Campanha SOS Matriz

quinta-feira, 20 de junho de 2013

OS SÍMBOLOS E AS EXPRESSÕES DA FÉ



A fé é uma energia espiritual e uma luz que ilumina o intelecto, e dessa forma capacitam o coração humano a crer em Jesus Cristo e em todas as verdades por Ele reveladas e ensinadas na Igreja. A fé é um presente de Deus ao coração que a Ele se abre e o procura.
A palavra “símbolo” deve ser entendida em dois significados. !º. Como os resumos de nossa fé católica. Chamamos de “Símbolo Apostólico” o resumo das verdades principais de nossa fé, retiradas da pregação do Santos Apóstolos. Nós o chamamos também de “CREDO”, porque se inicia com a palavra CREIO. E chamamos de “Símbolo Niceno-Constantinopolitano”, outro resumo das verdades de nossa fé católica, feito a partir da fé professada em dois concílios ecumênicos: de Niceia e de Constantinopla. Nós os proclamamos, ora um ora outro, nas santas missas dominicais.
2º Chamamos de símbolos a certos sinais religiosos que na tradição da Igreja simbolizam a virtude da fé. Entre eles citamos: 1º O Círio Pascal, símbolo de nossa fé no Senhor ressuscitado. 2º A vela batismal entregue ao batizando, a qual significa a entrega da luz da fé em Jesus Cristo, no qual o batizando deve crer para ser salvo. 3º As velas acesas no altar da Santa Missa as quais simbolizam a fé da Igreja e do povo de Deus na presença real do sacrifício de Jesus na Eucaristia 4º As velas acesas quando da exposição de Jesus Eucarístico para a adoração. 5º As velas acesas à cabeceira do caixão de defunto no guardamento, símbolo de nossa fé na vida eterna.
As expressões de nossa fé cristã são todas as manifestações religiosas sob forma de celebrações e orações comunitárias, são todas as práticas pessoais de manifestações religiosas, bem como todos os sinais sagrados como: crucifixos, imagens, quadros, medalhas e outros objetos religiosos. Numa palavra, expressões de nossa fé são todas aquelas manifestações pelas quais desejamos realizar um contato com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, bem como com Nossa Senhora , com os Anjos e Santos.
Neste Ano da Fé, queremos aprofundar a pureza de nossa fé cristã, pelo estudo das verdades de nossa Igreja, bem como por uma expressão mais adequada da nossa fé.

 Padre Alírio

Nenhum comentário: