Campanha SOS Matriz

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EU ESCOLHI JESUS, ESCOLHI ENTRAR PELA PORTA ESTREITA


Este livre acesso que damos a Jesus, depende de nós. E tão somente de nós. Jesus pode fazer tudo de bom em nossas vidas, mas Ele só pode fazer quando permitimos. Deus sempre respeita o nosso livre arbítrio.

Há algum tempo atrás, eu li um livro chamado “O Monge e o Executivo”. E neste livro, o autor explica que há duas coisas que o homem faz: uma é morrer e a outra é escolher.

Meus irmãos, a nossa vida é feita de escolhas. Fomos criados livres, graças a Deus! E esta nossa liberdade nos permite fazer escolhas.

Nós somos esse povo maravilhoso escolhido por Deus para sermos felizes. Dentro do nosso coração há um desejo tão grande de felicidade, que somente Jesus pode satisfazer este anseio em nossa alma. Esta felicidade plena iremos conquistá-la somente no céu!

Hoje somos convidados a fazer uma escolha. E uma escolha definitiva. Faça a escolha por Jesus!Neste Domingo, estamos dando início a um novo ano litúrgico com o Advento. É um novo tempo. Tempo de preparação para o Natal. Tempo de revisão de vida. Tempo para recomeçar!

Agora é a hora de retomar. E a primeira coisa que precisamos fazer, neste recomeço, é exatamente escolher a Jesus Cristo como o único Senhor de nossas vidas.

Você que hoje vive uma vida de pecado, precisa escolher, fazer a opção por uma vida nova, por uma vida de renúncia aos vícios. E esta decisão é sua! Somente sua. Você é que precisa fazer esta escolha.

A Palavra de Deus nos fala em Mateus 7,13-14: “Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são os que o encontram!”

Estamos no “Sermão da Montanha”. E depois de tudo aquilo que Jesus ensinou, quando o povo já estava tão encantado pelos seus ensinamentos, o Senhor deixa este desafio tão importante: “Entrai pela porta estreita!”

Meu irmão, você aceitou o desafio de ser cristão. Não é fácil seguir a Jesus Cristo. Você acha que viver o “PHN”, viver esta “Revolução Jesus”, fazer esta maravilhosa experiência de um Novo Pentecostes em sua vida, você acha que tudo isso lhe privará da luta? Não. Você ainda sentirá o homem velho combater dentro de você. E será preciso lutar.

Certa vez, um menino ficou com a mão presa dentro de um pote de balas. E todo mundo dizia àquela criança para soltar as balas. Mas ela não soltava. A avó da criança, com muita sabedoria, ofereceu a ela uma barra de chocolate. A criança imediatamente largou as balas e o pote e agarrou o chocolate.
Assim também deve hoje acontecer conosco, meus irmãos: precisamos largar esta vida velha, esta vida de pecado, e agarrar com todo afinco esta vida nova que Deus nos oferece, com a consciência de que “santidade não se improvisa”, como sempre nos ensinou o nosso Pai Fundador, monsenhor Jonas Abib.

Não podemos fazer concessões diante do pecado e ficar pensando: “Mas isso está tão bom... É só um pouquinho. Não tem problema algum”. Aquele que é infiel nas pequenas coisas, será também nas grandes coisas. Mas a partir do momento em que vamos fazendo a escolha pela santidade nas pequenas coisas do dia a dia, com certeza - naquela hora das grandes tentações - conseguiremos resistir.

Não podemos nos esquecer que a porta é estreita, meus irmãos! E o que precisamos deixar para atravessar esta porta estreita? Neste tempo do Advento, encontramos uma maravilhosa oportunidade para refletirmos sobre isso.

Às vezes, acordamos irritados, mal humorados e não queremos conversar com ninguém. Já teve dias em que você acordou desse jeito? Pois é, nesses dias também é preciso fazer uma escolha concreta, ou seja, decidir-se a sorrir para as pessoas, a cumprimentá-las. Enfim, você faz uma escolha concreta que “bate de frente” com aquela atitude errada. E é assim que se entra pela porta estreita. Quando você diz “não” ao pecado, saiba que tantos outros “sim” à vida nova vão surgindo em sua história.

Compreenda que o homem novo que você busca ser, nasce de uma livre escolha que você faz em procurar ajuda, em “correr atrás” de uma vida nova, diferente, cheia da graça de Deus. Este caminho é maravilhoso, porém, exigente!

Cuidemos para não viver toda aquela empolgação nesses dias de “Virada Radical” e depois, ao retornar para nossos lares, continuar vivendo da mesma forma. Não! A escolha pela santidade é diária! Eu não posso retornar àquela vida velha de vícios e pecados.

Precisamos exercitar-nos. Precisamos cultivar em nós uma vida de oração. Se orando já é uma luta tremenda, imagine então sem orar! A gente não consegue resistir. Com certeza, fraquejamos e caímos quando deixamos de lado a oração.

Não há outro jeito de vivermos esta radicalidade, a não ser através da força do Espírito Santo. Com o auxílio do Divino Espírito, questione-se: “Por qual caminho eu tenho andado? Pelo caminho largo ou pelo caminho estreito?” Pela ação do Espírito Santo, Deus quer fortalecer a sua vontade em meio às lutas do dia a dia. O Senhor quer fortalecer o seu interior, o seu coração, e colocar você neste caminho que leva à porta estreita, um verdadeiro caminho de santidade.
Emanuel Stênio 
Missionário da Canção Nova.

Nenhum comentário: