Campanha SOS Matriz

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Domingo de ramos

Sinto que toda a nossa história de fé tem início no dia de hoje – Domingo de Ramos, terminando no Domingo de Páscoa, com a Ressurreição do Senhor Jesus. Digo isso porque, ao vivermos de forma efetiva esta semana, podemos nos deparar com sentimentos e ensinamentos que irão nos orientar em toda nossa caminhada.

          Comecemos pelo Domingo de Ramos, quando saudamos a Cristo Rei, Senhor da nossa vida, da nossa história, em sua entrada triunfal em Jerusalém. Felicitam-nos com sua presença, estendemos nossas mãos, nossos “mantos” para abrir passagem Àquele que nos traz palavras de amor, de coragem. Acreditamos, tal como nossos irmãos judeus daquela época, que Ele, Jesus, veio até nós para nos salvar das mais diversas situações de opressão, de dor, de tristeza que vivemos.
        Ao longo da Semana Santa, a Igreja nos convida a refletir sobre os últimos momentos de Jesus Cristo, sobre seus gestos e palavras, sobre a atitude de seus amigos – os discípulos – e sobre Maria, sua mãe. E podemos, nesta reflexão, pensar em como temos agido no nosso dia a dia: se soubemos acolher Jesus e sua proposta de amar ao próximo, de servir a Deus e aos irmãos, de acolher os mais necessitados de amor, de carinho, de atenção e de ajuda material. Ou se, ao percebermos que a “ideia” de Reino revelada por Ele não condizia com o nosso jeito egoísta de viver devido às várias renúncias que precisamos fazer para aceitar a Salvação, também viramos as costas a Jesus e o condenamos, mentimos que não o conhecemos e o crucificamos.
        Muitas vezes, temos estas atitudes em nossa vida. Mas nesta Semana Santa, estejamos com o coração aberto para acolher Jesus Cristo não só com ramos e flores, mas para viver com Ele a alegria de se ter amigos com quem cear, a dor da solidão nas horas que antecedem a crucificação, o silêncio da morte e, principalmente, viver o mistério e a beleza da Ressurreição.
         Tenhamos todos uma Santa Semana, o início da nossa história de fé, o início de um ano novo para nós, cristãos. 




Nenhum comentário: