Campanha SOS Matriz

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

É PRECISO SUPORTAR A PROVAÇÃO


Nossa vida é um campo de batalha, na qual travamos, dia a dia, uma luta corpo a corpo com o pecado. É a prova pela qual todos passamos. Como sempre digo, meus irmãos, se lutamos e vencemos, adquirimos têmpera como o aço doce que passa pelo fogo. Se cedemos ao pecado, seremos sempre "aço mole e quebradiço", que não resiste à coisa alguma, porque não adquiriu têmpera. Essa virtude somente será adquirida quando lutarmos e dominarmos o pecado na nossa própria carne. Em outras palavras: é a decisão de dominar e vencer o pecado a cada dia por meio do "PHN", dizendo "não" ao pecado.

São Tiago nos explica bem isso: "Feliz o homem que suporta a provação, porque depois de testado, recebera a coroa da vida, prometidas àqueles que o amam" (Tg 1,12). É preciso suportar a provação! Quem vive cedendo ao pecado, não chega a lugar e à coisa alguma. Será sempre mole como o aço doce. Suportar é sinônimo de aguentar, por isso eu só posso lhe dizer: "Aguente firme!", porque é assim que eu e você receberemos a coroa da vida.

Portanto, você já entendeu que o segredo está em colocar um "breque no ponto de partida" do pecado: a concupiscência. E por sermos fracos temos de ser determinados como os alcoólatras e dependentes químicos. Eles aprendem que a única maneira de deixar o vício é ao se decidirem a fazê-lo. A decisão tem de ser radical! Com o pecado é a mesma coisa: é preciso tomar a decisão e romper definitivamente com ele. É preciso assumir o PHN – Por hoje não, por hoje não vou mais pecar! 

Se em algum momento, o seu corpo estiver "pedindo" por aquele pecado, pedindo bebida, droga ou sexo desregrado, aguente firme e peça ajuda ao Espírito Santo. Eu e você não podemos ceder à vontade de fazer tudo o que queremos. Em geral, pensamos que pelo fato de sentir "vontade", precisamos realizá-la. É justamente o contrário. É assim que adquirimos têmpera. É assim que nos tornamos vitoriosos neste campo de batalha. Você não está sozinho!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: