Campanha SOS Matriz

sábado, 10 de novembro de 2012

NÃO SEJAMOS REBELDES PARA COM DEUS


José estava em plena idade quando se casou com Maria. Foi sua obediência que fez com que Jesus se salvasse. O Evangelho segundo São Lucas (cf. Lc 1,39-56) narra a situação em que Maria, após o anúncio do anjo, vai para a casa de Isabel, sua prima. Só depois do nascimento de João e da quarentena da criança, é que ela volta para casa. Nesse tempo, Maria já estava com sinais claros de gravidez e José sabia que o filho não era dele. Mas, graças a Deus, um anjo veio em seu sonho para lhe dizer que – o que em Maria foi concebido – era obra do Espírito Santo. Veja como foi difícil para José acreditar e obedecer!
Após o nascimento de Jesus, mais uma vez o anjo aparece em sonho para José, dizendo-lhe que voltasse para casa, pois aquele que queria matar o Menino já estava morto.
Onde está a nossa salvação, o nosso acerto? Onde está a salvação dos nossos? Na fé e na obediência. Infelizmente, carregamos esta consequência do pecado original: a rebeldia contra Deus. É só observar a rebeldia das crianças, que, desde pequenas, fazem o contrário do que queremos. 
Na primeira Carta de São João está escrito: "Se dissermos que não temos pecado estamos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós" (1 Jo 1,8).
É uma coisa linda, porque Deus é misericórdia. Se reconhecermos os nossos pecados e os confessarmos, declararemos para nós mesmos e, se preciso, para os outros, que pecamos; e Deus está no ato do nosso reconhecimento. Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda iniquidade (mal que existe em nós e nos faz estar inclinados para o pecado). 
São Paulo diz sentir como se houvesse dois homens dentro dele. Um, que quer fazer o bem; outro, que quer fazer o mal. Que beleza quando reconhecemos essa nossa má inclinação e dizemos, diante de Deus, que pecamos! O Senhor está ao nosso lado para perdoar os nossos pecados e nos libertar de toda a iniquidade.
São Francisco de Sales tinha um gênio terrível: era irascível, colérico, orgulhoso, soberbo. Desde menino tinha um gênio forte; mas foi na luta constante que ele e muitos outros santos chegaram à santidade. Meus irmãos, é lutando contra o pecado que nos santificamos. Essa é a máxima obediência e a maior fé, pois acreditamos que ֪– quando nos reconhecemos pecadores e nos manifestamos –, somos perdoados, pois Deus é misericordioso.
Jesus já pagou por nossos pecados. Por isso, temos, no céu, uma soma infinita de perdão e misericórdia; mas o problema é que nós não admitimos os nossos pecados.
Oremos juntos: "Deus, dá-nos a graça de, nesse dia, acertarmos as nossas contas. Somos desobedientes, rebeldes, não reconhecemos os nossos pecados. E não querendo manifestá-los diante do Senhor, enganamo-nos e tentamos enganá-Lo. Mas, hoje, estamos sendo advertidos disso. Quero reconhecer, sinceramente, os meus pecados. Pai, arranca a minha rebeldia, a minha desobediência. Faça de mim uma pessoa de fé. Amém"

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: