Campanha SOS Matriz

terça-feira, 4 de setembro de 2012

ACREDITAR E TESTEMUNHAR JESUS


Gostaria de fazer você recordar o seu encontro pessoal com Jesus, porque ele vai garantir a sua fidelidade a Ele. Hoje celebramos a festa de São Bartolomeu, que é citado na bíblia com o nome de Natanael (que significa dom de Deus) nos evangelhos sinóticos.

O povo de Deus, foi preparado pelo próprio Deus para aguardar e esperar a sua vinda messiânca, durante mais de mil anos, desde Abraão até João Batista, eles aguardavam o Messias. Quando de repente às margens do Rio Jordão estava lá João Batista, batizando o povo junto com seu discípulos, até que um dia. Até que um dia João estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus.” João 1,35-37.

Espero que você também esteja procurando este Jesus, que nesta noite a exemplo dos discípulos de João Batista, deixaram João e seguiram Jesus. A passagem continua em João 1,38-39: "Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Eles responderam: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Ele respondeu: “Vinde e vede”! Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde."
Esta foi uma preparação para te introduzir no evangelho de hoje.
No versículo 45: "Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Vamos descobrir primeiramente o que Moisés disse na Lei, sobre o tão esperado Messias que está em Deuteronômio 18,18-19: "Suscitarei para eles, do meio dos irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei as minhas palavras em sua boca e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe ordenar. Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as palavras que ele pronunciar em meu nome." Existia outra profecia que afirmava: "Mas tu, Belém de Éfrata, pequenina entre as aldeias de Judá, de ti é que sairá para mim aquele que há de ser o governante de Israel. Sua origem é antiga, de épocas remotas". (Mq 5, 1)

Entendam, na cabeça de Natanael, o Messias nasceria em Belém. Jesus realmente nasceu em Belém, mas cresceu em Nazaré. Por isso que Felipe o apresentou como Jesus de Nazaré. Natanael desclassifica Jesus, mas Felipe insiste e convida Natanael para ver Jesus com seus próprios olhos
Continuando, no evangelho de hoje Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. 

Imediatamente ele reconhece Jesus, primeiro porque Jesus falou que o viu debaixo da figueira. Só Deus pode revelar o lugar mais escondido da face da terra, mas mesmo lá Deus te vê! A partir daí a vida de Natanael mudou, mas quem não acreditar não vai ver a glória de Deus. Veja, são mais de dois mil anos que acontece a evangelização cristã e ainad tem gente ainda que não acredita. Pessoas que criticam e faz piadinhas da fé cristã.

Você precisa anunciar a verdade do evangelho custe o que custar. 
Assim fez Natanael após ter o seu encontro pessoal com Jesus, passou a anunciá-lo em território pagão. E, por causa disso, o esfolaram, tiraram a sua pele enquanto ele ainda estava vivo e ele não esmoreceu, nem negou a sua fé, mas, permaneceu na verdade que Ele acreditava: Jesus Cristo.

Aquele que acredita no Deus do impossível terá, um dia, se preciso for, derramar o seu sangue para proclamar que Jesus Cristo é o Senhor! Precisamos ir com Jesus até o fim, seguindo, vivendo e proclamando as verdades do evangelho.Precisamos testemunhar Jesus Cristo por onde passarmos. 
Padre José Augusto 

Nenhum comentário: