Campanha SOS Matriz

terça-feira, 9 de julho de 2013

LEVE O CÉU DENTRO DE VOCÊ


Nós vamos fazer a reflexão da liturgia de hoje a partir de três palavras: uma da primeira leitura, outra da segunda e do Evangelho. Vamos ficar com uma primeira palavra do trecho do profeta Isaias, quando ele diz: 'alegrai-vos'. 

Alegria é um elemento naturalmente evangelizador, porque ela convence. Eu não estou falando de alegrismo, estou falando de alegria como fruto do Espírito, alegria perene, de saber que Deus caminha comigo, mesmo quando eu estou passando por alguns 'perrengues'. A alegria como testemunho de que Deus está acontecendo dentro de nós, um estado de Espírito que nos coloca no mundo. 

A minha opção pela Igreja, por exemplo, me tornou mais feliz, mais alegre, mas de bem com a vida. Quantas vezes você correu atrás de alegria e voltou mais triste. Você foi atrás de alegria e voltou com uma decepção, uma ilusão.

O que é a alegria que nasce da religião? É alegria que nos mostra que estamos indo pelo lugar certo, que está sendo movida por um processo de Deus e que sempre vai existir, pois a palavra de Deus vai te modificando e te conectando com os momentos valiosos da vida. Na segunda leitura São Paulo faz um pedido: “doravante que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Cristo”. 

Não é comum nos dias de hoje as pessoas esquecidas da dignidade do corpo? Paulo diz, com sua experiência, que o seu corpo não é um lugar sem respeito e sem dignidade. Esta palavra estabelece limites necessários com aquele que reconheceu: eu sou sagrado, eu sou um território santo e não vou permitir que ninguém venha ferir este sagrado.
Nós começamos a ser violados a partir da nossa mente, minha gente. A moléstia do mundo se hospeda na nossa alma e nós a nutrimos todos os dias. De nada vale a cruz no peito se a mente não é cristã. O mau gosto do mundo não pode se hospedar na sua alma, você não pode permitir que sejas molestado por esta podridão do mundo, que nos é dado por conta gotas.

E aí entramos na terceira palavra: “enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (lc 10, 1)

Você é enviado em lugares e cidades onde Ele (Jesus) devia ir. Deus não precisava de você para ir, mas Ele solicita o seu corpo para que a Igreja viaje em você, para que a missão de Jesus chegue ao mundo através de você e as pessoas cheguem a conclusão que vale a pena seguir Jesus. Eu sei que você vai dizer: “padre, eu sou muito pequeno, pecador e miserável”. Gente miserável, quando se dispõe à ação de Deus se torna santa, transforma o mundo. Esta é a revolução silênciosa que transforma o mundo. É Deus agindo em você! As pessoas vão dizer: “porque ele não bebeu hoje?”, “Nossa, até arrumou a cama”, “olha, ele não chegou com a cara amarrada”.... É Deus agindo em você!
Mas saiba que não será fácil, a partir de agora preste atenção às músicas que vão oferecer a você, e lembre-se; você não é território de lixo musical, não é território de lixo televisivo ou literal. Não permita que o mundo faça de você um território de podridão. Você é território santo!

O que de mau gosto deste mundo você tem hospedado em sua alma? O que de mau gosto você tem alimentado dentro de você? Para ter o seu nome escrito na lista do céu você está disposto a jogar tudo isto fora?

Que as nossas atitudes antecipe o céu na nossa vida. Leve o céu para a sua casa, para o seu ambiente de trabalho; leve o céu dentro de você
Padre Fábio de Melo

Nenhum comentário: