Campanha SOS Matriz

terça-feira, 8 de maio de 2012

SÃO PEREGRINO



Padroeiro dos doentes de câncer     São Peregrino nasceu na cidade de Forli, Itália, em 1265. Foi um jovem idealista e de personalidade muito forte. Em 1283, o papa Martinho IV enviou o superior geral dos Servitas, São Filipe Benício, para estabelecer a paz na cidade de Forli. Durante sua missão, São Filipe encontrou forte resistência por parte de um grupo de pessoas, dentre eles, São Peregrino, que se rebelou contra "o missionário do papa", expulsando-o da cidade.
    Mais tarde, arrependido do que fizera, Peregrino correu ao encontro do santo homem e pediu-lhe perdão. São Filipe acolheu-o afavelmente e deu-lhe o perdão em nome do Senhor Jesus. A partir de então, desprezando as vaidades terrenas, São Peregrino decidiu seguir o caminho das virtudes e converter-se ao Cristianismo.
    Certo dia, enquanto orava na Igreja de Santa Maria da Cruz, apareceu-lhe visivelmente a Virgem Maria, que assim lhe falou: "Tu te chamas Peregrino. E Peregrino serás de nome e de fato. É preciso que vás à cidade de Sena. Ali encontrarás os frades chamados Servos da Virgem Maria. Insiste com eles para que te recebam em sua campanha". Ouvindo isso, pôs-se a caminho de Sena. Foi acolhido pelos frades, que o receberam em sua companhia e o vestiram com o santo hábito da Ordem dos Servos de Maria.
    Mais tarde, por ordem do superior, acabou voltando para Forli, sua cidade natal, para pôr fielmente em prática a lei do Senhor. Peregrino destacava-se pela caridade que tinha com os pobres e pelo zelo apostólico. Um de seus grandes feitos em vida, foi a conversão de 30 ladrões, que se tornaram penitentes e eremitas. Domava de maneira extraordinária o corpo com vigílias, jejuns e cilícios. Comia sempre de pé e rezava ajoelhado. Durante a noite, não se deitava: passava o tempo rezando hinos e salmos. Meditava sem cessar a lei de Deus e empenhava-se com todas as forças para imitar os exemplos de Cristo.
    Um inchaço numa perna provocou em Peregrino o surgimento de uma chaga infecciosa. À chaga e ao inchaço da perna juntou-se o câncer, que exalava um mau-cheiro insuportável para os que o assistiam e para ele próprio. Por isso, passou a viver isolado dos confrades. Era visto pelo povo com um novo Jó, tão graves eram as suas dores e sua debilidade física. No entanto, apesar de encontrar-se nessa situação, não se queixava da sorte, mas suportava a enfermidade e o sofrimento com ânimo forte, confiante na palavra do Apóstolo que diz: "Quando sou fraco, então é que sou forte".
    Os médicos decidiram que seria necessário amputar-lhe a perna. Na véspera do dia marcado para a operação, durante a noite, Peregrino resolveu apelar a Jesus Cristo, seu Salvador. Com as forças que lhe restavam, arrastou-se sozinho até à sala capitular, onde havia uma imagem do Crucificado. Enquanto rezava, acabou adormecendo. No sono, viu Jesus descer da cruz e curar a perna, apagando qualquer vestígio da doença. Ao acordar, deu-se conta que a perna estava curada e tão robusta como se jamais tivesse estado doente!
    São Peregrino morreu no dia 1º de maio, com 80 anos, vítima de febre alta. Numerosos milagres aconteceram sobre seu túmulo na Igreja dos Servos de Maria, em Forli. O santo foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII e proclamado "Padroeiro dos Cancerosos" pelo Papa Pio XII.
Oração
    Evocação
    Oh Deus, que destes a São Peregrino um anjo como companheiro, Nossa Senhora como sua mestra, e Jesus como médico para sua enfermidade; te suplicamos, nos conceda pelos méritos deste santo, que enquanto vivamos neste mundo, amemos intensamente ao nosso Anjo da Guarda, à Virgem Santíssima, e o nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário: