Campanha SOS Matriz

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Missa Vespertina da Ceia do Senhor

A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja segui-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo.
E por outro lado, o mesmo Senhor Jesus dá-nos um testemunho idóneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos, e a todos os fiéis, quando decide lavar os pés aos seus discípulos.
Neste sentido, o Evangelho de São João apresenta Jesus 'sabendo que o Pai pôs tudo em suas mãos, que vinha de Deus e a Deus retornava', mas que, ante cada homem, sente tal amor que, igual como fez com os discípulos, ajoelha-se e lava-lhes os pés, como gesto inquietante de uma acolhida inalcançável.
São Paulo completa a representação lembrando a todas as comunidades cristãs o que ele mesmo recebeu: que aquela memorável noite a entrega de Cristo chegou a fazer-se sacramento permanente em pão e em vinho que convertem em alimento o seu Corpo e o seu Sangue para todos os que queiram recordá-lo e esperar a sua vinda no final dos tempos, ficando assim instituída a Eucaristia.

Nenhum comentário: