Campanha SOS Matriz

domingo, 2 de dezembro de 2012

CAUSAS BIOLÓGICAS DA DEPRESSÃO




Esse distúrbio não pode ser diagnosticado por meio de exames de sangue, detectado em chapas de raios-X ou investigado em testes de resistência física. Mas, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, será em duas décadas, a doença mais comum do mundo. Você faz ideia do que estamos falando?
Quimicamente, a depressão é causada por uma alteração nos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios, como a serotonina e a adrenalina, que nos dão a sensação de conforto, prazer e bem-estar. A pessoa acometida por esse mal começa a apresentar sintomas como desânimo, tristeza, pensamentos negativos, vontade de morrer, isolamento e falta de energia para atividades simples.
“Vale ressaltar que há depressões e depressões. Algumas não têm a alteração só de neurotransmissores, pode ser pelo rompimento de um relacionamento, da morte de um ente querido, entre outros fatores”, destaca o psiquiatra Dr. Geraldo Arantes.
Pesquisas recentes comprovam a existência da predisposição genética para essa enfermidade. Os indivíduos nascem vulneráveis a essa doença, que, no entanto, não se manifesta em todas as pessoas predispostas. Isso depende de vários fatores, chamados estressores, os quais funcionam como gatilho.
Por exemplo, o estresse psicológico provocado por qualquer adversidade da vida, o estresse físico, certas enfermidades, o consumo de drogas lícitas ou ilícitas e alguns medicamentos de uso contínuo podem precipitar esse quadro. Entre as drogas lícitas destaca-se o álcool e entre as ilícitas, os estimulantes como a cocaína e as anfetaminas.
A ocorrência de depressão num membro da família aumenta muito a possibilidade de um parente próximo ou de primeiro grau ser afetado pela doença. No entanto, deve-se sempre considerar, nesses casos, não só os fatores genéticos como também os fatores ambientais.

Nenhum comentário: