Campanha SOS Matriz

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O ANEL ESPICOPAL

 


O anel episcopal simboliza o compromisso que o bispo tem de guiar a Igreja, esposa de Jesus Cristo.

O anel episcopal exprime o mistério nupcial de Cristo e da Igreja. O Bispo, imitando Jesus Cristo, era considerado esposo da Igreja a ele confiada. Com o anel, o Bispo é o esposo da Igreja local e é-lhe pedido que seja fiel e puro na fé e na conduta da vida. O Anel Pastoral, co
m ouro e pedras preciosas – normalmente ametista, é também um dos ornamentos obrigatórios dos Bispos cristãos, que o vincula a sucessão apostólica e ao poder sacramental para transmitir as bênçãos e principalmente as ordens sacras.

Beijar o anel Episcopal à mão de um Bispo é o sinal externo e visível do respeito e submissão devotados ao poder clerical. Significa a união do bispo com a Igreja e sua inquebrantável fidelidade.

Por isso que ao venerarmos o nosso bispo, beijamos o seu anel. Em sinal de submissão, respeito, reconhecimento à sua autoridade como pastor das nossas almas, ao poder dado a ele como sucessor dos apóstolos. Saibamos então, que nada é por acaso, essas coisas todas na igreja tem não só um mas vários motivos e um simbolismo muito rico.

Lembre-se, quando ver o seu bispo/ bispo da sua diocese, beije o anel do mesmo.

O ato de beijar a mão continua ainda hoje a ser um gesto de veneração, de respeito e submissão, e ao mesmo tempo, de certa intimidade e afeto. Os filhos costumavam beijar a mão aos seus pais, senão habitualmente, pelo menos, quando se encontravam depois de alguma ausência.

Nenhum comentário: