava ainda mais distante de sua vida: ter filhos e dar a eles educação moral e cristã. 
Situações que resultavam numa conclusão: não havia perspectiva profissional, não havia esperança de ser um bom esposo e um bom pai. Além desses fatos, ele havia jogado fora todas as oportunidades que estiveram em suas mãos, uma delas foi a carreira profissional de futebol de salão. O mais complicado para este jovem era pensar que não havia mais jeito de dar a volta por cima. Não existia esperança para sair do caos.Não sei a sua idade nem o quais são suas perdas; só sei de uma coisa: em meio a uma situação de desesperança, é hora de tomar cuidado para não perder dois valores: a alegria e a esperança. 
A letra de uma música diz: "reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima". Jovem, é preciso reconhecer a queda, reconhecer a perda, reconhecer-se pequeno, mas não desanimar. 
Consciente de que para levantar e dar a volta por cima é preciso o auxílio do Alto, do Céu, levante a cabeça e acredite, pois é possível começar um tempo novo. Levantar-se, porque sem Deus é arriscado. Levantar-se com Deus é humildade. 
"A alegria do coração é a vida da pessoa, tesouro inesgotável de santidade; a alegria da pessoa prolonga-lhe a vida. Tem compreensão contigo mesmo e consola teu coração; afugenta para longe de ti a tristeza. A tristeza matou a muitos e não traz proveito algum" (Eclo 30,23-25). Essa passagem bíblica nos apresenta um valor que deve ser cultivado: a alegria. 
Jesus é o seu amigo e está junto de você nestes momentos tão difíceis. Ele é o único que não pode estar presente na Sua lista de perdas. “Eu vos chamo amigos” (Jo 15, 15). O lindo desafio para este dia é virar a folha e começar a escrever um tempo novo. Coloque, no início dessa folha, a frase "Jesus é meu amigo"; isso é o bastante para você dar a volta por cima. 
Este jovem, hoje, tem 43 anos de idade, é casado há 15 anos e tem três filhos. Este jovem sou eu! Hoje, sou “semeador de alegria e esperança” e aprendiz na descoberta de valores em meio às perdas. Não  canso de repetir: "Com Deus tem jeito!
Cleto Coelho

PREPARANDO PARA UM BOM COMBATE


Um bom combatente, quando se prepara para o combate, além de treinar muito bem, precisa estar equipado com as armas que lhe serão úteis. O combate espiritual é semelhante, porém as armas usadas são outras.


Faz-se essencial também, neste período, o jejum como forma de intercessão para que tudo corra bem, para que todos os fiéis participantes, os pregadores, músicos, animadores e a equipe de suporte seja abençoada com a graça de Deus em todos os momentos.

Por isso, convidamos você, que está se preparando para este encontro, a fazer esta prática de jejum. O escolhido foi o 'jejum de Daniel'.

Como fazer
 

Jejuar, sem propósito definido, é como vagar num túnel escuro, sem saber para onde ele nos levará. Por isso, tenha claramente seu propósito definido. Esse é o primeiro passo.

Por três semanas somos convocados ao jejum parcial – compreende a abstinência de determinados alimentos, assim como fez Daniel e seus companheiros (Dn 1, 8-15). Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor.

Deve-se evitar alimentos que mais saciar nosso gosto do que as necessidades reais do nosso organismo, como doces, refrigerantes, excesso de frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares com os quais estamos apegados. Pessoas que não podem fazer nenhum tipo de restrição na alimentação poderão fazer "jejum" de determinadas atividades ou costumes, como televisão, conversas ou outras coisas.

Lembre-se: jejum consta de algum sacrifício na alimentação. No primeiro dia, faz-se a consagração do jejum num momento de louvor e adoração. Neste dia, fale para Deus sobre suas intenções, para que vai oferecer seu sacrifício (peça que o Espírito Santo lhe revele o que será a motivação do seu tempo de penitência).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

EUCARISTIA NOSSO TESOURO


A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele" (João 6,55-56). 
Quem recebe a Eucaristia recebe o Corpo do Senhor. É o Senhor que permanece em nós e nós, n’Ele. Diante de tantas dificuldades e tribulações, o nosso auxílio está em Jesus vivo e presente na Eucaristia. Este é o nosso tesouro! 
Ore comigo: 
"Senhor, te adoro pela Tua humildade em te fazeres presente simplesmente numa hóstia consagrada. Tu és Deus, Rei e Senhor, e toda a minha existência está em Tuas mãos. Tu estás no controle de todas as coisas e de todos os acontecimentos da minha vida. Hoje a minha adoração é esta: colocar a minha vida no controle das Tuas mãos. Não quero mais ficar controlando e dirigindo a minha vida, mas sim, saber que tudo está sendo controlado e regido por Tua autoridade. Essa é a maior graça e segurança para a minha vida. Obrigado porque estás presente na Eucaristia, e dali levanta a Tua súplica ao Pai, por mim. Obrigado, porque pedes por todas as minhas necessidades e colocas em meu coração amor ardente pela Tua presença real no Santíssimo Sacramento. Ofereço a minha vida. É tudo o que tenho, em troca do grande presente: Tu se dás a mim na Eucaristia. Amém!"
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ESCUDO DA FÉ


Efésios 6,16: “Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno.” Durante todo este acampamento, estaremos trabalhando o capítulo seis da Carta de São Paulo aos Efésios, na certeza de que o justo vive pela fé!
Para servir ao Senhor, precisamos ser obedientes Deus. Não adianta, fazermos ou falarmos muitas coisas, se você não entender que a fé só será vivida através da obediência. 
Quem vive na obediência, Deus age na providência.
Acompanhe comigo estas citações e perceba a importância da fé para o combatente:
Efésios 6,16: “Em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno.”
Romanos 1,5: “Por ele recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de trazermos à obediência da fé, para a glória de seu nome, todas as nações;”
Precisamos viver a obediência a Deus, inteiramente a Ele.
Precisamos buscar o conhecimento, o discernimento e a sabedoria que vem de Deus para combatermos pela fé:
Êxodo 24, 7 : “Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o SENHOR falou e obedeceremos”.
Notem que povo do antigo testamento não tinha medo de obedecer a Deus.
Para vencermos as tribulações, precisamos acreditar em Deus. Josué 24,24: ”O povo disse a Josué: “Serviremos ao SENHOR, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz”. A obediência sempre foi e sempre será a garantia da fidelidade.
Muitos de nós perdemos a fé e a alegria de se lançar do querer de Deus. Como você quer vencer o combate se você não acredita mais? Precisamos urgentemente colocar a nossa sua fé em prática e acreditar nas promessas de Deus.
Precisamos ter a coragem de recomeçar, começar novamente, fazer de maneira nova todas as coisas. O verdadeiro combatente é aquele que vive com Cristo por Cristo e em Cristo.
Outra passagem que quero convidar você para ler comigo está em Hebreus 10,32-39: “Lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas, ora apresentados em espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações, ora solidários com os que assim eram tratados. De fato, compartilhastes os sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa”.
De fato, é preciso que persevereis, para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu.
Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não me agradarei mais nele. Nós não somos desertores, para nossa perdição. Perseveramos na fé, para a nossa salvação”. 
É tempo de constância de perseverança, chega de moleza. Você quer ir para o céu então lute. Todo dia é dia de recomeçar. É preciso fé, porque a fé é a esperança daquilo que não se vê. Precisamos empunhar o escudo da fé, porque, este é o escudo dos combatentes. Coragem tenha fé, não abandoneis pois a vossa coragem, é preciso que perseverar até o fim. 
O bom combatente é aquele que permanece firme até o fim! 
Renove a sua fé, sua esperança, volte a sonhar, é preciso ser audacioso! 
A fé é o único alimento insubstituível em sua vida! Ela é o único alimento que te fará um guerreiro verdadeiramente, por isso busque, lute e peça a graça de Deus para conquistá-la.
A cada dia precisamos viver a nossa fé de uma maneira concreta, precisamos ter atitudes de fé. 
Não basta apenas acreditar, é preciso viver como quem sabem em Quem acredita!
Para você vencer o bom combate você precisa se lançar em Deus, através do conhecimento e da obediência à Palavra de Deus. 
É a fé que fará você lutar pela santidade, é ela que te dará a coragem de lutar e se preciso for dar a sua vida pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! 
É preciso obedecer, é preciso ter fé, porque assim a graça vai chegar! Não desista tenha fé, atua graça vai chegar, porque eu creio em um Deus que sonha os meus sonhos e as suas promessas vão se cumprir! 
Padre Bruno

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

QUE ESPÍRITO SANTO NOS TRANSFORME PROFUNDAMENTE


Ao longo da nossa caminhada, passamos por muitas situações difíceis e guardamos, no coração, as emoções reprimidas, os medos, as críticas… Isso faz de nós pessoas desconfiadas. Para tudo nós já temos uma resposta pronta e ficamos sempre na defensiva.
Quantas vezes repreendemos as pessoas em nosso íntimo? Imaginamos situações, por meio das quais humilhamos os demais, tentando mostrar para nós mesmos que estamos certos, que somos melhores. Precisamos nos abrir ao amor de Deus para que a vida nova brote dentro de nós.
Jesus está insistindo conosco: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15,9-10).
Permita que o Espírito Santo remexa no mais profundo do seu ser e o transforme por dentro e por fora.
Jesus, eu confio em Vós!

PROCURANDO A TAL FELICIDADE


Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado! 
Querido povo de Deus, o encontro com o Senhor é a própria felicidade. Mas eu lhe pergunto: o que é felicidade? 
Para responder esta pergunta, convido você a pegar comigo o Evangelho de São João (Jo 4,1-26), para refletirmos sobre a felicidade a partir do encontro da Samaritana com o Senhor. Esta mulher foi até o poço para buscar água, mas não esperava que fosse encontrar Aquele que saciaria toda a sede de sua alma. 
A Samaritana, a princípio, não reconheceu o Senhor, ficou espantada com Seu pedido, porém, no diálogo, reconheceu que Aquele que pedia água era Ele mesmo o poço, a fonte que mataria toda a sede de sua alma, era o Senhor a fonte de sua felicidade. 
A felicidade é uma construção. Inúmeras vezes, a confundimos com euforia; mutos a querem encontrar em forma de “pílulas”, acham que é possível comprá-la. Para o mundo, ser feliz é ter bens, dinheiro, riqueza; nós, muitas vezes, nos envolvemos também nesta dinâmica, nos colocamos à “caça de um tesouro”, mas perdemos nesta busca quando tiramos os olhos do verdadeiro Tesouro que é o Senhor, consequentemente, em vez de sermos felizes, caímos na decepção e na angústia. 
A felicidade somente se realiza plenamente no encontro com o Senhor, por isso, quando estivermos tristes, abatidos, derrotados, sem esperança, precisamos fazer como a Samaritana,e corrermos ao poço para beber da Água Viva que Jesus pode dar.
Quando vivemos em prol de saciar apenas os instintos da nossa carne, não encontramos a felicidade, pois ela está na confiança em Deus a partir de uma vida de santidade. Já afirmava o salmista: “Para mim, um dia nos teus átrios vale mais que mil em outro lugar; estar na porta da casa do meu Deus é melhor que morar nas tendas dos ímpios” (Sl 84,11).
Meus irmãos, um modelo de pessoa feliz é a Virgem Maria. Quando olhamos para sua vida, entendemos o que é ser feliz. Muito mais do que euforia ou momentos de alegria, ela, humana como nós, nos deixou o exemplo de que a felicidade pode ser construída a partir das contrariedades humanas, desde que fundamentada na vontade de Deus. Ela sofreu muito; entre as dores, estavam a dureza de se colocar a caminho, grávida, para ajudar sua prima Isabel e, depois, o sofrimento do deserto, o calvário com seu Filho Jesus, tudo isso para fazer cumprir a vontade do Senhor. Assim ela foi feliz.
Gostaria que, neste momento, você pudesse refletir sobre seus desesperos, angústias, suas dores e contrariedades. Que, desta forma, a partir do modelo da Samaritana, da Virgem Maria, você possa se encontrar com o Senhor. 
Todos nós buscamos a felicidade, queremos alcançá-la, e para isso deixo como direção a Palavra de Deus. Na primeira carta de São Pedro, encontramos alguns ensinamentos para sermos felizes: 
“Sede todos unânimes, compassivos, fraternos, misericordiosos e humildes. Não pagueis o mal com o mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, abençoai, porque para isto fostes chamados: para serdes herdeiros da bênção. De fato, quem quer amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e seus lábios de falar mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem, busque a paz e vá ao seu encalço. Pois os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos à sua prece, mas o rosto do Senhor volta-se contra os malfeitores”. (1 Pd 3, 8-12)
Portanto, se queres ser felizes, não tenha medo de ir até o poço e encontrar-se com Jesus; desta forma, confiar a Ele toda a sua vida e toda a sua família. Coloque-se a caminho da vontade de Deus, mesmo que esta lhe traga muitas contrariedades, mas, certamente, com o Senhor, encontrando-se com Ele, você será feliz na vontade de Deus. 
Que Deus nos abençoe! E como a Virgem Maria possamos ser felizes. 
Padre Reginaldo Manzotti 

domingo, 26 de agosto de 2012

A ESPERANÇA É A CARACTERÍSTICA DOS QUE CREEM



A esperança é a característica de que creem, mesmo em meio a tantas tribulações e fraquezas humanas. É ela que garante a nossa salvação por meio de Deus. Mas é Ele quer contar com uma reação positiva da nossa parte, o nosso sim pela vida, a nossa colaboração para reagirmos e ajudarmos os outros a fazer o mesmo.

Jesus, eu confio em Vós!

VOCE CUIDA DOS OUTROS, DEUS CUIDA DOS SEUS


"Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família" (Atos 16,31).

Crer, hoje, não é apenas acreditar "de cabeça". Não é apenas acreditar que o Senhor nos manda realizar. Hoje o Senhor nos manda evangelizar! Hoje o Senhor nos diz, como disse a Paulo: 

"Não temas! Fala e não te cales. Porque Eu estou contigo. Ninguém se aproxima de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade" (Atos dos Apóstolos 18, 9b-10). 

Na sua casa, na sua família, na sua cidade, em seu país e também fora "um povo numeroso lhe é destinado". Vá trabalhar! Vá, não tenha medo, entregue-se ao trabalho do Senhor! Como eu já disse numa pregação: enquanto você cuida dos outros, Deus cuida dos seus. Creia nisso! 

Deus é fiel e está com você. Enquanto você está nos grupos de oração, nas pastorais, nas ruas, cuidando e rezando pelos demais, o Senhor está em sua casa cuidando dos seus. Os grandes profetas realizaram maravilhas e fizeram a diferença por onde passaram porque acreditaram no Senhor e foram além de suas próprias aparentes capacidades. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


COMO CONHECER A SI MESMO


A vida é uma difícil aventura de viver consigo mesmo

A vida é uma difícil aventura de viver consigo mesmo. Muito daquilo que vemos nos outros são apenas reflexos do que nossa alma insiste em não aceitar. O outro, por vezes, se torna um espelho diante de uma realidade que não aceitamos em nós mesmos. A mais longa viagem que podemos fazer é para dentro do nosso próprio coração. Em territórios desconhecidos, os sentimentos ainda não reconciliados com nosso coração sempre são inimigos a serem combatidos em uma guerra sem fim.
Quem não aprende a viver consigo mesmo, dificilmente conseguirá conviver com o próximo. Somente quando aprendemos a caminhar com leveza, por entre os espinhos de nossa alma, é que conseguimos observar que as flores também se encontram lá. O fruto da vida só é doce quando temos a coragem de vivenciar os processos de amadurecimento dos sentimentos que amargam a nossa história. 
Muitos se acostumaram a fazer da vida um eterno plantão de reclamações. Acordam pela manhã reclamando do trabalho e das pessoas com quem terão de conviver durante o dia. Passam o dia reclamando de pequenas coisas que já se tornaram, em sua vida, montanhas de aborrecimentos. E como não bastasse, ainda se dão ao luxo de sonharem que estão reclamando de alguma coisa que ficou pendente durante o dia. 
Pessoas que se encontram nesta etapa de intolerância geralmente não consideram ninguém digno de confiança, não possuem amigos nem suportam ninguém. Não tem confiança em ninguém, porque não confiam em si mesmas; não tem amigos, porque não são mais amigas de si mesmas; e não suportam nenhuma pessoa, porque não suportam a si mesmas. 
Muito mais triste do que reclamar é alguém ter que conviver com todos estes sentimentos que fazem da alma um espaço de trevas onde a luz do amor, da bondade e da paz não conseguem entrar. Acostumou-se a viver na escuridão de seus próprios sentimentos. Enxergar a luz do sol da verdade é tão dolorido quanto assumir os erros diante das verdades tão claras diante da vida.
A mudança interior começa quando assumimos a nossa responsabilidade diante das escolhas que fazemos na vida. Não adianta culpar o outro pelo mundo que criamos em nosso coração. Por vezes, será preciso nos aventurarmos na descoberta de nós mesmos e tomarmos consciência dos pecados que habitam nossos corações, lutarmos para vencermos uma batalha, na qual a verdade será sempre vencedora.
Quem deseja enganar a si mesmo, com as ilusões que cria diante dos seus próprios erros, faz da vida uma mentira e se perde nos territórios paganizados de sua alma. 
Jesus conhecia o coração do ser humano, por isso mesmo o Seu olhar era sempre de misericórdia. Os erros de um tempo passado só poderiam ser deixados para trás se a pessoa aceitasse a salvação em sua vida. 
A cada dia somos chamados a fazer da vida a mais bela escola, na qual cada erro se torna um degrau para os acertos de uma nova vida que começa a ser construída a partir da vida nova que Jesus nos convida a viver.
Padre Flávio Sobreiro

sábado, 25 de agosto de 2012

A FELICIDADE É SE APROXIMAR DE DEUS


A pureza de coração é uma bem-aventurança, um caminho seguro para a felicidade. Quanto mais buscamos a purificação do nosso coração, mais nos tornamos amigos íntimos de Deus, como diz o salmista: “Mas, para mim, a felicidade é me aproximar de Deus, é por minha confiança no Senhor” (Sl 73,28ab).
Peçamos, hoje, ao Senhor a graça de fazermos desta bem-aventurança – “Felizes os puros de coração poque verão a Deus” (Mt 5,8) –  um programa de vida e segui-lo fielmente.  Rezemos unidos a todo povo de Deus:
 ”Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!” (Sl 50,12)
Jesus, eu confio em Vós!

PELA GRAÇA DE DEUS, VOCE AGUENTARÁ FIRME ATÉ O FIM


Estando em oração, o Senhor me disse: "Hoje eu que sou o Senhor estou plantando sementes". E Ele me mostrava que quando se semeia sementes não se semeiam muitas, mas um punhado. Nós somos sementes. E esse clima chuvoso é muito propício para uma plantação desabrochar.
Você se recorda daquela passagem onde Jesus compara a Si mesmo com um grão de trigo? (cf. Jo 12,24) Para uma semente, no primeiro momento, é uma "decepção" ser plantada. Colocam-na numa cova. É preciso que ela seja enterrada, umedecida e possa brotar, desabrochar. Se o grão de trigo cair na terra e não morrer fica só e vai ser só um grão de trigo. Mas se ele aceita ser semeado e sepultado, de dentro dele, o germe de vida que já existe vai brotar. E brotando, esse germe de vida vai produzir uma planta e aquela planta vai produzir frutos e aqueles frutos produzirão muitas sementes.
Hoje, o Senhor está dizendo: "Aqui eu estou semeando, estou plantando. Você é a minha semente". Faça como Jesus: aceite, do fundo do seu coração, ser semeado como semente. O Senhor escolheu o melhor dia, o melhor clima, uma chuvinha para isso. Diga que você é este grão que o Senhor está dizendo que quer semear.
Ore comigo: "Uma vez que é vontade tua, Senhor, eu aceito também ser semeado. Aceito morrer em tudo aquilo que tenho de exterior para que essa vida do Espírito possa desabrochar em muitos outros. Dentro de mim existe vida divina, mas Tu não queres que essa vida fique apenas em mim. Eu aceito ser sepultado para que esse germe produza vida em muitas outras pessoas. Eu aceito passar por tudo para que tua vontade se faça, para que essa vida germine em muitas pessoas".
O mundo de hoje está sendo um mundo de escândalos, de corrupção. A Palavra de Deus diz que os ímpios se corromperam, mas os sábios entenderam. Vemos em Daniel 7,13-14: "Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido. A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído." 
Assim como o mundo inteiro viu o desastre de 11 de setembro pela televisão, nem precisará televisão e o mundo inteiro verá o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com poder e glória. Foi isso que Deus mostrou a Daniel.
Foi terrível o que o povo vivia na época de Daniel e Deus fez todas as revelações a ele num momento de tremendo fracasso. Além de mostrar a reconstrução do Templo, Deus mostrou a Daniel o império que viria. Já faz muito tempo que não há um império no mundo – o último foi o império romano. Mas a Bíblia mostrou que viria um império pior que todos os outros anteriores contra os cristãos. 
Imagine eu amarfanhando na mão um bouquê de flores. Foi isso que o império romano fez com o Cristianismo. Foram diversos imperadores se sucedendo e cada um com mais fúria que o outro. Por trás deles estavam Lúcifer e os infernos. Mas os que foram martirizados naquele tempo foram sementes, das quais hoje descendemos. De onde veio o Evangelho, a salvação de Jesus? Da Europa, de Roma. 
Nós estamos sofrendo muito pouco em vista do que virá. Eu entendo seu sofrimento, sua angústia, os problemas que você enfrenta, mas eu preciso lhe dizer que esse sofrimento é muito pouco. 
Haverá um pior império do que o império romano. Somos sementes para esse defronte final. Aguenta firme! E tu, que foste escolhido para isso, vai até fim. 
Vamos ver o comecinho de Daniel 12: "Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento. Então, entre os filhos de teu povo, serão salvos todos aqueles que se acharem inscritos no livro. Muitos daqueles que dormem no pó da terra despertarão, uns para uma vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna. Os que tiverem sido inteligentes fulgirão como o brilho do firmamento, e os que tiverem introduzido muitos (nos caminhos) da justiça luzirão como as estrelas, com um perpétuo resplendor."
Veja a glória que o Senhor reserva para você. Inteligentes, nesta passagem, sãos que entenderam a Palavra de Deus e deram suas vidas pelo resgate de muitos.
Veja agora Daniel 12,12-13: "Feliz quem esperar e alcançar mil trezentos e trinta e cinco dias! Quanto a ti, vai até o fim. Tu repousarás e te levantarás para (receber) tua parte de herança, no fim dos tempos."
Agora, o Senhor diz a você: "Tu, que eu escolhi como semente para enfrentar este império, vai até o fim”. Agora é tempo de aguentar firme.
Senhor, é só pelo teu Espírito Santo - e só por Ele - que podemos aguentar firmes até o fim. 
O Senhor, hoje, diz a você: "Pela minha graça, pelo meu Espírito você irá até o fim. Vai até o fim! Pelo meu Espírito, você vai. Eu estou dizendo: 'você vai'. Acolhei a minha resistência. Eu pus em vós muito de sentimento. Usareis a emoção para socorrer àqueles que precisam de socorro, para amardes a toda prova, mas não para enfrentar as situações. É com a rigidez do meu Espírito que ireis resistir à tribulação de agora e à tribulação maior que virá. Sede resistentes". 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PARA QUE SOFRER SOZINHO ?

Naquele dia em que gritei , vós me escutastes, ó Senhor” (Sl 137).
Como o salmista, ao longo de todo este dia, lancemos um grito ao Senhor, em todas as circunstâncias. Talvez até achemos que somos capazes de resolver todas as coisas sozinhos, mas é um engano pensarmos assim. Precisamos e dependemos do auxílio do Senhor.
“Naqueles dias, a Rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. Prostrou-se por terra, desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: Deus de Abrãao, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor” (Ester 4,17).
A nossa atitude precisa ser também como a da Rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas, nas pessoas e nos bens que possuía, muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.
Aconteça o que acontecer, neste dia de hoje, lancemos um grito ao céu: “Senhor, salva-me, livra-me do mal”.
Jesus, eu confio em Vós!

A DEUS SE OUVE COM CORAÇÃO




Neste Salmo está o centro da voz de Deus, e quem diz isso é o próprio Senhor por meio do salmista: "Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: 'Não fecheis os vossos corações'" (Salmo 94).

Meus irmãos, está aqui uma revelação do Senhor: "Ouvi a minha voz, e segui adiante por todo o caminho que Eu vos indicar para serdes felizes" (Jeremias 7,23).

É uma infelicidade o fato de pensarmos que as leis divinas são um fardo para nos fazer infelizes. Por isso, o Senhor nos pede: “Não fecheis os vossos corações”. Aqui, Deus não fala de ouvidos, mas de coração, porque a Ele se ouve com o coração. Por isso é preciso tê-lo cada vez mais aberto, mais dócil, porque é assim, com essa docilidade, que o Senhor vai nos falar e vamos conseguir ouvi-Lo. Ele está nos indicando o caminho, e se o seguirmos seremos felizes.

Tudo o que o Senhor nos ensina, precisamos passar para todas as outras pessoas. Mas se elas não quiserem nos ouvir, temos de rezar por elas, pedindo que o Espírito Santo as ilumine para que ouçam a voz do Senhor e vivam segundo a vontade divina.

"Senhor, tira a surdez do coração de cada um de nós, e, ao pedir isso por nós, pedimos também pelos nossos. Tira a dureza e a desobediência do nosso coração. O que eu peço por mim, Senhor, peço pelos meus, para que eles sejam felizes e para que, na nossa casa, sejamos felizes e ajudemos os outros a serem também".

Irmãos, o Senhor está nos mostrando o segredo da felicidade: ouvir a voz d'Ele e seguir esse caminho. "Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente" (Jeremias 7,24).

Qualquer pessoa, qualquer família, qualquer nação que não ouve a voz do Senhor ao invés de andar para frente, vai andar para trás. Essas não são palavras dos padres nem do Santo Padre, são do próprio Deus.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SANTA ROSA LIMA




Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: "Você é bonita como uma rosa!".

Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência".

A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: "O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto".

Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: "Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco".

Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.

Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

QUE O ESPÍRITO NOS TRANSFORME PROFUNDAMENTE


Ao longo da nossa caminhada, passamos por muitas situações difíceis e guardamos, no coração, as emoções reprimidas, os medos, as críticas… Isso faz de nós pessoas desconfiadas. Para tudo nós já temos uma resposta pronta e ficamos sempre na defensiva.
Quantas vezes repreendemos as pessoas em nosso íntimo? Imaginamos situações, por meio das quais humilhamos os demais, tentando mostrar para nós mesmos que estamos certos, que somos melhores. Precisamos nos abrir ao amor de Deus para que a vida nova brote dentro de nós.
Jesus está insistindo conosco: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15,9-10).
Permita que o Espírito Santo remexa no mais profundo do seu ser e o transforme por dentro e por fora.
Jesus, eu confio em Vós!

OS DONS DE DEUS NÃO É BRINQUEDO


Ao receber ordens de Deus para libertar seu povo, Moisés se mostra totalmente impotente, mas então o Senhor lhe dá forças por meio do cajado que ele levava consigo para pastorear as ovelhas. A partir de então, o cajado foi abençoado com o poder de Deus para pastorear o povo. E Moisés, com o cajado de Deus nas mãos, com o poder divino, foi ao alto do monte para orar.
Nossa oração precisa de muito poder, mas nenhum de nós o tem. Ou seja, a oração simplesmente humana não tem efeito algum. Por isso, como Moisés, só podemos subir “ao monte da oração” com o poder de Deus nas mãos. E o Senhor o pôs à nossa disposição – ao derramar sobre nós Seu Espírito, o Espírito com o qual foram criadas todas as coisas –, que está manando em nós rios de água viva. Portanto, os dons do Espírito Santo, e principalmente a oração do Espírito – em línguas – é que nos permitem usufruir o poder de Deus. Pois: “O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois nós não sabemos rezar como convém: mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8,26).
É importante, assim, entender que a oração em línguas não é um brinquedo de criança, para se pegar, usar e, então, cansados, jogar fora. É com esse “cajado” que o Senhor quer que subamos a “montanha da oração” para vencer qualquer batalha contra seus inimigos. Moisés levantava o cajado de Deus na oração e Israel vencia. Ao interceder orando, cantando no Espírito, estamos levantando o cajado de Deus, a cruz de Jesus, a salvação.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NASCEU DA VIRGEM MARIA


Concebido pelo poder do Espírito Santo

Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho ao mundo, que nasceu de uma mulher..." (Gl 4,4). No tempo determinado por Deus, no auge do Império Romano, o maior que a humanidade já conheceu, no reinado de Otávio Augusto (30 aC – 14dC),  o Filho Único do Pai, a Palavra Eterna, o Verbo, a Imagem substancial do Pai encarnou-se no seio da Virgem Maria sem perder a natureza divina, assumindo a natureza humana. A Igreja ensina que Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, pois isso foi revelado por Deus.

“O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo... O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,30-35).

Deus escolheu a Virgem Maria para ser a mãe de Seu Filho. "Cheia de graça", a Imaculada é "o fruto mais excelente da Redenção". Desde o primeiro instante de sua concepção, ela foi preservada do pecado original e permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda a sua vida (cf. §508). Esse dogma de fé foi proclamado, solenemente, pelo Papa Pio IX, em 1854, pela Bula Pontifícia “Inefabilis Deus”. Ela é, verdadeiramente, a mãe de Deus, a mãe do Filho Eterno de Deus feito homem. 

Maria "permaneceu Virgem concebendo seu Filho, ao dá-lo à luz, ao carregá-lo. Virgem ao alimentá-lo de seu seio, virgem sempre, a serva do Senhor" (Lc 1,38). No “Credo do Povo de Deus”, Paulo VI disse: “Cremos que Maria Santíssima, que permaneceu sempre Virgem, tornou-se Mãe do Verbo Encarnado, nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo; e que por motivo desta eleição singular, em consideração dos méritos de seu Filho, foi remida de modo mais sublime, e preservada imune de toda a mancha do pecado original; e que supera de longe todas as demais criaturas, pelo dom de uma graça insigne”(n. 14).

E Paulo VI confirma que Nossa Senhora foi elevada ao céu de corpo e alma, dogma da assunção, proclamado, solenemente, pelo Papa Pio XII, em 1950, pela Bula Pontifícia “Munificientíssimus Deus”.

“Associada por um vínculo estreito e indissolúvel aos mistérios da Encarnação e da Redenção, a Santíssima Virgem Maria, Imaculada, depois de terminar o curso de sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celestial; e, tornada semelhante a seu Filho, que ressuscitou dentre os mortos, participou antecipadamente da sorte de todos os justos. Cremos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja, continua no céu a desempenhar seu ofício materno, em relação aos membros de Cristo, cooperando para gerar e desenvolver a vida divina em cada uma das almas dos homens que foram remidos” (n. 15)
Para salvar a humanidade, Jesus precisava ser Deus e Homem ao mesmo tempo, para poder ser o mediador entre Deus e os homens e poder oferecer à Justiça Divina uma reparação humana, mas de valor infinito, que só o Senhor pode oferecer. A Carta aos Hebreus diz que: “por isso convinha que ele se tornasse em tudo semelhante aos seus irmãos, para ser um pontífice compassivo e fiel no serviço de Deus, capaz de expiar os pecados do povo” (Hb 2,17).
A Igreja ensina que Jesus Cristo é “verdadeiro Deus” e “verdadeiro homem”, na unidade de Sua Pessoa Divina: por isso Ele é “o único mediador entre Deus e os homens” (1Tm 2,4). A Pessoa de Jesus é divina, mas Ele possui duas naturezas: a divina e a humana, não confundidas, mas unidas na única Pessoa do Filho de Deus. Cristo tem inteligência e vontade humanas, perfeitamente concordantes e submetidas à sua inteligência e à sua vontade divinas que tem em comum com o Pai e o Espírito Santo.

A Igreja teve de enfrentar várias heresias que negavam a humanidade plena de Jesus ou a sua divindade. Houve a heresia chamada “monarquianismo” (dinamista e modalista), a qual defendia Jesus como sendo um mero homem que, no momento do batismo, foi revestido de poder (dynamis) divino. Jesus era, portanto, considerado um “homem especial adotado por Deus como Filho”. O mentor desta heresia foi Teódoto de Bizâncio, que o Papa São Vítor (189-199) excomungou em 190. O bispo Paulo de Samósata, homem ambicioso, apoiou essa heresia no século III.

O monarquianismo modalista ensinava que o Filho era o próprio Pai ou “o modo pelo qual o Pai se manifestava”; assim, o Pai teria padecido na cruz. O Papa Zeferino (198-217) afirmou a Divindade de Cristo e a unidade de essência em Deus sem negar a diversidade de pessoas do Pai e do Filho. O Papa Calisto (217-222) também combateu a heresia. O modalismo foi sistematizado pelo sacerdote Sabélio, em Roma, e estendido ao Espírito Santo. O modalismo não via nas Pessoas Divinas senão “modos” de ação de um só Deus; não pessoas reais individualizadas. A teoria de Sabélio foi combatida em Roma também por Santo Hipólito.

Em 325, o Concílio Universal de Nicéia, o primeiro da Igreja, condenou a terrível heresia chamada arianismo, de Ário, um sacerdote de Alexandria, no Egito. Ele ensinava que Jesus não era Deus, mas a mais bela criatura de Deus, por meio de quem o Pai teria criado todas as coisas. Foi uma heresia que deu muito trabalho à Igreja, porque alguns imperadores romanos cristãos se tornaram hereges e protegeram esta heresia (Constâncio II, Valente). No ano 431, no Concílio de Éfeso, a Igreja condenou a heresia de Nestório, Patriarca de Constantinopla, pois este ensinava que em Jesus há duas pessoas, e que Maria não era mãe de Deus, apenas mão do homem Jesus. O Concílio de Éfeso disse que Maria é “Theotókos” (Mãe de Deus).

Outra heresia foi o “apolinarismo’, de Apolinário de Laodicéia. Ele negava que Jesus tivesse alma humana, condenada pela Igreja; outra foi o monofisismo de Êutiques, um monge de Constantinopla que negava a natureza humana de Jesus; condenada pela Igreja no Concílio Ecumênico de Calcedônia, em 451, pelo Papa Leão Magno. Outra foi o “monoteletismo” de Sérgio, patriarca de Constantinopla; ele negava que Jesus tivesse uma vontade humana; condenada pelo Concílio de Constantinopla III, em 680. E outras menos importantes.

Se Jesus não fosse perfeitamente homem e perfeitamente Deus, não poderia ser o Redentor da humanidade; essa era a questão chave que a Igreja defendia e defende.
Felipe Aquino