Campanha SOS Matriz

segunda-feira, 13 de maio de 2013

QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?




“A água viva, que é Espírito Santo, sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos” (Foto: LOsservatore Romano)
O tempo pascal vivido pela Igreja nestes dias até o Pentecostes é “por excelência o tempo do Espírito Santo”, afirmou o Papa Francisco na Catequese desta quarta-feira, 8, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Mas quem é o Espírito Santo? questionou o Santo Padre. Segundo o Pontífice, a primeira verdade a qual os cristãos aderem na oração do Creio, é que o Espírito Santo é Senhor.
“Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho (…) é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado  que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade e à comunhão com Deus”, explicou.
O Papa afirmou que o homem de todos os tempos e lugares anseia por uma vida plena e justa, é como um viajante que, atravessando os desertos da vida, “tem sede de água viva” para saciar seu profundo desejo de luz, de amor, de beleza e paz.
Neste sentido, o Papa destacou que o Espírito Santo é a “fonte inesgotável da vida de Deus em nós”.
“Jesus veio para nos dar esta ‘água viva’ que é o Espírito Santo, para que a nossa vida seja guiada por Deus, animada por Ele e alimentada por Ele”, ressaltou.
Nesse ponto, o Papa levou os fiéis a refletirem “por que esta água pode saciar plenamente a nossa sede?”
E explicou que essa Água viva, que é o Espírito Santo, habita em cada pessoa e a purifica e renova para que ela se torne participante da própria vida de Deus. “O Espírito Santo nos introduz à vida divina como ‘filhos no Filho Unigênito’”.
Papa Francisco afirmou que este é o dom precioso que o Espírito Santo coloca em cada coração: “a própria vida de Deus, vida de verdadeiros filhos”.
“É por isso que a água viva, que é Espírito Santo, sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar Deus como filhos e que por sua graça podemos viver como filhos de Deus, como Jesus”, destacou.
Por fim, Francisco fez um convite aos fiéis para se deixar guiar pelo Espírito Santo. “Que Ele nos fale ao coração e nos diga isto: que Deus é amor, que Deus nos espera, que Deus é Pai, que nos ama como um verdadeiro Pai”.

Nenhum comentário: